sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O DIZIMO EXISTE OU NÃO?


O DÍZIMO EXISTE OU NÃO?
O DINHEIRO DAS TUAS OFERTAS TÁ SENDO USADO CORRETAMENTE?
OU TÃO TE FAZENDO DE TROUXA?






Claudio Alves de Oliveira
Antigamente, era usado para o templo, ou melhor, uma arrecadação destinada aos sacerdotes que tinham por obrigação zelar do templo e viver daquilo, hoje em dia serve para comprar uma rede de rádio, TV, uma fazenda, um palácio, montar um templo igual ao de Salomão. Estava me esquecendo de que também é usado para campanhas políticas, você não é inocente, nem bobo, o que eu falo você vê a todo o momento nas religiões, denominações etc.
Eram sacrifícios oferecidos a DEUS, antigamente, E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao SENHOR seu Deus; e fizeram muitos montões.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.
Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
Mas hoje ocorreu uma evolução disso, olhando clinicamente tem alguém se aproveitando dessa oferta, antecipando DEUS, é digamos que sim, então o tal sacerdote antes desconhecido e pobre, de repente é um homem da alta sociedade, rico famoso e cheios de bens, quando questionado fala que DEUS o abençoou, incrivelmente hoje nós só conseguimos enxergar as benções de DEUS, quando compramos um carro novo, uma casa nova, eu acho que isso é o de menos, a não ser que o Sr. Jesus Cristo se enganou quando disse estas palavras, o que eu duvido muito: Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Mateus 6:25-29


Então podemos dizer então que as benções de DEUS na nossa vida não é o dinheiro, o carro novo, a casa nova, mas saber, ou melhor, poder saber, sentir porque não  podemos ver que Ele esta conosco, se nosso salário é R$ 620,00 vivemos com ele e ainda sobra, as vezes alguém recebe R$ 5.000,00 e não sobra. Essa é a benção de DEUS, Ele estar presente na nossa vida, ou seja, no pouco ou no muito, na alegria ou na tristeza, na tormenta ou na bonança ou no sorriso ou no choro.
Se tivermos certeza de que DEUS esta cuidando de nós, como as aves dos céus, se Ele esta nos vestindo como o lírio dos campos, então tamo bem na fita, caso contrário temos que ficar um pouco preocupados.
Num vou ficar aqui falando do que você tá cansando de ver todo dia.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10
Essa é a frase, ou melhor, o top dos defensores do dízimo, incrivelmente se passou toda a narração bíblica desde Genesis e então em Malaquias o ultimo livro do Velho testamento, me aparece tal de Malaquias e escreve isto.
Adiante falaremos disso.
Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.
Toda a coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.
Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.
Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.
Levítico 27:28-34
Ficou ordenado assim, de tudo que se plantasse, produzisse ou criava-se, tirava-se o dízimo de tudo, antes, porém de Moisés só dois relatos sobre dízimo.  Abraão quando deu o dízimo dos despojos da guerra a Melquisedeque que era sacerdote de DEUS Altíssimo, depois foi um voto que Jacó fez na sua viagem á  Padã-arã.
Não há mais nada.
Israel era uma nação e como qualquer país há a necessidade de se arrecadar impostos, eram divididos em doze tribos, como se fosse dozes estados, mas um deles tinha o sacerdócio, instituído por Moisés a tribo de Levi tinha por direito receber o dizimo das outras tribos:  E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Hebreus 7:5
E assim foi feito as vezes com mais aptidão pelo povo, as vezes menos, não importa, o importante e que haveria mudanças, era uma mandamento transitório, se verificarmos a passagem de Abraão e de Jacó, podemos observar que foram voluntárias, mas em Moisés já era um dever, uma obrigação, mas não se esqueça há determinações que são transitórias, mas enquanto durar aquele tempo deve ser cumprido, lembra que eu estava falando de mudanças, Enoque o sétimo depois de Adão já começou a falar de mudanças, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Judas 1:14-16
Moisés que viria alguém muito maior que ele o qual não digno de desatar as suas alparcas, e Moisés era um dos maiores homens que pisaram na terra, nascido de mulher, mas João Batista foi considerado maior do que ele, mas quem fez esta consideração foi nada mais nada menos que o próprio Sr. Jesus Cristo: Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho.
E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.
Lucas 7:27-29
Como todos profetizavam, eu considero patriarcas, juízes, reis e salmistas todos como profetas, mas a nenhum deles foi dito tal palavra, a saber, quem disse as palavras ai o peso aumenta mais ainda.
Então podemos que o Sr. DEUS trabalhou conforme o tempo de cada um.
Nosso assunto é dízimo, já fugimos um pouco do assunto, mas não se preocupe, estaria para ocorrer no mundo uma grande mudança, algo que ninguém imaginava algo que mexeria com as estruturas da terra, inferno, morte, e no céu também. O pacto seria mudado, aquilo que era transitório, que estava ali vamos dizer assim, para quebrar o galho, seria mudado. O profeta Malaquias deu só um reforço naquele ponto da lei.
Tudo que você ouviu falar de dízimo agora deixe de lado um pouco, não vou falar pra você esquecer ainda, mas no final você não vai nem se lembrar disso mais. 
A lei estava chegando ao fim, nós estamos falando de 2.000 anos atrás hein, embora o interesse de muitos era que não mudasse, judeus, fariseus, romanos, os sacerdotes e porque não, todo o povo da época não aceitou o fim da lei, e continuam não aceitando.
Já falamos de Enoque e de Moisés que falaram de mudanças, Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
Isaías 9:6-7
Agora Isaias já fala mais claramente sobre a mudança de que estamos falando acompanhe: Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Isaias 11
Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito....e um menino os guiará.
Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jeremias 31:31-34
Lembra-se da lei, escrita na pedra, foi o dedo de DEUS, mas agora Ele fala de uma nova aliança, agora Ele diz que escreverá a sua lei dentro do coração e Ele será o seu DEUS e eles serão o meu povo, aqui se falava dos gentios, até o tempo de Cristo ainda não conheciam á DEUS.
Vamos ser bem claros o que você ouviu falar de lei, de tudo que era ensinado ao povo de Israel, que apesar de tudo ninguém havia cumprido ela mesmo, se bem que era muito difícil cumprir toda a lei, mas DEUS falava de uma nova aliança, uma lei diferente que não estava escrita em pedra, mas dentro do coração, ai é mais profundo, mais adiante Ele diz que todos me conhecerão desde o maior até o menor, veja bem, o povo se achegava a DEUS através do sacerdote que era o intercessor do povo junto a DEUS, sempre foi assim, era Moisés que falava ao povo o que DEUS ordenará Jeremias, Isaias, Eli que levavam ao povo a mensagem de DEUS.
Agora não mais ensinará cada um o seu próximo, nem cada uma a seu irmão, porque todos O conhecem e é claro também conhecido DELE.
O que isso tem a ver com o dízimo? Vai me pergunta?
O sacerdócio estava chegando ao fim, a tribo de Levi, que em uma das ordenanças era recolher dízimo das outras tribos. Mas como fazer isso, a lei deveria ser cumprida, nem um til da lei deveria ser omitido, tudo deveria ser cumprido.
Recapitulando, não esqueça que a tribo de Levi foi constituída o sacerdócio, e eles tinham do direito de tomas os dízimos do povo, a promessa de DEUS agora é que do tronco de Jessé ( pai de Davi) brotaria um renovo, uma grande mudança, e que mudaria o mundo, mudaria os costumes, tradições, leis, mandamentos, iiiiiiiiii o sacerdócio.
Consegue visualizar tudo isso, ou ainda não.
Vamos lá então, os primeiros anos da era cristã, Maria recebe a noticia do anjo que dentro dela o que ia ser gerado era diferente, acompanhe o encontro: E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Lucas 1:26-33
E Maria sem entender ainda questiona, como é possível, visto que não conheço varão, resposta do anjo: E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
Porque para Deus nada é impossível.
Lucas 1:35-37
Maria diante da situação, do privilégio, de ser agraciada por DEUS, foi a saudação do anjo Gabriel: salve agraciada. Anjo Gabriel que assiste diante de DEUS, um dos seres celestial muito próximo do Criador, e ainda falou da sua prima  Isabel, que na sua velhice daria a luz, Maria foi ter com ela, ao sentir a presença de Maria a criança dentro do útero de Isabel, deu um salto: E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.
Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.
Lucas 1:41-45
Nasceria aquele que prepararia o caminho do Senhor Jesus, João Batista, profeta, diferente de todos os homens, se vestia de pelo de camelo, até sua alimentação era diferente comia gafanhotos e mel silvestre, foi o ultimo dos profetas, com uma missão preparar o caminho, dai temos que sua missão era muito difícil, a cultura do povo era dura, a lei imperava, mas mesmo assim ele anunciava que após ele vinha outro muito mais forte do que ele e dizia eu vos batizo com água Ele vos batizará com o Espírito Santo.
João veio antes pra dar uma amaciada no povo, e uma das suas pregações era sobe o arrependimento para remissão dos pecados, porque não havia um justo, nenhum sequer.
João Batista também como Maria alcançou de DEUS, o maior privilégio que um homem ou uma mulher poderia ter, batizou o Filho de DEUS, viu os céus abertos e o Espírito de DEUS que desceu e pousou sobre o Sr. Jesus Cristo e ainda ouviu a voz de  DEUS, e muito para um homem só, é mas ele alcançou tudo isso, masssssssss, homem é homem, e sempre vai ter seus deslizes, quando estava preso, teve dúvidas e mandou perguntar para o Senhor se era Ele realmente o Messias.
Isso mesmo se João teve dúvidas, nós não somos diferentes, às vezes, ou quase sempre nos bate a dúvida, mas será? Como assim? ........
O dízimo existe ou não? Será que existe? Se existe ainda por quê? Se não existe como? Mas ai existe ou não?
Ainda é cedo para tirar conclusões, calma, tenha calma, não vamos fazer como muitos fazem quando questionados a respeito do assunto, mostra pra você a passagem de Malaquias, estou falando que já me responderam tanto isso que eu estou desconfiado que peçam para pessoa decorar esse pedaço, ou melhor esta passagem bíblica, aliás muito importante, mas eu sou diferente, eu estou te mostrando a bíblia inteira, começamos em Enoque o sétimo depois de Adão, e já estamos em João Batista, sinceramente, agora chegou na parte mais profunda, daqui pra frente, você vai ler coisas que jamais passou pela sua cabeça, coisas que nunca imaginou, olha que você é uma pessoa que conhece a bíblia de capa a capa, tem milhares de versículos decorado, sabe onde está escrito cada coisa, cada assunto, você sabe tudo, conhece tudo, claro você estudou, fez teologia, muito cursos, estudos, interpretações de todos os níveis, abra a sua mente um pouco agora o sábio sabe ouvir também, o sábio se atenta aos menor dos detalhes.
Depois que O Senhor Jesus respondeu aos discípulos de João Batista, com milagres, e disse vai lá e conta para ele o que vocês viram e ouviu hoje, Ele começou dizer a multidão, acerca de João, que saíste a ver? Um homem trajando vestidos delicados acompanhe a leitura: E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João: Que saístes a ver no deserto? uma cana abalada pelo vento?
Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes delicadas? Eis que os que andam com preciosas vestiduras, e em delícias, estão nos paços reais.
Mas que saístes a ver? um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.
Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho.
E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
Lucas 7:24-28
Esse não tinha nenhum privilégio da terra, nunca fez teologia, não estudou a lei, mas como já disse teve, alcançou um privilégio do céu.
Nasce o Senhor Jesus em Belém de Judá, cidade de Davi, não havia lugar nas estalagens  para Maria e José, que saíram da Galileia para se alistarem em Belém, então o menino foi envolto em panos e colocado numa manjedoura, e começaram os sinais do Céu, porque nascera o Salvador do mundo, apareceu um anjo e depois uma multidão de exércitos celestiais, louvando a DEUS: Glória a DEUS nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.
Então começa as mudanças.
O Senhor Jesus nasceu na tribo errada, se estivesse nascido na tribo de Levi, evitaria tanta coisa, mas Ele nasceu na tribo de Judá, que não tinha o sacerdócio, não tinha fama: Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
João 1:45-50
A tribo de Judá não tinha certa consideração das demais, entre os israelitas tinha isso o que pode vir de bom de Nazaré, mas alguém respondeu no momento a Natanael e mostrou.
Na época do nascimento os israelitas tinham que com o nascimento do Rei dos Judeus, estariam livres do domínio romano, rejeitaram o Salvador, desprezaram o trocaram, o crucificaram. Nascido na tribo de Judá, não tinha sacerdócio, não era levita.
Por falar em sacerdócio, não se esqueça de que os sacerdotes eram homens normais que nasciam e morriam uma vez por ano eles entravam no lugar chamado Santos dos Santos, com os sacrifícios primeiro pelo dos seus pecados e depois pelo do povo, e aspergia o sangue do sacrifício naquele que era uma sombra do Céu, o tabernáculo, entre o lugar Santo e o Santo dos Santos havia um véu que separava, e somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, com os sangues dos animais e como já descrito a interceder pelos seus depois pelos pecados do povo.
Tudo bem até ai, mas DEUS falava de um renovo, do tronco de Jesse, porem antes de falarmos do renovo, da mudança, saiba que Cristo foi rejeitado, blasfemado, porque Ele não tinha parecer nem formosura, era como a raiz de uma terra seca, não vivia no palácio nem no templo, como homem experimentado no trabalho pesado,  acompanhe:  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Isaías 53:1-3
E não o aceitaram, Ele veio para os seus e eles o rejeitaram, continue olhando a narração bíblica: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:4-7
Passou por tudo mas não abriu a sua boca, como a ovelha muda foi levada ao matadouro, saber tudo que se relaciona a doutrina, a lei, e principalmente a graça de DEUS, o renovo, o Novo testamento, ter ou não ter o dízimo precisamos entender por tudo que o Senhor Jesus passou, o que significou tudo aquilo, o porque de todo aquele sofrimento, o que simbolizava, nós ouvimos somente isso que o Senhor morreu pelo mundo, para salvação, há muito mais por trás disso.
Eu recomendo que você leia muito o livro de aos Hebreus, pois quase tudo que vamos falar daqui por diante se relaciona aquele livro.
Lá atrás, antes do Senhor, lembra que as pessoas teriam que levar seus sacrifícios ao sacerdote que por sua vez intercedia pelo povo, veja um dos primeiros ensinamentos do Senhor, quando fores orar entra no teu quarto, fecha a porta e em oculto no secreto fale com DEUS, o costume do sábado aos poucos ele foi tirando, pois Ele curava nos sábados, isso era quase um crime praquele povo, não aceitavam e o Senhor tinha que fugir, em Nazaré Ele foi expulso, na cidade em que foi criado, foi expulso de dentro da sinagoga, os seus o rejeitara, povo duro de coração, assim nós que não era Israelitas, judeus nem levitas, fomos alcançados pela grande misericórdia do Todo Poderoso, éramos gentios, como ovelhas sem pastor, mas alcançamos Graça do Pai.
Aquele que nasceu numa manjedoura, não nasceu num palácio, nem a escolhida para gerar no seu ventre o Filho de DEUS, não era da realeza, eram pessoas humildes simples, assim como já vimos Ele não tinha parecer, nem formosura, como a Raiz duma terra seca, mas Esse Jesus feito menor do que os anjos por causa da sua paixão e morte, esta a destra de DEUS, cumpriu sua missão, foi recebido no Céu, e foi lhe dirigida essas palavras, Assenta-te a minha direita até que ponho os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
O Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo, para ocorrer o renovo de que DEUS falara era necessário um Novo Testamento, um novo concerto,  uma nova aliança, um novo sacerdócio, uma renovação: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
Hebreus 7:11-14
O Senhor Jesus foi feito sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque: uma ordem de sacerdotes diferentes, com certeza do céu.
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
Hebreus 7:16-21
DEUS jurou por Ele porque não há outro além Dele, tu és sacerdote eternamente, para sempre, seu sacerdócio é perpétuo, os outros foram impedidos de continuar por que morriam, mas o Senhor Jesus permanece para sempre: De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:22-28
Claro que para isso ocorreu depois da crucificação, depois da sua morte e ressureição, os sacerdotes não levavam os sacrifícios do povo, Ele se ofereceu em sacrifício, Ele tomou o lugar do cordeiro, se fez o cordeiro mudo levado ao matadouro, sua vida foi ceifada, foi entregue nas mãos dos homens maus, que não tinham misericórdia.
Mas lá atrás ainda o Senhor Jesus já convidava, já dizia, vinde após mim vós que estais cansados eu vos aliviarei, pois o meu fardo é leve o meu jugo é suave, dessas palavras tem tanta coisa, como se Ele dissesse, olha vai ser mais fácil, será diferente, não terá que dar satisfação a um  homem, Eu serei o mediador, o intercessor junto a DEUS, Eu sei o que você passa, eu sei das tuas aflições, eu sei os teus sofrimentos, eu vi as tua lágrimas, eu vi o teu esforço, eu te entendo, eu passei por tudo isso, eu te compreendo, Eu vou estar a direita do Pai e vou interceder por você, não quero mais o teu sacrifício,  o teu dízimo, não preciso dele, não vou cobrar de você, serei feito sacerdote eterno, mas não precisa de tudo tirar 10%, como se o Filho de DEUS nos dissesse tudo isso e muito mais.
No começo ninguém entendia suas palavras, suas parábolas, mas chegou uma hora, em que Ele, não falará por parábolas, e dizia: não se turbe o vosso coração, crede em DEUS, credes também em mim, na casa de meu Pai há muitas moradas, porque quero que onde eu estiver, estejais vós também, não vos deixarei órfãos,  mas enviarei o Espirito Consolador que o mundo não conhece, ameis um aos outros, amai-vos. E depois orou por todos intercedendo ao Pai, porque Ele sairia do mundo, mas nós ficaríamos aqui ainda.
Depois de 13 páginas, você ainda esta ai, realmente você tem paciência, muita paciência.
Mas para validar tudo isso, para que participássemos dessa nova vocação celestial, um novo caminho, uma maneira de podermos entrar na glória de DEUS, tinha uma divida, nós tinha por obrigação dar nosso dízimo ao sacerdote (peguei pesado agora), Ele tomou nossa dívida, Ele nos comprou com seu sacrifício, fomos comprados com Seu sangue, a única cobrança do novo sacerdote, amai um aos outros, amai-vos disse o Redentor, toda a lei se resume em duas coisas: amar a DEUS sobre todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo, que fizer isso cumpriu a lei.
Se foi necessário um novo Testamento, e por que o velho já não esta servindo mais: Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:13
Para um testamento ter valor é preciso que o testador morra só assim o testamento terá valor, ou passará a valer, Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão e tendo dado graças partiu  e disse : tomai e comei e o meu corpo que é partido por vós, depois o cálice, tomai esse cálice é Novo Testamento no meu sangue, fazei isto em memória de mim.
Como já disse em outro tema, que escrevi (O preço da traição), ali estava assinado o Novo Testamento, e ali ouve uma promessa que a próxima vez que o Senhor Jesus se reunisse de novo em uma mesa com os seus, seria no Céu.
Mas o Novo Testamento precisava ser validado, e após aquele momento Ele foi traído, entregue nas mãos dos homens, como falamos de sacerdotes até agora, você consegue ver o sumo sacerdote Caifas, numa última tentativa de defender o dízimo (peguei pesado de novo) incentivo a crucificarem o Filho de DEUS, e isso ai o sumo sacerdote, aquele que você vivesse naquela época teria que dar o dízimo a ele, é meus amigos, não tem como mudar tudo isso, é claro Caifas tinha um poder muito grande, era responsável pelo serviço do templo, cerimonias, um homem respeitado e temido pelo povo, sua palavra era lei, e ainda pra arrebentar com tudo era considerado uma autoridade pelos dominantes da época, os romanos, embora conhecendo as escrituras, e desde Enoque, Moisés, Davi, Isaias Jeremias, Joel todos eles falaram, profetizaram a respeito do Senhor Jesus, mas, assim mesmo, julgou o Filho de DEUS culpado, quando Pilatos colocou Barrabas  e Senhor, desculpa , mas parece que estou vendo ele gritar em primeiro plano, “Barrabas”, crucifica-o, crucifica-o, alguém disse, mas Ele é inocente, vocês vão derramar sangue inocente, responderam, que caia sobre nós o sangue deste e sobre nossos filhos, outro disse que os Judeus tinha uma lei, e que essa lei dizia que Ele tinha que morrer pois se fez passar por DEUS, em outro ponto o sacerdote rasgou seus vestidos e gritando “blasfêmia, digno de morte”, foram culpados como Judas Iscariotes, e ainda incentivou a multidão, atiçou  o povo, não queria perder sua regalia, seu poder, sua posição.
Se você consente com isso, é você precisa mudar, mas dá tempo ainda de mudar, DEUS é misericórdia, piedade, mas o que é, é, Ele não muda.
Então meu amigo depois de tudo isso você acha ainda que o dízimo existe?
Se você respondeu “sim”, porque você ainda insiste nisso?
Fala pra mim, o Senhor Jesus Cristo, também sacerdote de quem Ele cobrou dizimo, quem pagou dizimo a Ele? Em algum momento Ele mencionou  ou falou disso, vai responde, responde, responde!!! Ele só falou do amor, Ele só mostrou o amor, quando falou de tesouros, você lembra-se do que Ele falou, não ajunteis tesouro na terra, onde a traça e a ferrugem consome, e onde os ladrões minam e roubam, mas ajunteis tesouro no céu, porque onde estiver o vosso tesouro ai estará também o vosso coração.
Como a igreja vai viver sem o dízimo?
No Novo Testamento, não se fala mais de obrigação, a palavra dízimo, é falada de uma forma, não presente e sim ausente, quando se fala são lembranças, se menciona do tempo que era voluntário, da uma olhada: A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Hebreus 7:2-6
Respondendo a sua pergunta, como a igreja sobrevive sem o dizimo, no Novo Testamento nós ouvimos falar de voluntariedade, de amor, Paulo fala de coletas, para os pobres de Jerusalém depois da Judéia, mas tem uma frase que resume tudo relacionado a dinheiro, “comunicai aos santos a sua” necessidade, não tem mais aquele fardo pesado, aquele jugo, é voluntário, o que você propôs no teu coração em oculto com DEUS, no começo do período da graça, tinham pessoas que não tinha o coração nos seus bens materiais vendiam e deixava para os apóstolos fazerem a distribuição entre todos, até que os discípulos foram iluminados a criarem os diáconos para cuidarem da mesa, dos órfãos, das viúvas dos necessitados.
Precisa construir, precisa reformar alguém precisa viajar, alguém precisa de um socorro tipo, cesta básica, algum membro precisa de uma cirurgia, e tantas outras coisas que podem ocorrer no meio da igreja, comunica ao povo a necessidade, do que a igreja precisa, manutenção (água, luz,  telefone), construção (reformas, novos templos), um fundo para os diáconos atenderem aos pobres, as viúvas os órfãos e creio que é o suficiente. Alguma calamidade que surgir é só comunicar.
Sei o que esta pensando, mas o pastor, o bispo, o apóstolo, o padre, etc. vão viver do que, como desde o princípio DEUS determinou do suor do seu rosto como todos, o apóstolo Paulo nos dá exemplo disso, nas suas viagens missionárias, antes de tudo ele trabalhava, fabricava suas tendas, porque ele tinha orgulho de dizer que não era pesado a ninguém, poderia pregar livremente, pois não devia nada a ninguém, acompanhe:  Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fósseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?
Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.
Porque os irmãos que vieram da macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.
2 Coríntios 11:7-9
Aqui ele fala de um momento muito ruim em que passou na cidade de Corinto, mas DEUS mandou servos da Macedônia para suprir aquilo que ele precisava, sabe por que ele queria se guardar de depender do povo, não aceitou o salário oferecido, ele falava me guardei de ser pesado a vós e ainda me guardarei, porque a verdade de Cristo esta em mim o dizia, por que o que faço farei para cortar ocasião contra os que buscam ocasião, porque quando nos procurarem nos encontrem assim, naquilo que Senhor propôs jugo suave, fardo leve, o povo consegue carregar o fardo porque é leve, e o jugo muito suave, não pesa a ninguém, nem ao povo nem ao pregador que por sua vez tem que ser o exemplo: Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
2 Coríntios 11:13-14
O homem que estiver na frente do povo, precisa amar, estar pronto para sofrer se preciso for pela igreja, fazer tudo de coração de alma, tenha o exemplo de Paulo, não dependeu de ninguém, não teve salário de ninguém, não cobrou dízimo de ninguém, e teve autoridade de corrigir Pedro um dos dozes, depois o próprio Pedro menciona na suas cartas o apóstolo Paulo, leia: E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:15-18
Foi isso que Paulo nos deixou de exemplo, e quando ele falava sede meus imitadores como eu sou de CRISTO, ele não conheceu o Senhor Jesus pessoalmente, mas a sua conduta, o seu modo de viver e servir a DEUS era semelhante ao Mestre, queria crescer na graça e conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Veja bem, a profundidade destas palavras, crescer na graça e no conhecimento de CRISTO, imagina a escada, temos que subir para chegarmos ao topo, pode da uma parada e olha pra baixo, onde você esta, na graça ou na lei, a lei é o começo da escada, a graça de Jesus Cristo e quase o topo, muito próximo do Céu.
Eu reconheço como Pedro escreveu que preciso cresce muito mais na graça e conhecimento, é uma fonte inesgotável de sabedoria, ciência, basta buscarmos esse conhecimento, só que você não vai achar aqui na terra, o conhecimento esta em Cristo Jesus Nosso Senhor.
Estamos encerrando, esta digamos matéria, e digo de coração, preciso de muito mais conhecimento, preciso de muito mais, eu não tenho nada, sou uma criança, me considero como uma criança ainda. Preciso de muito mais, vou orar mais, buscar mais, vou incomodar o Senhor lá no céu, porque quero aprender mais e crescer no conhecimento e na graça do Senhor Jesus.
Agora sobre o nosso assunto, quando te falarem de 10%, fogueira não sei do que, carne de alguma coisa, ofertas para isso, ofertas para aquilo, eu quero que saiba, depois de tudo que abordamos aqui, depois de tudo que mencionamos, esqueça não existe mais, existiu sim, era uma lei, um mandamento, mas na graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, não existe isso, o fardo leve o jugo suave, quer cooperar na sua igreja, ore a DEUS, quando for receber seu salário aquilo que você propôs com DEUS de dar a igreja doe, mas que a mão esquerda não veja o que a direita deu, doe de coração, voluntariamente, como no começo da era cristã, tem alguém em necessidade vá lá ajude o seu irmão, o que você fizer em oculto DEUS te recompensará publicamente, agora a ninguém DEUS deu o direito de falar na frente do povo a sua doação, a ninguém mesmo,  outro dia vi um homem na tv pedindo dinheiro ao povo pra pagar as câmeras de HD do seu programa, outro comprou uma fazenda com seu dinheiro, outros se enriqueceram se tornaram milionários, estão de novo colocando um fardo muito, pesado em você, o jugo que estão colocando em você não é o mesmo que Jesus Cristo falou, vai começar a pesar, e você não vai conseguir carregar, vai esmorecer, vai desanimar, vai desistir. Olha bem onde você está, na escada você ao invés de subir você esta voltando, você precisa crescer no conhecimento e na graça, então firma os teus passos, pensa analisa, procure conhecer, como eu já disse, quando falamos do dizimo a algum evangélico, ele nos mostra Malaquias, eu já disse que te apresentei a bíblia inteira, e agora te apresento o Senhor Jesus Cristo, este sim o sacerdote do nosso tempo, a este você deve toda honra, toda a glória, esqueça os levita que tinham por direito tomar os dízimos do povo, o sacerdócio mudou, e o Senhor não quer seus 10%, não precisa do seu dinheiro, se você deve alguma coisa e a Ele que você deve e a mais ninguém.
Mas se você ainda insiste eu vou te levar até os últimos momentos do Senhor aqui na terra, os sacerdotes levítico, representado por Caifáz ajudou a matar o Filho de DEUS, porque era contra a graça, não queria para de se enriquecer a custa do povo, deixar de tomar o dizimo do povo jamais, que custe a vida de alguém, mas não vamos mudar a nossa lei, eu espero de coração que você não pense desta forma, depois de crucificarem o Filho de DEUS esses mesmo sacerdotes defensores do dizimo apedrejaram Estevão.
Não se esquece da escada, tem que subir, mas se o seu fardo for pesado não vai conseguir chegar no topo, se o jugo não for suave, no meio você vai parar, então porque que é tão difícil aceitar o fardo leve, o jugo suave do Senhor Jesus, porque reluta tanto, porque não aceita. Só precisa dar um passo, aceita Ele como seu Pastor, sua lã e a sua gordura te garanto que não será tocada viu ovelha de Jesus Cristo, não te deixará faltar nada, e uma mesa já esta preparada para ti, na presença dos teus inimigos, a bondade e a misericórdia de DEUS te seguirão todos os dias e habitaras na casa do Senhor por longos dias.
DEUS TE ABENÇOE.
Claudio Alves de Oliveira


  







2 comentários:

Unknown disse...

É tudo bem claro, mas por isto na cabeça de ignorantes é dificil.

Unknown disse...

É tudo bem claro, mas por isto na cabeça de ignorantes é dificil.