NÃO VOU DESISTIR
Talvez as palavras que escrevo não seja, o que as pessoas gostariam de ler.
Nem as poesias serão usadas para uma declamação.
Muito menos a canção que será ouvida.
Talvez não seja uma boa companhia, possa ser algo a ser evitado, ou até mesmo ignorado.
Não sou aquele que faz toda a diferença, que chama atenção das pessoas, que atrai milhares.
Não tenho a singeleza nas frases, nem a sabedoria nas reflexões.
Não sou um sábio, muito menos um filósofo, não domino nenhuma ciência, não sou um influenciador.
Talvez a minha voz não será ouvida, nem terei lugar de fala, e muito menos atenção.
Meus poemas ignorados e escondidos no esquecimento.
Então alguém pergunta com sabedoria, com extrema elegância, ou faz uma sugestão como se fosse um conselheiro.
Porque, não desiste, se tudo o que foi feito, nada se agrega, se não existe embasamento, não vão existir resultados.
Motivos e razões, justificativas terá aos milhares se parar agora, todos vão entender.
Essa é uma questão que me cerca todos os dias, mas aí eu vou ver as estatísticas, e uma pessoa participou, alguém leu, assistiu, nem comentou nada, mas tive alguns instantes daquela preciosa atenção.
Aquela pessoa que com carinho leu cada frase, cada verso, se sentiu bem, deixou um sinal que gostou, outra me incentivou, outros vieram no portão de casa com sinal de gratidão.
Desistir talvez seja a tarefa mais fácil dos seres humanos, algumas pessoas nem precisa de motivos e razões, nem justificativas, simplesmente desistem antes mesmo de começa alegria e o prazer de escrever, o espanto que a inspiração nos causa, mostrando o quão frágeis somos, como se do nada surgisse alguma coisa que não esperamos, às vezes é como ser reconstruído, como dizem da fênix, das cinzas.
Desistir na minha visão é om ato mais fácil, mas é uma decisão tão difícil e profunda de tomar, mesmo estruturada em cima de bons argumentos, construída com blocos enormes de justificativas, poderia ser até o melhor para aquele momento, mas não vivemos só do momento, um dia se finda e outro chega.
Nossas decisões de hoje possam ser que interfira em nossos caminhos no amanhã, o arrependimento tem que andar na frente do tempo, ele não tem aliados, não espera, não vai parar esperando uma decisão nossa.
A felicidade de poucas linhas expressar sentimentos, contar uma história, abordar alguma coisa que porventura ajude alguém, ou faça as pessoas refletirem, para um instante para avaliar, pesar aquelas palavras, ou como disse um dia, um leitor, usá-las para a vida, é um privilégio gigante para alguém tão pequeno, é algo majestoso para alguém tão medíocre, uma honra de grau altíssimo para alguém que fez tão pouco.
Avaliando todos os pormenores, fica difícil de desistir, a primeira vista parece a coisa certa a se fazer, a decisão correta, mas quando entramos no contexto, e vamos avaliando a decisão se torna improvável, desistir é uma ação bem simples, mas é uma decisão extremamente profunda.
Agora eu posso responder, ao conselheiro que orientou para parar e desistir, e ao que com elegância perguntou, não posso parar, não consigo, desistir também não posso, se fosse pela fama ou reconhecimento nem teria começado, se fosse por dinheiro já teria desistido.
Estou olhando um pequeno pássaro que está de frente a minha janela, e ele quer ir uma floresta que consigo enxergar de onde estou, e ele vai, se ele quiser tomar água do riacho que vem da serra ele voa até o local, se ele quiser até o ponto mais alto da Mantiqueira ele bate suas asas e vai.
A inspiração também é assim, te leva para lugares que precisaria de recursos de dias ou horas, ela te leva para lugares que precisaria de um navio, ou um avião, te leva ao fundo dos oceanos, a inspiração te leva a lugares que nenhum homem foi capaz de ir, ninguém voltou ao passado, mas a inspiração te leva ao passado e até o futuro tão incerto.
Você é você mesmo, mas dentro da inspiração, está em um personagem, que pode ser uma pessoa, um animal descrevendo sua história.
Então te devolva a pergunta: por que desistiria?
Responda-me agora, por qual razão pararia?
Que argumento pode me dizer que justifique.
Qual motivo me daria para desistir.
Minha resposta você já sabe.
(Claudio Alves de Oliveira)
Não vou desistir

Nenhum comentário:
Postar um comentário