ESPAÇO MUSICAL ♫ TUBA

 ESPAÇO MUSICAL ♪

TUBA



Tuba é um instrumento musical da família dos Metais, e também é um Aerofone. Tendo surgido para suprir a necessidade de um instrumento que fosse consistente em preencher a região grave, em sonoridade e extensão. Só sendo possível a tuba ser feita com a configuração que ela tem na atualidade, graças a invenção de sistema de válvulas em 1812. Tendo em vista que a primeira tuba tinha 5 válvulas e também era afinada em Fá.

A primeira patente de tuba surgiu em 12 de Setembro de 1835 por Johann Moritz e Wilhelm Wieprecht. É o membro mais jovem da família dos Metais, e também o mais grave. É constituída por um tubo cônico recurvado sobre si mesmo que termina numa campânula em forma de sino. Dispondo de três a seis pistões ou válvulas.

Existem tubas de vários tamanhos: tenor (também chamado de eufônio), baixo e contrabaixo. Desde o seu aparecimento, logo foi incorporada às orquestras sinfônicas. A tuba é considerada o coração de uma banda, sua presença faz total diferença em uma peça. "Apesar do grande tamanho, seu timbre é suave e sua construção permite uma surpreendente agilidade. Às vezes é usada para tocar uma melodia, mas seu uso mais frequente é na criação de uma base sólida para os outros instrumentos da família". Hoje em dia podemos vê-la em orquestras musicais das igrejas, bandas escolares, etc.

Fonte: Wikipédia


**************************************************************************

MÉTODO DE TUBA 

ALMEIDA DIAS


 ALMEIDA DIAS                                                            


***********************************************************************************

CONCEITOS BÁSICOS DA TUBA 

 EXERCÍCIOS


 CONCEITOS BÁSICOS                        



***********************************************************************************


MÉTODO BÁSICO DE TUBA



 MÉTODO BÁSICO                    





***********************************************************************************








Nenhum comentário: