quarta-feira, 11 de abril de 2012

amazing grace






cortesia de www.letras.com.br

Amazing grace! (how sweet the sound)
That sav’d a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.
’Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears reliev’d;
How precious did that grace appear,
The hour I first believ’d!

Thro’ many dangers, toils and snares,
I have already come;
’Tis grace has brought me safe thus far,
And grace will lead me home.

The Lord has promis’d good to me,
His word my hope secures;
He will my shield and portion be,
As long as life endures.

Yes, when this flesh and heart shall fail,
And mortal life shall cease;
I shall possess, within the veil,
A life of joy and peace.

The earth shall soon dissolve like snow,
The sun forbear to shine;
But God, who call’d me here below,
Will be forever mine.





John Newton 1725-1807
"Amazing grace, quão doce o som ..." Assim começa um dos hinos mais amados de todos os tempos, um grampo nos hinários de muitas denominações, Nova Grã-Bretanha ou "45 no topo" em Harpa Sagrada. O autor das palavras era John Newton, o infeliz auto-proclamado que estava perdido, mas depois foi encontrado, salvos pela graça incrível.

Newton nasceu em Londres, 24 de julho de 1725, filho de um comandante de um navio mercante que navegava no Mediterrâneo. Quando João tinha onze anos, ele foi para o mar com seu pai e fez seis viagens com ele antes do Newton ancião aposentado. Em 1744, John ficou impressionado em serviço de um homem de guerra, o HMS Harwich. Encontrando condições a bordo insuportáveis, ele deserta, mas foi logo recapturado e açoitado publicamente e rebaixado de aspirante a marinheiro comum.

Finalmente, a seu pedido, ele foi trocado em serviço em um navio negreiro, que o levou para a costa de Serra Leoa. Ele então se tornou o servo de um comerciante de escravos e foi brutalmente abusada. No início de 1748 ele foi resgatado por um capitão do mar que tinha conhecido o pai de John. John Newton finalmente se tornou capitão do seu próprio navio, um que dobraram o comércio de escravos.

Embora ele tivesse alguma instrução religiosa no início de sua mãe, que morrera quando ele era criança, tinha muito tempo,  desistiu de quaisquer convicções religiosas. No entanto, em uma viagem de volta para casa, enquanto ele tentava dirigir o navio através de uma tempestade violenta, ele experimentou o que era para se referir a mais tarde como seu "grande livramento." Ele registrou em seu diário que, quando tudo parecia perdido e que o navio iria certamente afundar, ele exclamou: "Senhor, tem piedade de nós." Mais tarde, em sua cabine, ele refletiu sobre o que havia dito e começou a acreditar que Deus se dirigiu a ele em meio à tempestade e que a graça tinha começado a trabalhar para ele.

Para o resto de sua vida, ele observou o aniversário de 10 maio de 1748 como o dia da sua conversão, um dia de humilhação em que ele submeteu sua vontade a um poder superior. "enfrentou muitos perigos, labutas e armadilhas, eu já vir, 'e a graça me deixou seguro, até agora, e de graça vai me levar para casa." Ele continuou no comércio de escravos durante algum tempo após sua conversão, no entanto, ele viu que os escravos sob seus cuidados foram tratados humanamente.

Em 1750 ele se casou com Mary Catlett, com quem tinha se apaixonado por muitos anos. Por volta 1755, após uma grave doença, ele havia desistido de ser marinheiro para sempre. Durante seus dias como um marinheiro que havia começado a se educar, ensinar a si mesmo Latina, entre outros assuntos. A partir de 1755-1760 Newton foi inspetor de marés em Liverpool, onde veio a conhecer George Whitefield, diácono da Igreja da Inglaterra, pregador evangélico e líder da Igreja Metodista Calvinista. Newton tornou-se discípulo entusiasta de Whitefield. Durante este período, Newton também se encontrou e passou a admirar John Wesley, fundador do Metodismo. Newton  continuou sua autoeduação, e ele aprendeu grego e hebraico.

Ele decidiu se tornar um ministro e aplicado ao Arcebispo de York para a ordenação. O arcebispo recusou seu pedido, mas Newton persistiu no seu objetivo, e ele foi posteriormente ordenado pelo Bispo de Lincoln e aceitou o curato de Olney, Buckinghamshire. Igreja de Newton tornou-se tão cheia durante os serviços que ele teve de ser ampliada. Ele pregou não só em Olney, mas em outras partes do país. Em 1767 o poeta William Cowper resolvido em Olney, e ele e Newton se tornaram amigos.

Cowper ajudou Newton com seus serviços religiosos e sobre as suas visitas a outros lugares. Eles mantiveram, não só um serviço regular semanal da igreja, mas também iniciou uma série de reuniões de oração semanais, para que seu objetivo era escrever um novo hino para cada um. Eles colaboraram em várias edições de Hinos de Olney, que alcançaram popularidade duradoura. A primeira edição, publicada em 1779, continha 68 peças de Cowper e 280 por Newton.

Entre as contribuições de Newton que ainda são amados e cantados hoje são "How Sweet Nome de Sons de Jesus" e "coisas gloriosas de ti são falados," bem como "Amazing Grace". Composto provavelmente entre 1760 e 1770 em Olney, "Amazing Grace “foi possivelmente um dos hinos escritos para um serviço semanal”. Através dos anos, outros escritores compuseram versos adicionais para o hino que veio a ser conhecido como "Amazing Grace" (que não foi assim intitulada em Hinos de Olney), e, possivelmente, versos de outros hinos de Newton foram adicionados. No entanto, estas são as seis estrofes que apareceram, com variações menores de ortografia, tanto a primeira edição em 1779 e a edição 1808, a mais próxima a data da morte de Newton. Ele apareceu sob revisão da Fé posição e expectativa, juntamente com uma referência ao Primeiro Crônicas, capítulo 17, versículos 16 e 17 [ ver a seguir para esta Escritura - Graham Pockett ].

A origem da melodia é desconhecida. As maiorias dos hinários atribuem-la a uma melodia folclórica americana adiantada. O Bill Moyers especial sobre "Amazing Grace" especula que ele pode ter se originado como a melodia de uma canção dos escravos cantava.
Newton não foi apenas um escritor prolífico hino, mas também mantidos revistas extensas e escreveu muitas cartas. Historiadores credenciam seus diários e cartas para muito do que é conhecido hoje sobre o comércio de escravos do século XVIII. Em Cardiphonia, ou a expressão do coração, uma série de cartas devocionais, ele se alinhou com o ressurgimento evangélico, refletindo os sentimentos de seu amigo John Wesley e o metodismo.

Em 1780, Newton deixou Olney para se tornar reitor da St. Mary Woolnoth, St. Mary Woolchurch, em Londres. Lá, ele chamou grandes congregações e influenciou muitos, entre eles William Wilberforce, que um dia iria se tornar um líder na campanha para a abolição da escravatura. Newton continuou a pregar até o último ano de vida, embora ele fosse cego por esse tempo. Ele morreu em Londres 21 de dezembro de 1807. Infiel e libertino virou ministro da Igreja da Inglaterra, ele estava seguro de sua fé que a graça surpreendente o levaria para casa.








Nenhum comentário: