quarta-feira, 3 de outubro de 2018

SOBRE A FÉ E O ACREDITAR


SOBRE A FÉ E O ACREDITAR

Muitos Cristãos mudaram de conduta, não que isso seja errado, ou um pecado, mas o mundo evoluiu, e essa evolução vieram certas facilidades para a sobrevivência dos seres humanos, o que vamos falar aqui não se trata de ir contra a fé, de maneira nenhuma falaríamos contra a fé.
Vamos tentar entender, o povo primórdio é verdade que viviam mais pela fé do que nós, se bem que a fé não dá para medir, isso é de cada um, essa é minha visão, e pode ser que eu esteja errado, mas é assim que eu vejo a fé nas pessoas e inclusive em mim, ela se manifesta no tempo certo, naqueles momentos que não temos mais saídas, nem solução, parece que a fé nos toma, eu diria que não é algo que não podemos controlar, fazer uso da fé como se prega no mundo gospel, e ao contrário e ela que se usa de nós.
Mas todos nós sabemos que a definição de fé não é só isso, mas aprendemos que para tudo é necessário que tenhamos fé, mas o nosso assunto hoje não é tão profundo, mas um simples comparação, até um tempo atrás em se falando de saúde física, os antigos buscavam mais a DEUS pela fé para uma cura, ou um milagre, as condições eram diferentes do mundo atual, dependendo do país, é obvio, a medicina está mais acessível de certa forma, não é como em países de primeiro mundo, mas se compararmos com algumas outras nações ai pelo mundo o nosso país apesar dos pesares não é tão ruim assim. Mas não é esse o caso, falamos do nosso comportamento, quando temos uma gripe por exemplo, já corremos para PA, ou o UPA, e até mesmo os particulares, por causa de uma simples gripe, que onde eu morava na roça na minha infância a gente curava isso com suor (ainda faço isso as vezes).
Mas o porque estamos falando disso, muitos cristãos dizem que é errado procurar a medicina, já vi alguns questionando, que no passado aqueles que estavam doentes dobravam o joelho e buscavam a DEUS, mas esse era um tempo em que a medicina era escassa, não tinha os recursos que temos hoje, permissão de DEUS, o avanço que hoje temos na medicina, não que DEUS planejou isso por ter se cansado de realizar milagres e curas, as pessoas julgam aqueles procuram a medicina como sem fé, o recurso nos foi deixado é para que nós usufruímos e não existe nenhum mal nisso, normalmente quem toma partido disso, em questionar aqueles que buscam a medicina é sempre alguém são, mas se estiver enfermo ai ele muda de opinião.
Para acreditar precisa ter fé, para crer, para buscar, porque o milagre na nossa vida ele tem uma função, tem um sentido, para alguns é só começo da jornada depois talvez nunca mais veja um milagre, eu falo da pessoa mesmo, porque o milagre é uma fase da vida para que aprendamos a ter fé, a confiar e crer na existência do DEUS vivo, uma lição aprendida, uma confiança adquirida, forças renovadas o que importa agora é chegar até o fim sem se manchar, isso depende dos caminhos de DEUS na vida de cada um, porque para alguns só fato de acordar e respirar já é um milagre diário.
Se estiver enfermo e em vez de ir ao médico ir buscar a DEUS, é um verdadeiro ato de fé, mas não significa que essa fé seja maior do aquele que na enfermidade busca a medicina, senão isso criaria uma concorrência, uma disputa no meio do povo, sem isso os intolerantes já se julgam os mais entendidos e se acham no direito de acusar um ou outro por falte de fé, como se pudessem medir a fé de alguém.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

Hebreus 11:1
Pela fé acreditamos em CRISTO JESUS sem termo vivido com ele como aconteceu com os primeiros discípulos que estiveram ao seu lado, não existe uma crença maior ou outra menor, todos acreditamos e cremos, nisso se iguala todos numa mesma fé, agora a obediência, o comprometimento, as atitudes não diminui a crença, nem acrescenta a fé, são fases da vida, hoje somos fortes mas amanhã podemos estar fracos, hoje estamos sem forças mas amanhã poderemos ser valentes, falamos assim no sentido de que não podemos definir se aquele ou aquela é forte ou fraco, pois não sabemos nem de nós mesmo. Quem garante que amanhã seremos fieis ou infiéis, vivemos pela misericórdia de DEUS, e sua bondade, se assim não fosse, ai de nós se assim não fosse.
Não podemos medir a fé de ninguém, mas como nessa passagem de Hebreus o Apóstolo começa a descrever exemplos dos antigos, coisas edificantes, fortalecedoras, e as primeiras frases são impressionantes: Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Hebreus 11:3
Aquilo que vemos com nossos olhos não foi feito do que é aparente, precisaríamos estar em espírito para enxergar não aquilo que vemos em toda a terra com os olhos carnais, mas como foram criadas todas as coisas, como foi formado tudo, não conseguimos ver com esses olhos, uma porque o homem só aparece na história depois de tudo pronto, é a ultima peça disto que chamamos de universo é o homem e a mulher, podemos dizer que é a ultima etapa, mas o homem e a mulher só da conta da fé quando se vê na terra, estando no Éden isso não era necessário, mas estando na terra ai sim a procura pela fé se torna uma necessidade do homem.
Ele precisa acreditar que colocando uma semente e cobrindo-a de terra dali saíra um árvore que de fruto e sacie a sua fome, o homem precisa acreditar que batendo uma pedra na outra ele vai ter fogo, ele precisa crer que se tomar água isso é bom, precisa acreditar nos seus limites, ou nas suas fraquezas, podemos dizer que é bem natural isso de acreditar, sabemos que herdamos isso do nosso FORMADOR, já a fé é diferente, acreditamos no que vemos no que apalpamos com nossas mãos, mas para crer no que não vemos nem podemos tocar, ai é preciso ter fé.
Creia que tenha entendido, essa diferença, o apóstolo começa essa viagem ao mundo profundo da fé, falando da formação do mundo, a criação de tudo, porque não existia nenhum olhar humano que pudesse contemplar isso, mas a fé é a prova das coisas que não vemos. Por essa razão que sem fé é impossível agradar a DEUS, podemos até acreditar, muitos acreditam, mas não tem a fé como fundamente para crer que tudo é criação e formação de DEUS, acreditar somente não resolve, lembra de que acreditamos naquilo que vemos e apalpamos, muitos só creem se estiver alguma coisa que represente, por exemplo, JESUS CRISTO, muitos acreditam nele por causa de alguma coisa que o represente, você sabe, uma imagem, um escultura, esse tipo de coisa, tirando isso acaba a crença.
Mas a fé é diferente de tudo isso porque acreditamos sem ver, cremos sem enxergar, adoramos sem por a mão, louvamos sem ouvir um sim ou não, louvamos por fé como os anjos nos Céus, aceitamos as situações sem duvidar, sem questionar, sem saber se vamos conseguir, mas ainda assim movidos pela nossa fé, fazemos uma viagem que não temos a certeza material da volta, entramos por estradas que não vemos saída, mas guiados pelo sentimento celestial dentro da nossa, apenas obedecemos, apenas concordamos, se te pedirem a capa de também a túnica, se te pedirem para andar um milha ande duas, se baterem na face ofereça a outra, qual a recompensa nisso, talvez aqui não recebe nem um pedido de desculpa, mas a fé então age e vemos diante de nós a possibilidade de entrarmos nos céus, de entrar na Glória e ver DEUS face a face, e isso é o suficiente para que perdoamos aquele que nos ofende, aqueles que nos humilham, que causa tanta mal a um de nós ou alguém próximo de nós, perceba como a fé age, talvez só a humildade num momento assim digamos que seria momentânea, mas o após poderia ser que o ódio nos tomasse e a ira fosse nossa companhia, e acabássemos numa vingança cega contra aqueles que nos fizeram mal. A fé precisa agir e duplicar em nós a esperança, fazer com que nos sentimos na glória, fazer com que ouçamos os sons dos Céus, assim foi com Moisés por exemplo, que estava triste porque não iria entrar na terra prometida, por uma falha sua, depois de quarenta anos lutando e sofrendo com seu próprio povo que quantas vezes tentou contra ele mesmo, e angustiado por certo: Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.

Deuteronômio 32:48-50
Não precisava estar escrito que o que coube a Moisés era muito mais sublime do que uma porção de terra aqui, ainda manava leite e mel, tudo era abundante, um cacho de uva precisava de duas pessoas para carregar, mas o que ele viu ali era ainda mais sublime, creio que todos sabem que depois três testemunhas viram Moisés muito tempo depois numa visão onde o SENHOR JESUS mostrou a sua forma esplendorosa, inimaginável, aqueles três só poderiam falar do que viram naquele monte somente depois que tudo se cumprisse, e ELE fosse ressureitado dentre os mortos.   
Ou falamos de Estevão quando ainda recebia as pedradas viu o Céu aberto: Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

Atos 7:55,56
O que nos espera é muito melhor do que poderíamos alcançar aqui na terra, não existe ouro nem prata, que possa pagar por isso, essa esperança está atrelada a fé, Estevão poderia se perguntar o porque aquilo está acontecendo com ele, quem sabe antes que pudesse questionar em meio aquela dor que sentia a resposta veio do Céu, uma visão da Glória, depois desse momento a dor das pedradas não o incomodava mais, e ali o espirito deixou aquele corpo sem vida para a satisfação daqueles homens.
Estamos terminando mais um texto, espero que tenha gostado do assunto, deixe seu comentário, seu like, compartilhe se assim desejar, nos ajude ai a divulgar, lembrando que esse assunto surgiu de uma conversa que tive com minha mãe outro dia saindo da igreja, e falávamos de enfermidades, das pessoas que não se cuidam, tem tudo na mão, convenio, ainda que não seja o melhor, mas por enquanto ainda existe o SUS, no caso de não conseguir pagar, mas a pessoa relaxa e não se cuida, e quando a enfermidade se alastra ai sim, se pergunta porque SENHOR isso aconteceu comigo, e pode ser que escute assim uma resposta, você tinha todos os recursos nas mãos, porque não se esforçou, porque não correu atrás, e implora por milagre, por cura, por isso ou por aquilo, DEUS é misericordioso, realmente é, é bondade pura, mas nosso tema aqui é isso, temos que fazer a nossa parte, bom uma pessoas numa situação assim dessa forma que descrevemos, não se cuidou quando podia agora irá todos os dias clamar a DEUS por uma obra, um milagre, mas acontece que o tempo de DEUS não é o nosso e o que vai acontecer, podemos deduzir que esse não encontre a fé necessária para um operar de DEUS e no lugar da fé a duvida comece a imperar, ou pode ser que não, reconhecendo que errou de certa forma, se contenta com a situação e segue na mesma alegria e mesma motivação, o que mais importa para esse é o Céu e a Glória Eterna, a carne de qualquer forma um dia pereceria, então aproveita o tempo que lhe resta e a alegria da alma o faz com que a dor não seja destruidora no seu ser.
Entendamos que temos que separar as coisas, o que nosso, é nosso ninguém fará por nós, aquilo que foge de nós o SENHOR DEUS o sabe.
DEUS abençoe seu dia, o seu momento, o seu agora.
Um grande abraço.

(Claudio Alves de Oliveira)
Sobre fé e o acreditar

Nenhum comentário: