quarta-feira, 13 de novembro de 2019

SEMELHANTES E DISTINTOS


SEMELHANTES E DISTINTOS

Somos o que somos, e nada nos muda, pelo menos é o que eu penso.
Mas aquilo que me fortalece como ser humano, pode ser a tua fraqueza.
Aquilo que me causa um efeito de paz, talvez interprete como irrelevante.
O que eu faço, minha postura, o meu jeito, possa ser que reprove.
Minha conduta, comportamento e procedimento talvez o irrite.
O que me pode causar tristeza, em ti pode ser que cause alegria.
Aquilo que eu reprovo e não aceito, talvez seja consentido por ti.
Somos bem diferentes, o oposto, em opiniões e condutas.
Mas uma coisa é certa não pode existir duas verdades, a minha e a sua.
A verdade é uma só, e ninguém é dono dela, vivemos por ela.
Mas não pertence nem a minha pessoa e nem a sua.
Eu já tentei mudar e deixar de ser quem sou.
Mas sempre pelo caminho que resolvi seguir eu tiver que voltar.
Por onde eu passei não fui aceito, resolvi ser quem sou.
Tentei viajar no tempo, mas o tempo tem o seu tempo.
O passado é inviolável e o futuro está a nossa espera.
Tentei ser um poeta, mas não tinha poesia.
Tentei ser um cantor, mas nunca recebi aplausos.
Queria ser um escritor, mas nunca publiquei um livro.
Queria viver no mar, mas não consegui respirar como os peixes.
Um dia eu quis voar, mas descobri que não tenho asas.
Tentei ser um sábio e descobri que não tenho todas as respostas.
Pensei em ser ousado e percebi que sou tão limitado.
Queria ser muito crente e percebi que sou muito imprudente.
Um dia eu quis parar, e não conseguir deixar de caminhar.
Já tentei ser como o fogo, mas não consegui suportar o calor.
Um dia desejei ser como o ar, mas não consigo me ocultar.
Tentei ser um profeta, mas só consigo enxergar o agora.
Tentei mudar o mundo, e descobri que não consigo mudar a mim mesmo.
Procurei então ser muito famoso, mas nunca fui reconhecido.
Tentei ser reconhecido, e fui muito ignorado.
Tentei então ensinar, mas eu tenho muito que aprender.
Procurei então ser muito forte, e descobri que sou tão frágil.
Tentei diversas vezes ser diferente, deixar de ser quem sou.
Só me senti distante e desfigurado.
Tentava viver numa fantasia, como um sonho.
E rapidamente sentia que não tinha onde pisar.
E todas as tentativas foram inúteis.
E voltei a realidade, e tentei ser igual você.
E descobri que és igual a mim.
E eu igual a você.
Só pensamos diferente, mas fomos formados do mesmo jeito.
Temos sonhos e objetivos distintos.
Destinos opostos, idas e vindas diversas.
O tempo para nós é diferente e as decisões são nossas escolhas.
E cada um tem a sua identidade de ser humano.
O que nos difere são apenas ideias e pensamentos.
Somos o que somos e nada nos muda.
Somos semelhantes e distintos ao mesmo tempo.

(Claudio Alves de Oliveira)
Semelhantes e distintos

2 comentários:

Eduardo disse...

Deus abençoe imensamente

claudio movie disse...

amém imensamente honrada com a tua presença.