domingo, 12 de abril de 2020

MAIS UM DIA


MAIS UM DIA

Ontem sai para dar uma volta de bicicleta, acordei cedo 5:00 hs da manhã, e por volta das seis comecei o meu trajeto, 7:08 hs estava no início da serra de Campos do Jordão e iniciei esse trajeto que na minha visão seria o mais difícil, sem tem quer provar nada para ninguém, a não ser para o exame de sangue e a balança, esses dois ai precisa de resposta, então nessa primeira parte parei três vezes para dar uma descansada rápida não passou de dois minutos e por volta da 9:35 hs cheguei em Campos, parei um pouco em frente a uma padaria.
E em meio aquela parada me veio a dúvida, continuo ou não, olhando para o relógio ainda cedo, tudo dentro do esperado, e resolvi combater comigo mesmo e continuei, para voltar seria rápido e por quase 16 km nem precisava pedalar, e comecei a subir e vi que a cidade de Campos tão alta ficou baixa, o trajeto que eu pensava em fazer já o tinha feito de carro e na minha cabeça não se tratava de um longa distância e realmente não é, mas existe uma diferença gigante de um motor e uma pessoa.
Vi uma placa que me desanimou um pouco, Pedra do Baú 25 km, nesse momento eu pensei é melhor voltar, a próxima cidade São Bento do Sapucaí 28 km, nessa altura já tinha uma descida, a facilidade estimula e a dificuldade nos leva a encarar os desafios, e assim vencê-los, nos leva a superação.
Minha visão é que seria fácil, tinha em mente que quando eu passei por ali seria uma subida e depois somente descida, engano meu, tinha muitas e muitas subidas e a cada uma a dificuldade aumentava, não por causa do terreno ou da elevação, mas pelo psicológico e aquilo virou uma tortura, depois de muitas pedaladas, muito tempo descobri que tinha avançado somente dois quilômetros, mas não tinha como voltar mais, o que eu havia descido era muito pior do eu teria que subir.
Mas nem tudo é em vão, precisamos tirar proveito de tudo, e aprender com as situações que se apresenta diante de nós ainda que seja uma situação muito adversa.
Eu deveria estar motivado o tempo todo, não tinha nenhuma razão para não estar, sai para fazer o que gosto me sinto bem, apesar de que praticar o ciclismo veio de uma ordem médica, mas depois de um tempo se tornou uma filosofia de vida, mas confesso que perdi o foco e por muito pouco não desisti, a distância é um grande adversário e precisamos respeitar e não subestimar, a elevação também se trata de uma grande dificuldade e que vai fazer com que a nossa energia se esgote muito rápido, e nós mesmo, se trata do primeiro obstáculo a ser superado.
Dentro desse quadro vivido pela minha pessoa aprendi o seguinte, a motivação só veio depois que acabou os recursos, enquanto ainda tinha comunicação, apesar de não ter ideia da distância, no entanto poderia pedir ajuda a hora que quisesse, a elevação do terreno, pensava que se tivesse que subir mais morros talvez não suportasse, eram duvidas que pairava no ar, e isso me desmotivava, estava com dois celulares, um com chip e outro sem, para monitorar toda a atividade, quando o que tinha comunicação descarregou a bateria, minha mente começou a trabalhar diferente, ao invés, de coisas negativas, o processamento de dados foi diferente, agora já tinha mais como pedir ajuda, ou pedir carona, era prosseguir e ir em frente, não interessava como seria o terreno, preciso voltar para casa, e agora está perto, era isso que minha mente trabalhava. Falta pouco, depois e uma cidade não teria mais dificuldades era só descer.
As 13:17 hs cheguei em São Bento do Sapucaí, depois de Campos do Jordão foram mais de três horas pedalando para chegar, mas pensava eu que as dificuldades tinham terminado, acabou a serra e dali para frente seria um trecho de praticamente reta e sem elevação até o trevo de Santo Antônio do Pinhal, mas esse pedaço foi o mais dificultoso, um vento muito forte segurava a Bike, dificultou muito, e esse pedaço demorou muito além do que era esperado, foi nesse pedaço que perdi a comunicação.
Eu posso dizer assim, que foi decepcionante imaginava que esse pedaço seria o que andaria mais, numa velocidade maior e assim ficando mais perto de casa, e não foi assim, pelo contrário depois de toda a dificuldade do terreno, tinha um obstáculo ainda maior pela frente.
Perdoa estou descrever como foi e não como imaginei que seria, quando terminou esse trajeto onde passei por Minas Gerais, Sapucaia Mirim é uma cidade desse estado, depois do trevo, eu tinha em mente que seria difícil também, teria muitas subidas, mas nessa altura já estava motivado.
E até a velocidade aumentou embora o terreno tem mais aclives, mas ainda não tinha superado todas as dificuldades, existia ainda a ansiedade, a pressa também é uma grande inimizade, e até a Santo Antônio do Pinhal isso atrapalhou e muito.
A placa indicava 9 km e parece que demorou muito tempo e de certa forma isso também esgota a energia nossa, mas enfim posso assim dizer que venci todos os obstáculos, e ainda chegando em casa completei as atividades diárias com alongamentos e abdominais, o cansaço é natural, mas olhar para trás e contemplar as barreiras vencidas, não tem preço.
Resumo da pedalada foi assim, 151,43 km de percurso, ganho de elevação 2.919 m, tempo de movimentação 9:51;24 hs, tempo total foi de 11:01;03 hs, caloria perdidas 7.227 kcal, isso não é tempo de profissionais, é obvio que não e talvez nem de amadores, como disse não tenho que provar nada a ninguém, mas o objetivo aqui é a motivação, falar é muito bonito, escrever também, mas viver é outra coisa, e pude sentir isso na pele, no sangue, na alma, até eu perder a comunicação eu tinha a vaga ideia de chamar ajuda, ligar para alguém ir me buscar, depois disso não tinha mais como pedir ajuda e o meio foi buscar forças, se superar.
Desculpe por usar o modelo da minha pessoa, não sou exemplo para ninguém, nem o desejo, fiz uma análise do que aprendi com o dia de ontem, alias o dia em que nasci 11 de abril, isso foi de propósito, toda essa situação foi assim proposital, as com sequências isso não, as dificuldades geradas não foi programada, elevação, distancia eram coisas esperadas, na nossa caminhada é da mesma forma, alguns eventos não é surpresa para nós, outra etapa sim são diferenciadas, nos atinge de surpresa, a decepção, por exemplo é algo que não esperamos e faz um estrago, até derruba quantos que não supera a decepção, o esgotamento físico seria uma outra barreira para nós, porque nos leva ao abalo psicológico e influi para que desistamos de prosseguir, e nossa mente começa então a nos dizer que é a hora e parar de voltar atrás ou desistir, é claro que isso dentro de um limite, o que nós suportamos, no meu caso era descansar um pouco já resolvia, em outras ocasiões não é bem assim, as forças se acabam mesmo e até andar é dificultoso.
Lembre do SENHOR JESUS com uma cruz tão pesada nas costas caminhando para o lugar onde seria sua execução, caiu diversas vezes, mas se levantou e prosseguiu até que um homem de bom coração o ajudou, em certas situações de esgotamento físico, uma ajuda seria muito bem-vinda, mas se não existir, ainda que diversas vezes caímos precisamos se levantar e prosseguir até que a ajuda se faça presente.
Eventos naturais, para algumas pessoas recomeçar de novo é tão simples, olhamos as notícias e observamos na época de chuva as pessoas perderem tudo, as águas levam tudo que a pessoa possui e isso não as desmotiva, logo recuperou tudo e a vida prossegue, enchentes, inundações, tsunami e furacões deixam seus sinais na destruição e devastação, mas depois de um tempo parece que nada daquilo ocorreu, a vida volta ao normal e todos apesar das perdas e danos, voltaram a viver e se preparar para outro, porque nos lugares de furacões e normal ocorrer novamente.
Olhamos para as nações em guerra, pessoas que perderam exatamente tudo, até mesmo a sua identidade de ser humano, não é ninguém mais nesse mundo, alguém que era muito importante tinha uma profissão e agora é um refugiado, ou uma órfão, que dependendo da idade nem sabe o seu verdadeiro nome, e poderíamos mencionar os campos de concentração nazistas, os Gulags da Rússia, os campos de trabalhos forçados da Coreia do Norte, de Cuba e a fome imposta aos Chineses, entre outros vamos mencionar a situação caótica dos Venezuelanos, infelizmente já ocorreu ou ocorre, como a fome na África que não cessa, é preciso viver, e superar, usar de fatos ocorridos como uma alavanca para nós, se estes que sobreviveram a tamanha desolação como nós não superaremos pequenas coisas em se comparando com isso.
A ansiedade por fim, é uma inimiga que nos carrega a depressão, é um dos fatores, e um funil que muitas pessoas acabam por desistir da própria vida, simplesmente por causa da pressa, um sábio Salomão deu começo numa questão relacionada a isso, de como superar a ansiedade e depois mais tarde o SENHOR JESUS acabou de finalizar o assunto, Salomão escrevia que todas as coisas ocorrem dentro do seu tempo, há tempo para todas as ocasiões debaixo sol, e devemos entender essas ocorrências, se certificar que tempo em que estamos, mas tudo o que ele falou sobre esse assunto não disse nada sobre o amanhã, e o SENHOR JESUS na sua vinda na terra, finaliza o assunto quando diz que o amanhã a DEUS pertence basta cada dia o seu mal, usou o exemplo dos pássaros e dos lírios do campo, isso para que aprendêssemos a lidar com a ansiedade, a preocupação com o porvir, em outras palavras ELE disse que temos de viver o agora, o hoje, o momento, o que temos, demais DEUS proverá o necessário, é preciso esperar cada coisa no seu tempo, na sua hora e no seu momento.
Nada o que fizer mudará o rumo dos acontecimentos, se hoje tiver passar por uma situação de dificuldade não tente evitar pois pode ser que não ocorra hoje e no amanhã ele retorne muito mais implacável, as dificuldades são para nós a superarmos, mas, isso cabe a decisão de cada um a escolha ainda são nossas. Vou citar o meu exemplo, eu queria chegar logo, o mais cedo possível, mas tinha uma distância para superar, a lógica é essa, resolveria alguma coisa querer mudar isso, impossível não acha, talvez um atalho, seria ainda mais dificultoso, teria então que passar por aquilo, e esperar até o momento, a hora ou a chegada.
Não sei se conseguiu entender toda a essência e me perdoe por ter usado a minha pessoa, mas em tudo veja o quando podemos refletir, até mesmo aprender, deveríamos estar sempre motivados, mas aprendi que enquanto temos recursos não se preocupamos, não damos importância, mas quando cessa todas as possibilidades e dependemos somente de nós mesmo, esse é o momento que buscamos as forças e as condições para prosseguirmos, ou seja, o ouro só é puro quando for testado, e nós só seremos vencedores quando passarmos por todas as etapas.
Espero que tenha gostado dessa reflexão, nos comentários deixe sua opinião ou cumprimente a tese, ficarei imensamente grato pela sua participação.

(Claudio Alves de Oliveira)
Mais um dia


Nenhum comentário: