sábado, 18 de abril de 2020

SOBRE A FÉ


SOBRE A FÉ

De tudo oque possuímos como valores, daquilo que temos como força, a fé é fundamental para a nossa sobrevivência, a essência da fé e a sua eficácia faz com que nós acreditamos no impossível, nas coisas que fogem da lógica, naquilo que está além da ciência, da matemática e da medicina.
Longe dos padrões humanos, sustenta dentro de nós uma esperança viva de um novo lar, em outro lugar, uma nova vida diferente dessa que aqui vivemos, como se tudo isso aqui fosse uma preparação, uma passagem para outro patamar. A fé constrói dentro de nós uma determinação e a certeza de que não termina aqui a nossa existência, não acaba aqui, a morte não é o fim.
A fé vem do acreditar, vem do crer, ninguém nunca viu a DEUS, nenhum humano teve essa capacidade, nem mesmo Moisés pode ver, teve que se esconder enquanto DEUS passava por aquele lugar, nenhum humano teve essa capacidade, Adão enquanto estava no Éden sim, mas depois da sua caída nunca mais, ou melhor, não pode ver mais a DEUS ou ter a aproximação que teve enquanto esteve na obediência.
Mas falar de fé é tão bonito, as pessoas se julgam tão fervorosas, capaz de realizar sacrifícios em cima desse preceito denominado fé, para iniciarmos esta conversa, iniciamos assim, a fé sem DEUS é vazia, toda a fé se não for direcionada ao CRIADOR de tudo, ela é inútil, não serve para nada, apenas serve para um conceito formado dentro da mente das pessoas, e alimenta uma estrutura sem um alicerce, não tem o fundamento.
Muitas pessoas apenas acreditam, mas a fé verdadeira não tem, acreditam no que está vendo, no que pode apalpar e enxergar, mas passo dessa definição, não existe nem mais a crença e por si só a fé nem sombra vai existir. De fato muitos não compreendem o que realmente é a fé, e talvez até esse mesmo que vos escreve, quando comecei este documento pedi muito a DEUS que desse palavras, o meu propósito é esse, já tentei diversas vezes parar, porém não consegui, enquanto existir a inspiração assim vamos prosseguindo este é o sinal, e o dia que não houver mais inspiração, talvez paramos.
Não sendo ousado, posso dizer que falar do que conheço e do que não conheço, não sigo o padrão dos escritores, ou blogueiros, ou se preferir os formadores de opinião, não me encaixo em nenhum desses aspectos, não menosprezando ou desfazendo, longe de mim isso, posso falar isso pelo meu poco conhecimento, minha falta de técnica, minha formação, não chego nem aos pés dessa gente graduada.
Comecei este documento com uma preocupação o que sei sobre a fé, e logo percebi que é muito pouco, mas diversas vezes comecei um assunto sem saber sobre ele, sem ter o domínio, e posso afirmar que o que faltou, através da fé DEUS me ajudou e me inspirou, e por essa razão, sem querer engrandecimento nenhum, mas posso falar do que conheço o que é bem pouco e do que não conheço nem tenho o domínio.
Paulo deixou escrito assim, “em parte conhecemos e em parte profetizamos” eu entendo assim, o que ele conhecia ele dominava, mas o que ele não conhecia então profetizava, e isso é muito lógico, podemos falar do hoje do agora, e do amanhã como vamos ter o domínio sobre o dia de amanhã, o que podemos fazer é apenas presumir, ou então por DEUS profetizarmos, mas ai não pode existir nenhuma margem de erro ou seremos mentirosos, mas isso é sobre o porvir, o desconhecido amanhã, mas aqui no nosso assunto aqui é o presente é o agora, é a fé, que engloba o passado o presente e o futuro.
Os primitivos do Evangelho de CRISTO viveram pela fé, alguns deles conviveram com o SENHOR JESUS, mas outros não O conheceram e crerem Nele através dos outros, e foram muitos, só num dia quase três mil pessoas se converteram ao Evangelho de CRISTO JESUS, depois de um homem sem estudo, sem teologia, apenas inspirado por DEUS e na manifestação do Espírito Santo, nesse dia três continentes praticamente recebeu o Evangelho.
Somos conhecedores que a maioria desses teve um fim trágico, a perseguição foi muita, tiveram seus bens tomado, suas vidas roubadas e tiradas, mas o que estava dentro de suas almas, não puderam tocar, nem mexer a força da fé os conduziu firmes até o fim, até o último suspiro. Tudo o que eles tinham eram as promessas de CRISTO JESUS NOSSO SENHOR, era só isso, mas era o que mais importava a eles, não tinham mais nada com esse mundo, embora muitos pereceram, o intuito de destruir o Evangelho não teve sucesso, e persiste até os nossos dias.
Esses antepassados tiveram algo que nós nesses dias atuais almejamos e as vezes confessamos, a fé que uma vez foi dada aos santos, sem dúvida almejamos esse nível de fé que tiveram aqueles homens e mulheres que não temerem a morte e não negou o Evangelho de CRISTO, mesmo sua carne sendo dilacerada, queimada, permaneceram firmes nas promessas de um novo Céu e uma nova terra.
É obvio que a fé justificou a muitos, lá na Velha Aliança aos Hebreus capítulo 11, menciona a maioria deles, homens que acreditaram sem ver, sem apalpar, o próprio Moisés acreditou numa terra prometido onde ele não colocou os pés, mas não falaremos muito a esse respeito, porque todos esses feitos estão ali registrados.
Mas, em nossos dias a fé é um pouco diferente do que no princípio, isso ninguém pode negar, durante a história o conceito fé foi sendo mudado, surgiram um esvaziamento do conceito deixado como primórdio, como estrutura, nas igrejas evangélicas a fé está atrelada ao dinheiro em outras, a objetos, imagens, bijuterias, algumas crenças em astro enfim não podemos cobrar o conceito real de quem não vive a fé mencionada no Evangelho de CRISTO JESUS, a esses nada podemos falar, mas aos que mencionam, sim.
Algumas denominações só existe a fé através do dinheiro, sem o pagamento não se recebe nada, nenhuma benção, e ainda corre o risco de ir para o inferno quem não paga o dízimo, em outras religiões a fé é baseada em sacríficos, e alguma coisa para ver ou se tocar, em comparação com o dinheiro acaba saindo igual, acaba no mesmo sentido, isso que eu falo é muito evidente, não tem nada de mais nisso é só observar, mas alguém pode perguntar, mas seu doar R$ 1.000 na igreja e esperar receber o dobro isso não é fé? Eu responderia assim, julgue você mesmo, isso para mim é tentar DEUS, primeiro que se existe uma doação, o que a mão direita fizer que a esquerda não saiba, isso nem caracteriza caridade, apenas uma poupança, um investimento. É melhor fazer isso na bolsa de valores ou num banco, só uma dica, o pior ainda é quando a pessoa é induzida por seus líderes a fazerem isso, com a premissa de usar a fé, se precisa doar tanto para testar a DEUS, já vi muitas vezes esses discursos, os quais eu reprovo mediante o pouco que conheço, baseado no Santo Evangelho, a fé não é isso, embora alguém até possa justificar falando que se trata de uma coisa que não vê, o retorno do seu investimento, como disse a fé não está atrelada a nada material, físico.
E da mesma forma, outros que realizam longas viagens em cima da premissa da fé, para agradecer por isso ou por aquilo, ou pedir, me desculpem, ou melhor me perdoem, mas vou ser bem categórico, bem real, se você acredita que aqueles deuses existem mesmo, porque precisa ir até eles, porque tem que ver ou tocar para acreditar, isso é falta de fé, porque se sacrificar ficando horas caminhando se você precisa apenas pedir, desculpa mas não te entendo, as pessoas insistem em dizer que alguém que morreu no passado pode fazer milagre, então porque tem que ir até onde tem alguma coisa que o representa, ou seja, na casa, no seu pescoço, ou na parede ou em certas localidades específicas, eu pessoalmente creio em um único intercessor JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, porque ELE é o autor e o consumador de toda a fé, simples assim, isso ficou claro demais e não tem argumentos contra isso, ninguém pode tirar isso DELE, só chegaremos a DEUS através do FILHO, é um direito que ELE adquiriu dando sua própria vida pela humanidade e por mais que digam que fulana, beltrano, um outro, ou uma outra pode fazer o mesmo que o FILHO DE DEUS, interceder a DEUS, me desculpem mas isso é falta de conhecimento, isso eu falo para quem diz viver dentro do Evangelho de CRISTO JESUS, agora se não vive ai é outra história.
Para sustentar esse tese, não era preciso o SENHOR JESUS ter vinda a esta terra, se qualquer um pode fazer isso, se não acha? É muito simples entender é a lógica, mas através do sacrifício lá na cruz do calvário e através da sua morte e ressurreição alcançou este direito, o qual os religiosos não aceitam e a partir de Maria qualquer um outro pode fazer o mesmo, contrariando o que o FILHO DE DEUS nos deixou, que ninguém iria ao PAI se não for por ELE.
Se trata de algo muito claro, não precisa ter fé para acreditar, está escrito, mas para aceitar isso ai sim é preciso ter a fé sem a qual é impossível agradar a DEUS.
Porque não é aceito imagem, pelo simples fato de não existir vida, nem Espírito, como Paulo relata o ídolo nada é, uma pedra, um objeto, uma peça de ouro, ou seja, lá do que for, não passa disso, não representa ninguém, nem mesmo o próprio homem ou a mulher, é só uma obra de arte, esculpida pela mão do homem, o que representa DEUS sou eu e você porque nós fomos a imagem e semelhança de DEUS, mas é preciso ter a fé viva no coração para aceitar as coisas celestiais, as ordenanças de DEUS e o propósito do SENHOR DEUS.
O conceito da fé é firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
Ou seja, as promessas feitas por CRISTO JESUS, a salvação que propôs o reino de Glória, vida eterna em Glória no Céu para todos aqueles que guardarem os seus mandamentos. Salvação é um termo odiado pelas religiões, evitam de mencionar esta palavra, pessoalmente pude observar isso quando mencionei esta palavra “salvação da alma” o religioso com quem eu conversava não gostou, mudou de assunto um outro amigo também desconversou e queria alguma coisa que fugisse desse conceito, também conheço um homem que quando se menciona a Bíblia fica em desespero, aceita qualquer outro livro não critica, no entanto, as Sagradas Escrituras incomoda.
Acreditar naquilo que o SENHOR JESUS mencionou ainda vivendo como homem, E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

João 14:3
Para aqueles que eram tão próximo Dele, deveriam aguardar a sua volta, coisa que ainda não aconteceu, não é assim, “virei outra vez” uma promessa que foi feita ainda quando estava entre os homens, outra ocasião foi-lhe feita esta pergunta: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Mateus 24:3
É preciso ter fé para crer em tudo, aqueles primitivos tiveram essa fé, eles acreditaram em tudo quanto o Mestre lhes falou e por essa razão foram vencedores, e perderam suas vidas esperando num evento que ocorreria a muitos anos, milênios além do seu tempo, Estevão enquanto morria disse que via o Céu: Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.

Atos 7:55-57
Consegue imaginar a fé que estava no coração de Estevão, reflita um pouco, ali tinham muitas testemunhas que poderão diante de um tribunal falar as palavras dele, mas nenhuma delas viu o que ele viu, essa vida é passageira, se finda um dia, mas aquilo que Estevão presenciou naquele dia antes da sua partida é a eternidade, tudo o que nossos olhos enxergam, tudo o que apalpamos são coisas temporais, se acabam, cessam se finda, mas aquilo que não vemos que não enxergamos são eternas.
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

2 Coríntios 4:16-18
O invisível, nada do que vemos e apalpamos foi feito do que aparente, muito profundo isso, vemos uma árvore, um animal, uma pessoa, um peixe tudo isso foi formado e não vemos como foi formado, nossos olhos humanos não alcançam, mas diante de nós está ali alguém que foi formado pelo DEUS TODO PODEROSO, e a ciência reluta em dizer que se trata de uma evolução, mas o homem do animal se difere drasticamente, o animal tem instinto, tem sentimento, mas o homem tem inteligência tem o sopro de vida colocado pelo próprio DEUS, até para acreditar na formação do homem é preciso ter fé, é a prova das coisas que não podemos ver muito menos enxergar, acreditar naquilo que a maioria duvida, acreditar que houve e há um paraíso, do qual caminho o homem não encontra mais a não ser pela obediência a Santa Palavra de DEUS, o que sabemos é que muito tentaram encontrar a árvore da vida que estava no meio do jardim, mas isso foi oculto dos homens, ficou guardado por uma espada inflamada e Querubins, o portal para o Céu, no oriente talvez seja o motivo de tantas guerras naquela região.
Perceba que a fé está ligado ao passado, ao princípio de tudo, a formação do planeta, e de tudo que foi criado e formado, pela fé cremos que os mundos foram criados pela Palavra de DEUS, e do passado ela migra para um futuro, sem deixar de mencionar que há mais de dois mil anos atrás um evento que foge de tudo o que podemos imaginar, que abala as estruturas do Céu e faz o reina das trevas cair de joelhos, o verbo se fez carne, Aquele que era desde o princípio do mundo, deixou o seu lugar nos Céus e dentro de uma mulher foi gerado pela virtude ao ALTÍSSIMO, e a este JESUS feito menor do que os anjos por causa da morte, realizou prodígios e maravilhas, iniciou uma obra de salvação, constituiu a sua doutrina com base no amor, e fez promessas gloriosas para aqueles que forem fiéis até o fim, a fé nos leva a acreditar e esperar em tudo o que prometeu o Sábio Mestre.
A ciência não aceita todos esses fatos nem mesmo a existência do Senhor JESUS, embora existiram as testemunhas oculares viveram com ELE, viram subir ao Céu, mas nenhum dos relatos de Mateus, Marcos e João são aceitos, só foi aceito alguma coisa quando um certo Josefo que viveu cem anos depois de CRISTO, mencionou alguma coisa do que ocorreu em Jerusalém.
A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, da qual é obvio a maioria não crê, como nos dias de Noé ninguém acreditou que ocorreria o diluvio, a fé também é vinculada a quem prometeu, a quem falou, como Noé quem falou com ele foi DEUS, pode ser o único numa multidão acreditando em alguma coisa que DEUS prometeu, um só, não importa o que foi prometido acontecerá e só esperar, assim como nos foi prometido também uma morada eterna, assim vamos nos manter firmes nesta fiel vocação.
Sem a fé somos apenas um morador da terra, munidos da fé somos cidadão dos Céus, um imigrante para alcançar cidadania em uma nação diferente da sua, passa por um processo criterioso, leva um certo tempo, conheço uma pessoa que ficou mais de dez anos esperando, mas tudo isso é diferente pode ser que em outra nação não demore tanto assim, mas não importa, se somos cidadão dos Céus então somos estrangeiros aqui, vivemos numa terra estranha, somos peregrinos, a fé nos faz acreditar assim e que um dia quando terminar nosso tempo neste mundo voltaremos ao nosso lar, mas enquanto vivermos nesta vida teremos um tempo para nos preparar, acertar a documentação, o visto permanente, o passaporte para na hora do chek-in, não ocorrer de ouvir a voz da reprovação “não vos conheço, apartai-vos de mim”, de uma certa forma vivemos pela fé, tudo aquilo que acreditamos vai na contramão do mundo, o que temos como valores e conduta o mundo reluta em não aceitar e nem receber, se falamos da Salvação somos ignorados, se falamos das Sagradas Escrituras somos reprovados.
Mas o que importa é a nossa vocação celestial, ao propósito que nos foi incumbido o que dizem contra, pouco nos importa cremos em Quem tem nos falado, e no que nos tem prometido.
Seja DEUS verdadeiro e todo homem mentiroso, é o Céu existe a uma vida a ser vivida ali, onde não vai mais existir o sofrimento, a dor, a angustia aquelas coisas que são comuns aqui na terra, um dia tudo cessa em nós o que é da terra retorna a terra, mas o que pertence a DEUS que está em nós retorna para DEUS a fé não permite que esse sentimento saia de nós, a fé não permite que essa esperança morra dentro de nós, pela fé já sentimos os Céus abertos e a Glória vindoura, pela fé muitos já estiveram lá em espírito, sem a fé não somos ninguém.
Enquanto a vida prossegue, a fé as vezes confunde a medicina por exemplo, alguém mediante um quadro clínico munidos de exames e outros aparatos declara a um paciente o total de dias que restam, mais uns dias o médico se depara com novos exames e fica olhando perplexo, e confessa “mas esse é um outro coração não é aquele do outro exame”, “esse pulmão não era aquele condenado, aqui tem um pulmão diferente totalmente novo”, você entendeu, as peças pregadas a medicina, em que muitos precisam confessar que DEUS existe porque assim como em um caso o seu limite chega ao fim, e medicina declara que não há mais o que fazer, mas também existe o que chamamos de milagre, onde o condenado a morte é restaurado da sua doença incurável, isso é novidade? Não apenas as promessas feitas pelo SENHOR JESUS, que disse que aqueles que Nele cresse iria ver obras muito maiores das quais tinha feito, para que isso ocorra é preciso da fé, assim como muitos homens sonham em dominar a matéria, a fé faz isso sempre, um órgão destruído de um corpo que se restaura, um coração que não funcionava mais estava condenado e da noite para o dia se renova, é a fé restaurando, curando, renovando, transformando, dominando a matéria, recriando as células mortas restaurando os tecidos, os tendões, a pele, a derme a epiderme, os vasos, conforme a visão do vale dos ossos secos, ou seja, DEUS está operando através da fé, sem ela nada disso ocorre, sem a fé somos vazios e sem DEUS.
Finalizo este documento sobre a fé, tentando numa forma simples falar de um assunto tão complexo e profundo, peço que me perdoe por algumas colocações não dá para fugir da verdade e temos que ser verdadeiros, me perdoe se não fiz rodeios, mas falei de ambos os lados, e lembre-se que a definição de fé nunca mudou é a mesma deixada pelo SENHOR JESUS e pelos Apóstolos, qualquer outra definição não aceite e nem acredite, acreditar no que nós vemos é muito fácil mas naquilo que não vemos é essencial para a fé.
Desde já um grande abraço a todos, expresso aqui minha gratidão por ter suportado esta leitura, se gostou deixe sua opinião nos comentários, se não gostou comente, me ajuda compartilhando, e que DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.


(Claudio Alves de Oliveira)
Sobre a fé

Nenhum comentário: