segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

DESÂNIMO





 

DESÂNIMO


Tem momentos em nossas vidas que o desânimo aparece, em algum momento da nossa jornada ele fala mais alto, perdemos as forças, em cada um de nós exerce uma força centrífuga, nos empurra para longe do nosso foco, tenta mudar a nossa trajetória.


Perdemos o desejo de prosseguir, as forças de continuar, queremos deixar de realizar uma ação que executávamos com tanta dedicação, até realizamos, mas com muito sacrifício, sem vontade, sem brilho, sem inspiração, como se estivéssemos fazendo por obrigação.

Quando estamos nessa situação significa que o desânimo já fez o seu papel, ou melhor cumpriu a sua meta, como um vírus que dominou as células.

Quem pode afirmar que nunca passou por isso?

Isso é um fato, que justificamos com muito realismo, expomos nossas razões, nossas desculpas, não significa que estamos desistindo, mas de alguma forma aconteceu, alguma coisa nos levou até essa inconveniência.

Cada um de nós sabe onde o calo aperta, no entanto, nesses momentos muitos não tem explicação, se fosse se justificar não encontraria palavras, mas cada pessoa difere uma da outra, tem reações diferentes, atitudes, impactos, e da mesma forma cada um absorve da sua maneira.

Quando estamos assim a primeira pergunta que nos fazemos é o que aconteceu? Por quê? O quê foi que eu fiz? Onde eu errei? Questionamentos que muitas vezes não encontramos respostas, mesmo isso não estando dentro dos nossos planos, acontece, aconteceu ou acontecerá.

O desânimo é como se perdêssemos a aderência no chão, e começamos a escorregar e cair, é como um pássaro voando e de repente, suas asas perdessem a eficiência, e começa a perder autonomia.

Assim acontece conosco, chega ao ponto que a nossa virtude estremece, nosso brilho se ofusca, nosso vigor se esmorece e as forças se vão, e tudo o que queremos e parar e desistir, sentar a beira do caminho, como um certo Profeta do passado, que nem sequer imaginava que seu caminho era longo.

Muito fácil falar ou escrever sobre isso, o difícil é passar por isso, viver o momento, encarar uma situação assim, porque quando estamos bem estamos rodeados de amigos, no entanto quando as coisas mudam, nem todos se aproximam, quando não temos nada a oferecer a maioria prefere se omitir, mesmo não sendo real o desânimo faz enxergar assim, muitas vezes rodeados de amigos nos sentimos só, e sozinho em certas ocasiões nos dá a impressão que estamos rodeados de muita gente.

Mas, a maioria das pessoas optam por se afastar nesses momentos percebíveis do desanimo em nossa jornada, nos dando a impressão de que a maioria é interesseiras, pois quando nada temos nada a oferecer elas se afastam.

Dez leprosos foram curados num dia, mas somente um retornou agradecendo, a ingratidão não pode nos afetar, com ou sem ânimo é preciso prosseguir.

Com forças ou sem forças é preciso ir adiante, mesmo desanimado caminhe, não pare, isso é uma luta só sua, não depende de ninguém nem espere ajuda, da mesma forma que apareceu ele vai embora também sem deixar rastro, num dia dormirá sem esperança, mas quando amanhecer estará dentro dele, vivendo ela.

Apenas não desista, depois do desânimo vem a depressão, tenha uma coisa em mente, você não pode cair, muito menos desistir, muitos dependem da sua vitalidade, dos seus conselhos, da sua postura, da sua companhia e do seu afeto.

Se cair será a ruína de muitos, se desistir será o fracasso de mais pessoas se você parar será o fim de alguns, lute até o fim, não sei o que faz para ajudar os demais, não imagino qual seja a sua atuação, mas jamais desista dos seus propósitos, existem pessoas que são dependentes do seu sorriso da sua alegria, do seu brilho, que necessitam ouvir as suas palavras, que necessitam que se faça presente.

Mais uma vez, você não pode cair, não pode desistir muito menos parar, se lembra que tudo tem um propósito, e esse desânimo não é mais forte que você, nunca foi e jamais será.

Deve imaginar o que faço, inúmeras vezes tentei desistir, minhas desculpas eram boas, as justificava ainda mais, mas toda vez que eu tento parar a inspiração aumenta.

Tenha isso em mente as vezes recuamos só para pegar impulso.

Gratidão sempre pela sua companhia, agradeço de coração as mensagens recebidas, tem me fortalecido, me tirado da tristeza muitas vezes, só tenho gratidão.

DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.

(Claudio Alves de Oliveira)

Desânimo

Nenhum comentário: