sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

CONSTRUIR PONTES OU MUROS



CONSTRUIR PONTES OU MUROS


Já deve ter encontrado em algum lugar, uma porteira, vamos colocar isso na nossa reflexão, usarei como exemplo, num sentido pejorativo, uma porteira.

Em alguns lugares que passei encontrei muitas delas, serve para preservar a entrada de uma propriedade, em algumas uma placa com um aviso “não ultrapasse, propriedade particular”, existem outros avisos, mas isso é só para ilustrar.

Em outros lugares essas porteiras não têm essa placa, digamos, agressiva, mas não deixa, de ter um aviso, “mantenha a porteira fechada”.

Certa vez tive que fazer outro caminho, ou voltar, porque a rota que tinha traçado, tinha uma porteira dessas, essa trancada, em uma estrada, essa que passava em uma propriedade, veja bem, essa estrada não termina na propriedade, passa por ela.

Essa reflexão está apenas começando, vou usar muitos exemplos, para tentar através dessas palavras passar a essência do significado, ou a representatividade do nosso título.

Uma vez tive que voltar, após passar uma porteira, essa que não estava fechada, mas a estrada que passava dentro daquela propriedade, ela tem o objetivo de ajudar várias pessoas que tem propriedade naquele lugar.

Mas, não foi possível continuar, pelo pedido que nos foi feito de voltar, não adiantou argumentar, já tínhamos passados ali diversas vezes, por se tratar de uma estrada “municipal”.

Em outro lugar, até onde fui certa vez, passei por três porteiras, numa condição igual, uma estrada que atendia os moradores, nesse caso as porteiras são para evitar fuga de animais, algo muito comum nas regiões rurais.

Então, algumas pessoas, constroem pontes, e outras, muros.

É obvio que o dono da terra precisa proteger o que é seu, preciso construir muros, cercar a sua propriedade, imagine uma estrada que liga uma cidade a outra, supondo que parte dessa estrada passe em uma propriedade, cujo dono resolva de forma drástica interromper o fluxo de transitantes.

Seria uma catástrofe para as pessoas, terão que deixar de utilizar aquela rota, e pode ser que aquele seja o único acesso.

Essa pessoa está construindo muros, dificuldades, fechando um acesso que atende não só as pessoas do local, mas viajantes também, os desavisados que vierem de longe, terão que procurar outro caminho.

Vou citar o lugar onde passei minha infância, estradas foram feitas para atender a todos os sitiantes, perto do nosso sítio existia uma grande fazenda, o caminho da escola, e de outro sítio que tínhamos que ficava distante dali, dependia de passar por dentro dessa fazenda.

Caso o proprietário construísse muros, teríamos que dar uma volta muito grande, mas esse homem, ele, construía pontes, acessos, e jamais se importou que as pessoas usassem as estradas que passavam dentro do seu termos.

Então pessoas que constroem pontes, são construtores de facilidade, facilitam a vida dos demais, lutam por acessibilidade, faz com que um ponto isolado, possa se locomover.

A comunicação entre dois pontos, ou mais, é importante pensar de forma grandiosa a esse respeito, não se trata somente de uma construção, em cima de fluxo de água, está muito, além disso.

Os que constroem muros, não está apenas se protegendo, edificando seu palácio, solidificando sua propriedade, mas está se blindando dos sentimentos alheios, esse é o significado, formando barreiras e obstáculos para que nada o afete.

Vamos voltar na idade média, cheia de castelos esses cercados de muros, fossos de água, a primeiro objetivo era se proteger de inimigos, mas quando não existia uma guerra eminente, também servia para proteger dos camponeses, ou melhor, de suas inconvenientes visitas, constrangimentos que poderiam passar com presença deles no castelo.

Percebeu que os muros servem de proteção, mas serve a um propósito, o dono do castelo controla a entrada, tem até uma ponte que foi construída, mas só é içada quando afete os seus interesses.

Construir muros é elaborar dificuldades, a famosa burocracia, impedir que pessoas se beneficiem, é impor condições, evitar que exista prosperação, que o capital fica concentrado dentro da muralha, no fim das contas é se blindar.

Criar fronteiras, deve ter visto muito isso nas reportagens, separação de grupos, ideias, culturas ou o próprio indivíduo, não vamos se aprofundar aqui, mas, com certeza, deve ter ouvido, alguma coisa, a luta da classe operária, cotas, e a minoria.

É disso que se trata, criar barreiras, muros de contenção no debate de ideias, a recusa por ouvir mutualmente, ou o medo de estar errado, de perder alguma coisa.

Um breve resumo, na maioria das vezes, um impedimento à liberdade, ao conhecimento, à verdade ou à convivência.

Construir pontes é combate de certa forma os muros construídos durante o tempo, derrubar as barreiras, muitas vezes esses muros são mentais, já deve ter ouvido falar um dito popular “política, futebol e religião, não se discuti”, quem criou isso, em três pontos importantes da sociedade levantou uma muralha, impedir o debate de ideias, ou gerar questionamentos.

Quantas pessoas repetem esse discurso, com se fosse um mantra, não aceita nenhum argumento, chegando ao equivalente de um extremismo.

Construir pontes é fortalecer flexibilidade, o debate de ideias, buscar soluções, abertura de um brainstorming, alcançar resultados que beneficiem a todos, e não só uma bolha.

Construir ponte está muito além de concreto e ferro.

Mas ainda alguém pode dizer, mas o sujeito que construiu a ponte pode cobrar pedágios, mas o caminho está transponível, não existe um muro de contenção, o começo e o fim da ponte pode ser observado, é diferente do muro que impede a visão, mas existe o vitimismo, os que vão desqualificar o construtor da ponte devido ao pedágio.

Essa pessoa vai defender que ao invés da ponte existisse o muro, é simples assim.




(Claudio Alves de Oliveira)

Construir pontes ou muros


Berhenti Bina Tembok—Mari Bina Jambatan! Renungan hidup singkat berdasarkan teks Claudio Alves de Oliveira tentang memilih membina jambatan atau tembok dalam hubungan, komuniti dan pemikiran. Video (8:45) dibawakan dalam Bahasa Melayu dengan sari kata bersih tanpa outline untuk kemudahan bacaan. Sesuai untuk penonton renungan hidup yang ingin merenung tentang akses, empati, debat idea dan kebebasan. Tonton untuk memahami perbezaan antara memudahkan atau menghalang—dan bagaimana tindakan kecil boleh menyambung atau memisah. Jika bermanfaat, sila like dan kongsi video ini untuk sebarkan mesej kebaikan




 

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente 👏

claudio movie (Claudio Alves de Oliveira) disse...

Feliz por sua presença aqui, gratidão ❤️, Deus abençoe imensamente 🙏