Em todas as nossas tarefas, nossas ações diárias, precisamos estar motivados para realizar, diria que quase 100% de tudo, precisamos estar motivados.
Embora ocorra em algumas ocasiões que nós estando motivados ou não, não podemos fugir da responsabilidade, existem coisas que precisam ser feitas, realizadas, mas recomenda-se que em todas as ações se coloque em primeiro plano, a motivação, ainda que aquela tarefa seja uma obrigação, faça parte da rotina.
A motivação é o que nos move de certa forma, para o trabalho, para a família, amigos, atividades físicas, estudos, pesquisas, como se fosse o verbo na sua essência, ele que dá as ações, numa frase, por exemplo, “João e o quadro”, sem o verbo não dá para saber que relação existe entre pessoa e o objeto, mas quando entra o verbo, tudo faz sentido.
Porque podemos visualizar de várias maneiras, porque o indivíduo poder ter pintado o quadro, carregado, ou apenas viu, o admirou, ou ele vendeu o quadro.
Quando colocamos a motivação na frente de qualquer atividade, tudo faz mais sentido, não fica tão vago, saímos para um dia de trabalho, sem motivação passamos o dia desligado de tudo, no automático, sem ânimo para encarar as atividades, deixando para depois os problemas, acumulando tarefas, deixando para outros resolverem problemas simples.
Mas quando saímos de casa motivados o dia é diferente, tivemos os mesmos problemas e adversidades, mas além de no mesmo momento resolvermos, solucionar as situações que se apresentam, atuamos ainda para determinada ocorrência não seja recorrente, construímos um plano de ação preventiva, ajudamos quem está com dificuldade, tomamos a frente e realizamos além do esperado.
Mas o desmotivado, vai deparar com situações que alguém precisa de ajuda, e ele vai pensar: não é problema meu, e ignora, observa um problema se repetir e apenas sorri, ou diz: vai acontecer de novo, não dá para fazer nada.
Sem pro ativismo para auxiliar os demais, quando passa pelo mesmo problema que a poucos minutos, quando seu colega precisava de ajuda, mas ignorou, agora reclama e grita que não tem apoio, que não existe ajuda.
O desmotivado apenas colhe a indiferença que plantou, é dessa forma que imagina o mundo.
É obvio que não será todos os dias, mas especificamente em um dia a desmotivação nos enfraquece como pessoa, como amigo, como colaborador, enfim, é um dia em que falhamos, fugimos da nossa rotina e acredite não é uma experiência muito boa, nos sentimos incompletos.
Concluímos que se tivermos munidos da motivação, erramos menos e se errarmos foi tentando acertar, teremos mais acertos, a sensação de demos o nosso melhor, e nos estruturamos para o dia seguinte, porque quem está motivado pensa em melhoria contínua, faz parte do seu caráter.
No trabalho, por mais que seja uma obrigação, com ou sem motivação, precisamos, necessitamos, porém, motivados, coisas boas acontecem, o dia, traz consigo a felicidade, sentimento de realização, vencemos mais uma etapa, o dever cumprido no final do dia.
Sem a motivação, os sentimentos são negativos, revolta, menosprezo, reclamações, falácias entre outras coisas, críticas sem sentido e sem justificativas, o dia se torna um pesadelo, ambiente pesado, as horas se demoram a passar, e no fim do dia, sensações ruins, remorsos e arrependimento.
Aquele que deixe se motivar é capaz de abraçar, sorrir, dar atenção, aprender e ensinar, consegui ouvir, mas o desmotivado, só reclama, não tem elogios em suas palavras, só críticas, não demonstra alegria, gratidão, satisfação, parece obcecado pela revolta, só tem argumentos infundados.
Existem ações que a realizamos por puro amor, mas pode ser o contrário, como dizem, na força do ódio.
Em um caso o amor foi usado como motivação, e no outro o ódio, em todos os aspectos somos conduzidos pela motivação.
O desmotivado está motivado pelas razões erradas.
A motivação nesse aspecto tem o seu lado obscuro, que leva a pessoa ao extremo, de repente ouvimos a notícia: “crime passional, homem mata sua companheira, motivado pelo ciúme”, já ouvimos muitas notícias assim, o crime foi motivado por diversos fatores.
Quando começamos o texto, mencionamos o que nos move é a motivação, até mesmo para as razões erradas.
Motive-se para o que é bom e ignore o mal.
(Claudio Alves de Oliveira)
Motive-se


Nenhum comentário:
Postar um comentário