sábado, 11 de fevereiro de 2012

da BBC, Os homens podem herdar uma forma de doença cardíaca do pai através do cromossomo Y


Os homens podem herdar uma forma de doença cardíaca do pai através do cromossomo Y








Os homens podem herdar a doença cardíaca do pai dizem os cientistas que rastrearam a condição para o cromossomo Y que os pais passam aos filhos.

Ao estudar o DNA de mais de 3.000 homens e encontraram uma versão específica do cromossomo sexual aumenta o risco de doença arterial coronariana em 50%.
 
Tal como muitos como um em cada cinco homens britânicos levar esta versão do Y.

E o risco é que conferem além de fatores de risco cardíacos outros como o colesterol, The Lancet relatórios.

Os peritos já sabem que os homens desenvolvem a doença cardíaca de uma década mais cedo do que as mulheres, em média. Com a idade de 40, o risco de doença cardíaca é uma em cada duas para os homens e um em três para as mulheres.

Fatores de estilo de vida como o tabagismo e a pressão arterial são contribuintes importantes. Este mais recente trabalho sugere que o cromossomo masculino Y pode também desempenhar um papel na doença arterial coronariana - uma forma comum de doença cardíaca, que mata milhares a cada ano no Reino Unido.


Os médicos geralmente associada ao cromossomo Y com a masculinidade e fertilidade, mas isso mostra que ele também está implicada na doença de coração "

Maciej Tomaszewski Dr.
Pesquisador chumbo
Dr. Maciej Tomaszewski, da Universidade de Leicester, e seus colegas estudaram 3.233 não relacionados biologicamente homens britânicos que já estavam matriculados em outros estudos médicos que investigam risco de doença cardíaca.

Quando eles realizaram testes genéticos sobre os homens descobriram que 90% possuía uma das duas versões comuns do cromossomo Y - chamado haplogrupo I e haplogrupo R1b1b2.

E o risco de doença arterial coronariana entre os homens que carregam o haplogrupo versão que eu era 50% maior do que em outros homens.

Os cientistas dizem que agora precisam identificar com precisão quais genes no cromossomo Y são responsáveis.

Mas eles acreditam que já sabem como eles exercem o seu efeito - por perturbar o sistema imunológico de um homem.

Maciej Tomaszewski Dr., professor clínico sênior no Departamento da Universidade de Ciências Cardiovasculares, disse: "Estamos muito entusiasmados com estes resultados, enquanto eles colocam o cromossomo Y no mapa de suscetibilidade genética à doença arterial coronariana

"Os médicos geralmente associada ao cromossomo Y com a masculinidade e fertilidade, mas isso mostra que ele também está implicado na doença cardíaca."

Ele disse que, em última análise, a descoberta pode levar a novas formas de tratar e prevenir doenças cardíacas em homens, assim como um teste genético para detectar os maiores riscos.

Entretanto, ele disse que os homens devem se concentrar em fatores de risco que eles já têm o poder de modificar-se, tal como a obtenção de bastante exercício e comendo uma dieta saudável para manter sua pressão arterial e do colesterol baixo.

Dr. Wilson Hélène da Fundação Britânica do Coração, que co-financiou o trabalho, disse: "A doença coronariana é a causa de ataques cardíacos, que reivindicam as vidas de cerca de 50.000 homens no Reino Unido a cada ano.

"Escolhas de estilo de vida, como má alimentação e tabagismo são as principais causas, mas fatores hereditários realizadas em DNA também fazem parte da imagem. O próximo passo é identificar especificamente quais genes são responsáveis ​​e como eles podem aumentar o risco de ataque cardíaco."

fonte: Michelli Roberts da BBC NEWS

Um comentário:

claudio movie disse...

muito interessante,a reportagem, leia até aso fim.
eu recomendo.