terça-feira, 7 de julho de 2020

ACERCA DOS QUE DORMEM


ACERCA DOS QUE DORMEM

Paulo quando escrevia aos Tessalonicenses ele disse algo assim, para que não tenhais nenhuma a respeito dos que dormem, falava a respeito de que um dia no futuro nós iremos nos encontrar novamente.
Costumamos dizer em nossos encontros quando não existe a mínima probabilidade de nos encontrarmos de novo “se nós não vermos mais aqui, nós nos veremos lá nos Céus”, era disso que Paulo falava, pois a prova viva disso, não ele em pessoa presenciou, quando ocorre a sua conversão o SENHOR JESUS já havia retornado ao Céu, mas os demais presenciaram a ressurreição, puderam ver com seus próprios olhos a transformação e como a morte não pode reter o FILHO DE DEUS.
E viram, olharam e contemplaram, e teve alguém que para acreditar precisou até colocar a mão no lugar das feridas, e para a igreja de Tessalônica Paulo reforçava ainda mais essa promessa, se CRISTO foi o exemplo e sendo a primícia dos que dormem, havia prometido que um dia todos os que dormiram na esperança da vida eterna ressuscitariam, quando esse mesmo JESUS foi ver seu amigo Lázaro embora não estivesse mais vivo, já fazia quatro dias, uma de suas irmãs disse que ele ressuscitaria naquele dia, mas o SENHOR JESUS insistia que seu amigo Lázaro somente dormia, naquele dia aconteceu algo presenciado por todos ali, o Apostolo João deixou uma das menores frases Bíblicas, para descrever esse momento “e JESUS CHOROU”, esse choro foi observado pelas pessoas e algumas confessaram, ele o amava, o verdadeiro Homem e Verdadeiro DEUS estava ali e diante da sepultura bradou “Lázaro sai para fora” ele saiu dali como flutuando coberto de lençóis todo ligado, o espírito voltou ao corpo e logo os mais próximos receberam a ordem de desligá-lo, mas isso ainda não era a ressurreição, era uma figura do que seria, mas nenhuma explicação poderia ser dada a um acontecimento assim, depois de quatro dias tido como morto, Lázaro volta com o mesmo corpo que depois de um tempo se desfaria na sua partida, não há outra explicação que não seja o poder do DEUS VIVO sobre o controle de tudo.
Se creres ainda que esteja morto viverás, isso é subjetivo, essa palavra morto poderá ter alguns significados, porque a pessoa poderá estar morta no pecado, no crime, nas drogas ou até na mesma condição de Lázaro, mas o que Paulo fala está além disso, além do milagre, além do que ocorreu com Lázaro, ele fala de um futuro de um outro lugar, de um outro patamar, quando a morte for totalmente vencida, de fato ainda ela tem o seu “poder” sobre os humanos, mas depois desse tempo em que Paulo menciona, ela não terá mais nenhum poder porque não vai existir mais a carne, simples assim, aquele corpo de Lázaro mesmo depois de sair da sepultura ela tinha domínio, mas sobre o corpo de CRISTO JESUS, não tinha mais, e dessa prova que aqueles que falaram da ressurreição como Paulo tinham em mãos, as leis da física eram ignoradas, não tinha mais a matéria, algo além da nossa compreensão, assim durante quarenta dias o SENHOR JESUS permaneceu entre nós, para confirmação de tudo o quanto disse.
Que fique bem claro que Lázaro apesar de ter voltado dos mortos, como assim queiram que seja, voltou no seu habitáculo terreno, não voltou em outro corpo nem nasceu de novo, não ele dormia e foi chamado do seu sono, precisamos entender que um corpo sem alma não tem vida, um corpo com alma tem vida, para tudo existe um propósito, no caso de Lázaro ali tinha dois patamares que as pessoas precisam enxergar, presenciar e além disso ficaria registrado por alguém os fatos, o primeiro era o amor que foi demonstrado pelo FILHO DE DEUS, vamos voltar ao momento, os parentes de Lázaro por certo já tinham se conformado, como dá para perceber no dialogo de uma de suas irmãs, os demais talvez não tivessem se comovido tanto, mas entre eles estavam algo comovido, e que chorava a falta de um amigo, por certo não era comum esse ato, por parentes por familiares existia o luto, mas por alguém de fora da família não era comum se ver a comoção que se viu naquele dia, e outro patamar era o milagre em si, as dúvidas daqueles presentes quando lhe foi pedido para que tirasse a pedra.
Muitos ali criam na ressurreição do último dia, mas nem sequer imaginavam que a ressurreição e a vida estava li bem do seu lado.
Se creres verás a Glória de DEUS, esses que dormiram em CRISTO JESUS serão ressuscitados primeiro e os que estiverem vivos serão transformados no mesmo instante, alguns para a Glória Eterna e outros para o desprezo eterno a condenação eterna. Nessas condições a morte deixou de ter a sua força, nem o mar também ante de deixar de existir, entregará os seus mortos para que sejam julgados, os sepulcros se abrirão os que dormiram no pó da terra também serão levados ante o tribunal de DEUS.
Muito bem, Paulo em sua carta pontua isso, não quero que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não se entristeçam como aqueles que não tem esperança, o tempo para se aplicar essa crença, era diferente dos dias atuais, a maioria das denominações se fala de vida eterna, ressurreição, mas naquele tempo era algo que nem mesmo os Judeus tinham conhecimento, quem acreditava eram os que ouviram do SENHOR JESUS e guardaram no coração, mas os demais conheciam de outras crenças, mas o tempo ali dos Apóstolos se tratava de uma novidade, por isso o Anjo disse eis que trago novas de grande alegria. Era de fato normal que existisse muitas dúvidas a esse respeito, até hoje existe.
Teoria são elaboradas sobre isso, dentre elas aquela uma que diz que a alma fica acordada perto do corpo, as tradições mandam as pessoas acenderem velas para iluminar o caminho daquele que se foi, se tem a ideia de escuridão, tem aquela do defunto levar uma moeda no seu caixão para pagar o barqueiro, entre outras, uns que vão se preparar para assumir um outro corpo, vão viver outra vida, enfim são muitas teorias.
Essa reflexão não vai além da simplicidade, porque esse é um assunto que mais produz dúvidas do que esclarecimento, então não vamos ir além do que a simplicidade.
Aqueles que se foram dormem, foram desligados desta vida, e no seu profundo sono esperam aquele dia, da volta de CRISTO JESUS em nuvens de Glória, os quais esses que estavam dormindo serão ressuscitados primeiro e depois os que estiverem vivos serão transformados.
Já devem ter ouvido isso ou lido muitas vezes, eu também, e essa é a lógica de tudo, era o que Paulo propunha que se falasse para consolar a todos a respeito dos que dormiram.
Dormir porque de fato não poderia existir a morte da alma, o corpo precisa voltar ao pó de onde saiu, mas a alma saiu do Sopro de DEUS, a morte não se contentou com a matéria ela almejava as almas, por essa razão CRISTO JESUS disse a Marta “E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerás. Crê tu isto?” durante um certo tempo terá que aguardar, até que receba o chamado para que volte em outro lugar, agora com um corpo incorruptível.
Mas a dúvida que sempre ronda é que os que morreram, os que não estão mais entre os vivos, poderiam estar de alguma forma interagindo, ou acordadas como alguns dizem, presumem, que podem falar com os vivos, andar ao lado, e até como creem algumas religiões até realizarem milagres, intervenções e até mesmo ditar alguns livros, creio que já ouviu muito disso.
Se eu disser que nada disso é possível, e que posso aqui simplesmente falar da lógica, nem se aprofundar intensamente, vou falar simplesmente da lógica, e creio que entenderá.
Para elucidar essa questão é preciso que tenhamos a real compreensão da nossa formação, lembra que eu disse que um corpo sem alma não tem vida, e uma alma sem corpo também não pode se locomover, está inoperante de alguma forma, a alma só interagi dentro do seu habitat, ou seja, a matéria, o corpo humano, fora disso é como se não existisse, por isso desde o tempo dos Apóstolos se fala de que quem morreu está dormindo, desligado, um sono profundo, uma pergunta feita pelo Salmista “no sepulcro quem te louvará?”, somos diferentes e inferiores aos anjos, a nossa alma está ligado ao corpo, a matéria se desfazendo está desligada, até sim que receba um novo habitat que não será nesta terra, evento que ocorrerá somente na volta de CRISTO JESUS, enquanto isso não ocorre tudo não passa de especulação e crendices, e por trás de dessas anormalidades que supostamente aconteçam, tem uma explicação muito simples, aquele que se rebelou lá no Céu está por trás de tudo.
Quando o povo de Israel estava para entrar na terra prometida forma orientados: Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:9-12
Vou deixar a fonte para que não haja dúvida, todas essas coisas listadas não pertencem a DEUS, então pertencem a quem? Tudo isso são abominações, caso tenha discordado da minha colocação, fique à vontade para argumentar, só que não será em cima da minha pessoa, mas em cima da Palavra de DEUS, o qual eu a exponho.
Com já existem muitas teorias virão outras, devemos como cristão permanecer na simplicidade, se aprofundando nessas coisas que mais produzem incertezas e questões do que edificação.
Um grande abraço, minha gratidão por mais uma vez se fazer presente aqui no nosso lugar de conversas e troca de ideias.
Se puder me ajude, compartilhe, divulgue, comente, critique, complemente o assunto, deixe sua opinião é muito importante para nós.
DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.
Se não me conhece nunca viu minha face, ou se já me conhece mas a distância é um obstáculo, se nós não nos vermos mais aqui um dia nos veremos nos Céus. Amém.

(Claudio Alves de Oliveira)

Acerca dos que dormem

Um comentário:

Izabel Marcelino tostes disse...

Maravilhosa reflexão,e perfeita, para nós que cremos, Deus abençoe grandemente. Irmão Claudio. Perfeito.