sexta-feira, 5 de março de 2021

HUMILDADE


HUMILDADE


Davi conhecido pela sua humildade, característica que faz parte da sua história, é obvio que como todos nós também errou, mas precisamos apreciar nas pessoas o que é bom, nos atentamos para suas boas atitudes, seus exemplos, vamos evidenciar seus bons atos, suas boas ações, aquilo que é mal que não nos serve, descartamos, nem mencionamos, apenas ignoramos.

De um certo ângulo de visão, quem somos nós para falar desse ou daquele que cometeu tal ato, ou fez isso ou aquilo, se nós da mesma forma erramos e muitas vezes nos comprometemos, deslizamos, então a experiência nos ensina a filtrar, e extrair o que é bom o que pode ser usado para edificação, depende da nossa interpretação também, podemos mencionar um ato errado com o intuito de não seguir o mesmo caminho errôneo.

Mas voltando a Davi, suas razões, justificativas, causas, trocou tudo isso, descartou por algo mais excelente, em outras palavras desperdiçou uma chance de acabar de uma vez por todas com seus problemas, depois foi testado de novo, na mesma situação, diante dele talvez seu pior inimigo, eu vejo assim, porque os inimigos que são declarados sabemos suas intenções, entendemos que deseja tirar a nossa vida e luta pra isso, mas nosso sogro, isso é inesperado, surpreendente, esperado por ninguém uma atitude dessas, depois da sua lealdade demonstrada para com ele, tudo muito estranho a não ser o fato de que um dia seria seu sucessor no trono, essa ideia incomodava e causava ciúmes no seu sogro, mas ai tentar matá-lo, já era demais, persegui-lo, caçá-lo, como um animal.

Suas razões para tirar a vida de Saul dentro daquela caverna eram gigantes, ninguém o questionaria, de forma alguma seria reprovada sua atitude, pois se tratava de um inimigo mortal, se essa oportunidade fosse inversa seria o seu fim com toda a certeza, mas diante de nós surgem oportunidades de fazermos o certo, o errado, ou a excelência, Paulo nas suas cartas tão lidas e estudadas ele coloca sempre em questão isso, a escolha certa e aquela que supera tudo, a escolha excelente. Podemos comparar isso diversas vezes, é lógico que não está tudo em um único livro, só uma pincelada nisso, quando ele fala do casamento.

Está escrito que DEUS se agrada dos humildes e abate aos soberbos.

Quem sabe Davi compreendia isso, como ninguém, mas isso não o blinda de falhas, está imune ao erro, nada disso, como um simples ato errado, uma decisão errada, colocamos tudo a perder, em uma jornada longa e meio caminhada, precisamos voltar até onde erramos e começar de novo, e da mesma forma uma atitude simples tudo se renova, em outras palavras, se com um simples erro perdemos a atenção dos Céus, com um simples gesto temos os Céus nos contemplando.

Somos seres humanos sujeitos a erros e acertos, fracos e fortes ao mesmo tempo, a humildade nos faz refletir quando precisamos nos corrigir, quando erramos reconhecemos, confessamos nossas faltas, buscamos o perdão, procuramos a reconciliação, reparar os danos que porventura causamos, uma atitude diferente do soberbo que não reconhece seus erros e falhas.

Voltando a Davi, assim entendemos que o fator humildade impactou em sua trajetória, prevaleceu na vida daquele que DEUS o escolheu, para ser rei da sua nação, teve que aguardar a sua hora e o seu momento, mesmo sendo ungido rei, reconheceu em Saul uma unção de DEUS também e não ousou nada contra ele.

Seus atos de humildade cobriram suas falhas. O brilho de alguém não se apaga devido a um erro, uma falha, tem pessoas que tem muito crédito, vamos colocar assim, tem pessoas que apesar de errarem isso é oculto do acusador, Pedro negou três vezes e quando percebeu seu erro chorou amargamente, mas quando o SENHOR JESUS ressuscita acontece isso: Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.

Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse.


Marcos 16:6,7

Pedro é colocado em destaque, isso o mesmo que negou, entendemos que ele precisava de algum aprendizado, por essa razão passou por aquilo, muitas vezes erramos sem perceber, sem premeditar, e quando damos conta, estamos num remorso muito grande, arrependidos e como Pedro chorando amargamente, sem entender porque falhamos, sem compreender como podemos errar assim, parece que fugiu de nós, que não temos o controle, lutamos muito para ser integro e de repente falhamos.

Mesmo que procuramos a todo o momento não errar, acabamos por falhar de forma tão inexplicável, tudo tem uma razão e um motivo. Paulo fala sobre isso também, as coisas que gostaria de fazer que são boas não conseguimos e as que são más que não queríamos fazer, a fazemos a todo momento.

Davi na sua intimidade com DEUS escreveu muitas coisas profundas nos Salmos, uma delas “bem-aventurado o varão cuja transgressão é encoberta”, soa estranho para um mundo cheio de pessoas moralistas, mas no seu tempo era um pouco pior, qualquer erro era penalizado com a morte, DEUS teve misericórdia de Davi, e de certa forma ele procurava entender seus semelhantes, se foi perdoado por um erro tão grave também teria então que perdoar, embora essa seja uma passagem interpretativa eu vejo dessa forma, porém antes de expressar, preciso afirmar que os caminhos de DEUS nem sempre são compreendidos por nós, principalmente para aqueles que vivem em cima de protocolos, os que tem por hábito assumir o lugar de Satanás, e acusa quem quer que seja, e tudo o que vê se não for do seu agrado, recusa.

Moralista e acusadores, não entenderiam esse aspecto, bem-aventurado o varão cuja transgressão é encoberta, mas não do olhar de DEUS, mas uma falha, um erro que DEUS não permite que o acusador veja, quem pode questionar quem de nós ousaria determinar para DEUS o que fazer ou cobrar de DEUS justiça, só que quando a situação se inverte é um clamor só.

Não julgueis para que não sejais julgados, foi a recomendação dada pelo próprio FILHO DE DEUS, nós seres humanos ainda não assimilamos isso, que não cabe a nós isso, Paulo escreve dessa forma “quem intentará acusação contra um escolhido de DEUS, pois se é DEUS que o justifica” e mais adiante a pergunta “quem vos condenará?” quem de nós pode condenar alguém.

Sem a humildade, condenamos, acusamos e até executamos, lembra da cena da caverna onde Saul dormia o seu sono nem sonhava que em diante dele estava aquele que considerava o seu maior inimigo, ali poderia ocorrer três coisas, Davi poderia acusar, condenar e executar, mas preferiu escolher a excelência.

Como depois disso poderíamos falar algo contra esse homem, tão humano como qualquer um de nós e depois disso vacilou, como pode ocorrer com qualquer pessoa.

DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.


(Claudio Alves de Oliveira)

Humildade


 

5 comentários:

Débora Soares disse...

Parabéns pelo texto. Bom seria se todos pudessem ler e refletir. Hoje o que vemos é uma soberba muito grande, e a humildade é raro se ver nas pessoas. Muitas vezes somos lembrados apenas por 1 erro cometido, as qualidades são apagadas como se nunca tivéssemos acertado em nada, a partir do momento que erramos em algo.

claudio movie disse...

Muitos cristão ainda carrega na mãos aquelas pedras, as mesmas que iriam jogar em Maria Madalena, muitos de nós ainda não deixou essa pedra cair, que simboliza a acusação, condenação e execução, o amor ainda é algo que precisa ser cultivado, aprendido eu vou mais além para alguns o amor precisa ainda ser adquirido, DEUS abençoe muito por participar e comentar.

Unknown disse...

A humildade é tudo na vida cristã, e nos ajuda e livra em muitas situações

claudio movie disse...

Sábias palavras Deus abençoe imensamente por participar e opinar imensamente grato.

Izabel Marcelino tostes disse...

Deus abençoe grandemente irmão Cláudio, sabias palavras, Louvado seja Deus altíssimo.