domingo, 28 de março de 2021

MÃOS LIMPAS E CORAÇÃO PURO



MÃOS LIMPAS E CORAÇÃO PURO


De tudo aquilo que precisamos para garantir a sobrevivência, o dinheiro não é tudo, as fortunas, o status por si só não completa as pessoas, porque o que nos faz bem, se sentir bem, nos traz paz de espírito o que nos completa, precisamos de um coração puro e ter as mãos limpas.

Limpos de mão e puro de coração, podemos possuir todo o ouro e toda a prata, ou simplesmente não possuirmos nada, podemos ser ricos, milionários ou ser pobre e necessitado, mas tendo uma consciência tranquila nada tememos, mas quando se chega em um status passando por cima das pessoas, ou de forma ilegal tudo isso um dia pesa. Mas quando construímos nossa vida em cima de um pilar chamado honestidade não precismos esconder nada de ninguém, nem manipular aqui ou ali, comprar o silêncio desse ou daquele.

Existem pessoas ricas, que vivem subornando esse ou aquele, até mesmo a própria justiça para apagar o passado criminoso, pois construiu sua fortuna em desonestidade, não foi justo muito menos capaz de construir um patrimônio estruturado na decência, não foi honesto, muito menos capaz, se aproveitou das oportunidades, se enriqueceu ilicitamente e com suas atitudes e outros também da mesma forma, hoje todos nós podemos observar isso, não preciso mencionar nomes, manobras são feitas, muda-se as leis, a constituição, tudo é feita de forma perversa e sem escrúpulos, para que o passado, ou melhor, os crimes de certas pessoas possam ser esquecidos ou apagados.

Ai perguntamos, será que compensou tudo isso? Porque abandonou a honestidade e se tornou tão vulgar, corrupto, se vendeu, o que tem hoje como argumentos são mentiras, tenta ser o que jamais poderá ser, uma vergonha a própria nação, e ainda tenta palpitar dando uma de pessoa honesta, revelando a sua verdadeira hipocrisia.

Mas não precisa ser necessariamente milionário, para ser um desonesto, isso é independente de status, assim como muitos milionários construíram suas fortunas em cima da humildade, da honestidade, sem pisar em ninguém, sem desvios, sem falcatruas, por competência, dependendo somente das suas próprias condições.

Mas tem pessoas pobres e desonestas, corruptas, vendidas, que põe seu caráter a venda como as pessoas mencionadas do outro lado.

Talvez com isso entendemos que muitas pessoas não podem se tornar ricas, tem apenas o sustento de cada dia, pois assim que se tornaram ricas perderiam seu caráter, sua honestidade, se tornariam presunçosas, gananciosas, amante de si mesma, podemos observar que muitos que em uma situação assim, acabam por perderem tudo, muitos vivem nas ruas, perderam até a sua identidade de ser humano, não generalizando, mas se perguntarmos para as pessoas que moram na rua hoje pode ser que ser surpreenda com suas vidas passadas, algumas o vício a jogou lá, outros a depressão, mas tem aqueles que um erro o deixou na miséria, não conseguiu viver, digamos com uma estrutura melhor, em certas ocasiões nem chega a ser um milionário, mas o pouco que tem já o suficiente para pisar nas pessoas, e como se despencasse de uma escada não conseguem mais se levantar.

Tinham tudo, sua sobrevivência era satisfatória, mas hoje muitos vivem de doações, só tem a roupa do corpo, uma vida difícil e sem esperança, acordam pela manhã sem motivos e sem razões, como disse, não são todos assim, tem aqueles que mesmo vivendo na miséria tem uma alma limpa, divide até o que não tem, outro dia alguém pediu um prato de comida e queria de alguma forma pagar, queria tirar os matinhos da calçada, não desejava que aquilo fosse e graça. Quantos que em situação bem diferente faria totalmente oposto, receberiam algum benefício e nem agradecer o fariam, nem a gratidão seriam capaz de demonstrar.

Essa é nossa reflexão precisamos nos cercar do que é bom, do que nos edifica, nos faz crescer como pessoas como seres humanos na nossa evolução nos nossos objetivos propostos de melhoria, de cada dia lutar para alcançar a perfeição, a excelência, com muito ou com pouco, tendo tudo e não tendo nada, nosso caráter precisa ser focado na excelência, nossa paz de espírito, nossa consciência tranquila olhar para nós mesmo, e enxergar reconhecer onde e quando precisamos melhorar, nos corrigir se acertar, como um certo Zaqueu aquele homem baixinho que subiu na figueira, na esperança de somente ver o FILHO DE DEUS passando, e surpreendido pelo que foi proposto, quantas pessoas estavam ali, uma multidão, mas a sua casa foi escolhida para abrigar aquele Homem tão admirável, “Zaqueu desce porque hoje me convém pousar em tua casa”, toda a vida daquele pequeno homem foi transformada, e começou ali naquele momento: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.


Lucas 19:8

Como se trilha o caminho da perfeição, é desse forma, resolvendo todas as desavenças, acertando tudo o que se deve, pedindo perdão e perdoando, é isso.

Finalizamos nossa reflexão dessa forma, não pare, não desista, prossiga, não caia se cair muitos cairão com você, então permaneça.


(Claudio Alves de Oliveira)

Mãos limpas e coração puro



 

2 comentários:

Eduardo disse...

Que lindo Deus abençoe

Débora Soares disse...

Lindo texto. A corrupção está no ser humano sendo rico ou pobre, oq fazemos constantemente é lutar contra para q não aceitemos o errado como certo. Coisa triste é a ingratidão . Sejamos gratos sempre! Deus o abençoe!