PRECISA LUTAR
Tem momentos que escrever é tentar desvendar um mistério, colocar ao leitor algo novo, algo desconhecido, alguma coisa que ao olhos dos leitores chame sua atenção, através das palavras possa o “prender” para um dois minutos de leitura, talvez cinco ou dez, a dinâmica de uma ficção, o enredo de uma história, ou de um filme quase não muda, seguem um protocolo.
Aqui tentamos de uma forma bem simples a cada dia se aprimorar nas palavras singelas, as vezes sim, são repetitivos certos assuntos, no entanto isso serve para que analisar se evoluímos ou não, ou pode ser mais profundo, ou talvez a mensagem não chegou ao destinatário, pode ser tanta coisa, que todos os dias nossos olhos veem. Somos surpreendidos com a notícia de uma perda, um amigo, e aquilo nos comove, mas é como ele se foi que é mais surpreendente.
Deve ter visto pela internet muitas palavras motivadoras, muitos textos e vídeos, pessoas voluntárias tentando levar de alguma forma a outras pessoas um meio, coragem para lutar, novos sonhos para sonhar, coragem para não desistir, travando um combate intenso contra a depressão.
Muitas vezes um sorriso, esconde uma infelicidade sem tamanho, a aquela alegria é só aparente, é o que vemos nos rostos das pessoas, dos mais próximos, dos amigos, não conseguimos enxergar alma das pessoas, não conseguimos ver o que está ali dentro, seus sentimentos, sua dor, sua decepção, as dificuldades, seus problemas, o mundo está tão corrido que o tempo se torna um inimigo, ainda que moramos num país que a socialização é normal.
Outro dia estava vendo uma entrevista de uma pessoa de outra nação que agora vive aqui, ela estranhou esse forma de socialização nossa, bom dia, boa tarde, enfim essa saudação tão comum e rotineira, ela falava que de onde veio não tem isso, e cada um na sua, deveríamos nos sentir privilegiados por ser diferentes.
Não sei você, no entanto quando acontece o inevitável próximo de nós, fica aquela sensação, poderia ter feito mais, como não percebemos que aquela pessoa precisava de ajuda, talvez um convite para visitar a sua igreja já teria outro desfeche aquela história que termina de forma tão triste, fica no ar uma sensação que falhamos, mas em contra partida, poderia ser nós, ninguém está imunizado quanto a isso, estamos bem hoje, mas não sabemos o dia de amanhã.
Mas enquanto houver palavras, enquanto existir inspiração, não vamos desistir, falaremos ao mundo que a vida é bela, falaremos da gratidão, do amor, da esperança, e como foi dito que existe uma vida além dessa, enquanto existir palavras falaremos de compreensão, e deixar tudo a seu tempo.
Temos uma vida para viver, um tempo para existir, e fazer o nosso melhor, somos como uma semente que alguém plantou, vai germinar, nascer, florescer, até que um dia aquele que plantou vai retornar e procurar o que plantou, recolher o que nasceu de bom, e chorar pelas sementes que morreu.
Nos foi dado um espaço de tempo para que possamos evoluir como seres humanos, como pessoas, desenvolver em nós o amor, o verdadeiro amor, entender, se comover, tentar sentir a mesma dor, sentir o mesmo sentimento dos nossos semelhantes, embora seja tão difícil perceber quando todo fardo que alguém carrega está no seu interior, na alma, e como já disse, um sorriso oculta uma grande dor, problemas sem solução, decepções, enfim, não conseguimos perceber que aquela pessoa caminha a passos lentos para um abismo, um caminho sem volta.
A vida tem lacunas que precisamos preencher, é a nossa missão, imagino agora Paulo, preso esperando o momento da sua partida, não sei se esperou dias, ou horas pela sua execução, no entanto, sem querer talvez encorajar os demais que passariam pelo mesmo processo, ou não decepcionar aqueles que acreditavam nele, ou decepcionar Aquele que no caminho de Damasco cercou seus caminhos e o transformou, o fato é que escreveu: Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2 Timóteo 4:6-8
Bom amigos, fato que é que a depressão já fez várias vítimas que conheço, amigos, próximos, não importa, o triste é que alguns deles não estão mais aqui e levaram com eles todas as respostas que gostaria de ouvir, cada caso tem sua peculiaridade, os que superaram é melhor que eles se sintam à vontade para contar como aconteceu, tudo no seu tempo, tem que partir da pessoa.
Vivemos intensamente do que é aparente, esquecemos que tudo isso que os nossos olhos contemplam as montanhas, os rios, os animais, plantas, os peixes, o mar e os oceanos, não foram feito de forma aparente, eu falo da fé, um dos pilares da esperança.
Supondo que a nossa vida esteja em situação caótica e não encontramos uma saída, mas temos esperança de que um dia tudo possa melhorar, e sem fé como vamos acreditar que isso ocorra, acreditar e crer estão ligados a fé, que mantém viva a esperança.
Esperamos que essas palavras sejam como uma mão estendida que tenta ajudar aqueles que estão a borda de um precipício, que a vida está por mais um passo, e tudo se acaba num vazio, problemas e decepções, embaraços e dificuldade, ausência de DEUS, quem não tem? A cruz de cada um, simbolizando as nossas dificuldades, são pesadas, embora umas seja de ferro outras de madeira, mas é o peso que podemos suportar, ou pelo menos, deveríamos, podemos assim dizer que nossa luta está em certa visão igual, não existe ninguém que não precise carregá-la não existe o privilegiado aquele que não precisa sofrer, chorar, se lamentar, como disse, cada um tem suas dificuldades, tem suas aflições, tem seus problemas alguns da própria existência e outros que nós somos os responsáveis por eles, decisão errada, escolha sem luz, tudo tem uma consequência, mas as pessoas se esquecem que nunca estiveram só, que mesmos errados basta aceitar o perdão oferecido.
Quando chegamos ao fundo do poço não existe mais a possibilidade de continuar cavando, não é necessário mais, não sei o certo como chegou lá, se foi em queda livre, ou se foi de atitude em atitude, aos poucos foi descendo, mas se chegou no fundo a maneira como foi não importa mais, é o momento de pensar como vai voltar, se vai demorar um dia, um mês, um ano, ou horas pense que lá em cima tem pessoas que te amam, outras que querem a tua presença, precisa do seu abraço do seu afeto do seu carinho, outras são dependentes todos estão torcendo por você um numero grande de mãos estendidas te oferecendo ajuda, sempre estiveram ali do seu lado, mas na sua decisão de se isolar não foi possível enxergar, mas agora esqueça tudo, precisa voltar, precisa subir.
Realmente não existe nada como um tratamento precoce que combata esse mal, só percebemos isso quando já é tarde demais, porque muitas pessoas se fecham, e por mais próximos que sejamos não demonstra nenhum traço de suicida, existem os casos quando a própria pessoa pede ajuda, terapias, frequenta o psicólogo, mas como disse precocemente não existe realmente o que possa fazer, o tratamento se inicia depois que é constatado a depressão.
Normalmente o suicida programa a seu último ato, premedita, planeja e age, e ali acaba seus sonhos, termina sua trajetória, de uma vez para sempre encerra seu sofrimento, sua angustia, ou a sua dor, levou consigo também muitas respostas, deixando um vazio, perguntas e questionamentos, e muitos “por quês”.
Só nos resta lamentar, cada situação é específica, cada caso se difere do outro, mas como já disse, infelizmente a morte, o fim significa a paz que o suicida tanto buscou, ou o bálsamo que procurou para a sua dor, encontrou no suicídio a solução para seus problemas.
Uma série de coisas leva o ser humano a entrar em estado depressivo, não saberia explicar com clareza, porque vemos pessoas que parecem saudáveis e sãs e então chega a triste notícia, e ficamos sem entender, o nosso país passa por uma reengenharia social, você já deve ter percebido, então a sociedade tende a ser mais vulnerável, tirando a base destruindo a sustentação do caráter, da moralidade, entre outras coisas temos como consequência uma sociedade fragilizada e ainda mais tendenciosa a ser depressiva, jovens vivendo quase que no mundo ´paralelo, numa realidade obscura, o politicamento correto empurrando as pessoas a serem escravas de um sistema.
Seria uma lista grande de inúmeros itens que faz com que as pessoas cheguem no estado depressivo, acredito que não seja somente as coisas físicas, mas muito mais espirituais, fomos de certa forma avisados sobre isso, Paulo escreveu aos Efésios e mencionou algo assim, é obvio que na época dele não existia isso, mas ele alertava a todos contra a luta contra o mal, que não seria mais contra a carne nem o sangue, mas com as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, não vou entrar no mérito do suicida se o que fez foi o correto ou não, para isso bastaria perguntar para um familiar dele, é claro que a reposta seria negativa quanto aquela atitude.
Podemos dizer assim que essa é a doença da mente, Paulo falava de lugares celestiais e na terra onde seria esse lugar, na igreja, os templos? Claro que não, foram construídos por mãos humanas, jamais seria um lugar celestial, pode ser temporal, por um momento só, mas esse lugar seria na divisão da alma e do espírito, e lá que acontece essa batalha, a nossa alma controla o nosso corpo, e quando a alma perde esse controle a tragédia é iminente.
Não estou falando de religião, mas do caráter forte, porque esse mal atinge a todos, independente de crença, credo, filosofia, etnias, etc.
As vezes acordamos sem propósito, o corpo não responde aos comandos, uma tristeza profunda nos toma e não sabemos o que é, não temos motivação, se voltamos a dormir não conseguimos, tudo incomoda, saímos às ruas cheias de pessoas, no entanto temos a sensação de que estamos sozinhos, nos falta coragem, deixamos de fazer nossas atividades com a mesma dedicação.
Existem guerras dentro de nós, batalhas intermináveis dentro do nosso ser, o nosso próprio corpo tem um sistema de defesa, deve saber disso, temos o sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar.
Alguns deles nós podemos ver, mas outros os nossos olhos não veem, um simples machucado uma pequena lesão, que depois observamos uma bolsa de pus no local, ali existiu uma batalha que não podemos ver, aquele pus é o resultado de um guerra das nossas células os glóbulos brancos contra as bactérias, isso para ilustrar que a guerra contra um mal maior que destrói a nossa existência ocorre na mente, na alma, aquele forma descrita de como acordamos é o resultado de uma guerra que não vemos, que não enxergamos, mas sentimos os restolho dessa guerra, em nossa falta de motivação, e isso se estende até que perdemos a vontade de viver, e por mais que doa isso, por mais que machuque as pessoas, uma vida ceifado nessas circunstância, o suicídio, significa que a guerra foi perdida, que foi derrotado, o mal venceu.
No início, imaginei escrever poucas linhas, colocar alguma coisa do tipo atividades físicas, leitura, mas depois observando que a maioria que entra em depressão faz tudo isso, desisti, outro dia vi uma pessoa bem-sucedida na vida cometer o suicídio, então não a importa a posição social, se pobre ou rico, famoso ou desconhecido, se é profissional ou amador, a depressão não seleciona somente um certo âmbito social.
Mas se eu pudesse dizer alguma coisa, ou aconselhar, mesmo não sendo um profissional, longe disso, eu começaria assim:
Seja grato, a gratidão pelo dia vivido, cada momento, cada segundo, por novas manhãs, por noites, pelo por do sol, pelo brilho da lua e estrelas, pela chuva e pelo vento, pelo ar que respiramos, pelo que comemos, pela música, pela poesia, e o mais importante a família, os filhos.
Outro dia vi um desse vídeos de motivação alguém oferecendo uma quantia enorme de dinheiro para alguém, as pessoas aceitam, mas quando a pessoa colocou o que queria em troca, eu te dez milhões para você não acordar amanhã, claro a pessoa rejeitou esse dinheiro, trocou uma fortuna por um novo dia, então a vida é preciosa, precisa ser vivida, não tem replay, não dá rebobinar a fita, voltar atrás 10, 20 anos, o tempo não para, e os dias passam e levam consigo, as nossas forças, o nosso vigor, muitas vezes a nossa saúde, a saúde mental, se cumprindo o que foi dito a Pedro, quando eras jovens andava por queria, mas na velhice até nas necessidades básicas dependendo da nossa saúde dependemos de ajuda.
Escreva um livro, conte a sua história, invente uma ficção, tente novos sonhos, procure novos caminhos, escale outras montanhas, só não deixe de lutar, não desista da vida, observa as nuvens, sinta o frio, sinta o calor, sinta o vento, sinta a chuva te molhar, ande no caminho das pedras, explore aquilo que você conhece, comece por aí talvez algum conhecimento está esquecido, alguma habilidade obsoleta, alguém que precisa abraçar, conversar, dialogar, caminhar juntos.
Sabe o detalhe mais sútil da vida passa despercebido, sentar em uma pedra observar o sol se pondo, ou o barulho das aves, o voo rasante da coruja, observar as andorinhas, colocar os pés na água deixar os peixinhos se aproximarem, tantos detalhes que preenche nossos vazios, que nos faz sentir importantes e damos as costas para as críticas e superamos nossos problemas.
Tem momentos que tudo o que precisamos é sair da rotina, subir uma colina, simplesmente conhecer os arredores da cidade que moramos, andar numa estrada de chão, se sujar de barro, de lama, ou uma estrada poeirenta, outro dia ainda falava com alguém, aqui perto tem caminho que passa por seis cachoeiras esse tipo de atividade, esse contato com a natureza renova as nossas energias, a nossa força, nos motiva, nos enche de vigor e vontade de viver, de sonhar, de cantar, de socializar.
Tem inúmeras religiões por aí, visita cada uma onde se sentir melhor e feliz, fique pelo menos um culto, uma reunião, uma cessão, uma célula, uma celebração, uma missa, faça isso por você, só não desperdice o seu tempo, sua vida.
Quando alguém toma a decisão de deixar tudo pra trás, amigos, família, emprego, filhos, não faz ideia da catástrofe que fez, a destruição que deixou para trás, seus entes queridos levará um bom tempo para se recompor, para se reestruturar, começar novamente, é uma construção que um terremoto desfigurou cada peça, é preciso começar outra vez do alicerce, um elo da corrente que se quebra.
Então ficamos assim, queria muito que tomasse a decisão correta, no entanto seja qual for a sua decisão, pode ter certeza terá o meu respeito, caso seja que a depressão te vença, vou te compreender da mesma forma, não sou ninguém, apenas uma voz na solidão, apenas uma brasa na escuridão, não sou nada além de um sussurro no deserto, sou apenas uma letra do alfabeto que persiste pela rede mundial levar uma frase, uma palavra, uma saudação.
Uma voz te dizendo, não desista da vida, lute.
(Claudio Alves de Oliveira)
Precisa lutar
2 comentários:
Pura verdade amo ler suas escritas
Imensamente grato pela atenção e participação Deus abençoe imensamente
Postar um comentário