sexta-feira, 26 de maio de 2023

O QUE NOS FALTA?



O QUE NOS FALTA?


O que nos falta?

Uma pergunta bem interessante, boa para fazer com que nós pensamos muito a respeito.

É muito óbvio que cada pessoa têm suas respostas, tire suas conclusões, isso é só uma reflexão, não é a resposta, ou a direção que por acaso queremos implantar nas pessoas, nada disso, quem acompanha a nossa trajetória sabe disso, entende que apenas se trata de um texto para refletir, agora se vai ajudar alguém, ou não, é outra história, se bem que sempre recebo agradecimentos, mais do que críticas.

O que nos falta? Leva nós a avaliarmos e pesar aquilo que talvez almejamos, nossos desejos e conquistas, uma avaliação pessoal e se perguntar dentro de alguns itens que vamos listar durante essa reflexão, o que sentimos falta.

O dinheiro nos faz falta?

Dificilmente encontramos alguém que não precisa do dinheiro, ao mais pobres precisam para sobreviver, os mais ricos para manter o seu status.

Mas entre nós aqui, posso perguntar, ele te faz tanta falta mesmo, ou o pouco que têm consegue sobreviver, ou você que possui muito, com o que têm consegue manter o seu estilo de vida.

Sendo bem sincero, responda a você mesmo, sem fazer comparações, mas se olharmos para todos com essa visão, podemos observar pessoas que conseguem viver sem o dinheiro.

Para o assalariado nos dias corretos terá o seu pagamento, para os bem sucedidos, o juros do seu investimentos tem uma data básica. Então pensando bem profundamente, o dinheiro faz falta para quem não tem onde morar, o que comer o que vestir.

Se lembra que isso se trata de uma reflexão.

Mais amadurecido, e olhando para as pessoas enquanto escrevo essas singelas linhas, posso dizer, que sou grato pelo que tenho, pode ser pouco, mas seria tudo para quem está vivendo nas ruas, e seria uma gorjeta para quem tem em abundância, essa é a minha porção, e com ela consegui viver até agora, meio século de vida.

Não tem amigos e isso te faz falta?

Estamos na era da tecnologia e isso afastou as pessoas de certa forma, mas isso não justifica, só vai se isolar de todos quem realmente deseja assim, se a pessoa optou pela solidão não pode se dar ao luxo de questionar ou reclamar de nada, foi a decisão dela.

Claro que isso é algo muito fácil de resolver, uma amizade nem tem a necessidade de ser presencial, pode ser virtual, existe uma infinidade de redes sociais, e dentro delas inúmeros grupos, páginas onde pode se começar uma amizade, ou até além disso, quantas pessoas que vivem juntas hoje que se conheceram dessa forma.

Ainda tem o trabalho, o futebol do fim de semana, a igreja, até mesmo o bar onde muitos amigos se encontram para brindar a amizade que normalmente abraçam novas amizades.

Grupo de ciclismo, motoqueiros, pesca, ou grupo de voluntários, pode acreditar é um campo muito vasto, no ciclismo fiz muitos amigos, pessoas que nunca tinha encontrado na vida, hoje posso dizer que nesse aspecto sou um privilegiado.

Somos nós mesmo que criamos barreiras, preconceitos, medo de não ser aceito, receios, mas é só quebrar esse paradigma, e logo será aceito em qualquer lugar que desejar.

É isso, se faz falta os amigos, se aproxima, interaja, o mesmo medo que talvez tenha, outra pessoa também tenha, uma grande amizade se inicia com uma boa conversa.

Companhia isso te faz falta?

Temos momentos que precisamos que alguém nos ouça, somos humanos e chega uma hora que precisamos desabafar, porém isso é perigoso, porque podemos desabafar, com a pessoa errada, que não vai guardar nosso segredo e pode até fazer chantagem com o que ouviu, além de espalhar ao vento, nossas palavras, usar contra nós aquilo que ouviu da nossa boca, denegrir a nossa imagem e reputação.

Nesse sentido, embora seja até mesmo uma necessidade nossa, seria algo que não era para nos fazer falta, mas se tivermos que desabafar realmente com alguém, essa escolha deverá ser minuciosa.

Um dia dei conselhos a uma pessoa que tinha passado por uma desilusão muito grande, e esse sentido companhia, não se trata só daquela pessoa de confiança, mas também daquela que vai viver ao nosso lado para o resto da vida, ou melhor, por uma vida inteira, mas voltando aquela pessoa que tinha desistido de companhia, no caso, um cônjuge, tinha se decidido a viver sozinha, com jeito falei do futuro.

Do valor da família, da descendência, fiz a pergunta sim, tudo acaba em você, quem vai levar o seu legado depois, imagine daqui um tempo em volta de uma fogueira seus filhos e netos contarem histórias suas, falando das suas peripécias, rindo das suas aventuras, orgulhosas da sua história, se você desistir ninguém vai contar sua história. Essa pessoa ao que tudo indica estava para se casar, tinha até dito que me convidaria para ser testemunha do seu matrimônio.

A companhia faz falta sim, embora muitos se decidiram viver sozinhos, mas um dia na vida de um casal, esposo ou esposa acabam se tornando dependente um do outro, ou em algum momento da vida uma pessoa precisa do outro por motivos diversos como uma enfermidade, um acidente, um dos dois fica sem condições de realizar tarefas ou coisas básicas, existem coisas que não dá para realizar sozinho, é preciso estar a dois. Ou até mesmo não sendo um casal, porém corremos o risco de no amanhã necessitarmos de amparo, alguém que cuide da nossa pessoa, poderemos estar imobilizados, sem condições de andar, ou até mesmo fazer as necessidades, ou se alimentar.

Viver a dois, confidências, segredos, confiança, amizade, honestidade, sigilo, cumplicidade, a companhia certa ajuda muito.

Um dia passei mal, minha esposa me socorreu me arrastou até o hospital, perdi o controle do corpo e mãos, braços e perna estavam em colapso, e precisei de ajuda se estivesse sozinho poderia ser outra história.

Quer seja esposa ou esposo, ou uma amizade sincera, um confidente, alguém que tem a grandeza de nos ouvir, ou podemos estar do outro lado também, isso faz falta sim, acredito que muito mais que o dinheiro.

Filhos te fazem falta?

Até falamos um pouco disso já, mas ser pai ou mãe, é uma honra sem tamanho, a fortaleza do ser humano, que orgulho você dizer para alguém, essa é minha filha, esse ai é sangue do meu sangue meu filhão, esse ou essa não tem meu sangue, é adotado mas é como fizesse parte de mim, amo acho que mais que os filhos biológicos, depois que o passarinho aprende a voar não volta mais ao ninho, mas a gratidão de um adotado faz voltar, não que todos sejam assim, mas vamos aproveitar a melhor parte disso, eu sei que muitas mães não dormem a noite em lágrimas por causa de seu filho, sua filha perdido no mundo das drogas, ou no mundo do crime.

Sei também que muitos desses filhos por mais que queiram não encontra o caminho de volta, e o crime os consumem e os destrói, a dor dos pais não dá para descrever, nem verbalizar.

Mas tem o outro lado, o orgulho, o privilégio, de um filho ou uma filha, bem-sucedido na vida, os netos, os bisnetos, você vê a sua geração sendo formada, um dia conforme eu aconselhei aquela pessoa, sentando em volta de uma fogueira contar suas histórias, ou aconselhar, motivar, elogiar um dos descendentes, direcionar mostrar um caminho, ajudar, tanta coisa para ser feita, tantas alegrias.

Quando estão vivendo a sua vida, nós pais sentimos uma falta imensa dos filhos, nossas crianças, imagina um pai ou mãe que enterrou o filho ou a filha, só quem passou ou passa por uma situação é quem pode dizer, falar da sua dor.

Mas a vida não tem ninguém que a controla, nenhum de nós controla nossos dias, o nosso tempo, o momento de deixarmos esse mundo, não vivemos um minuto a mais dos nossos dias, com atitudes irresponsáveis o máximo que conseguimos é adiantar nossa partida.

Mas filhos fazem falta sim, corremos o risco de um dia o perdemos de alguma forma, mas aqueles momentos da infância, serão difíceis de serem esquecidos, ficam gravados, escrito dentro dos nossos corações nas nossas almas e muitos sobrevivem desses momentos, momentos que ficaram lá no passado, mas as lembranças e as recordações desses dias nos dão forças, razões, motivos para não desistir, imagina quantos que desistiram até de viver, mas por causa dos filhos, resolveu continuar.

Como faz falta o sorriso, o carinho de um filho, ou de uma filha, principalmente para aqueles pais abandonados em um asilo, eles fazem falta sim.

Um bom emprego te faz falta?

No caso de Brasil estamos vivendo um momento em que o desemprego só está aumentando, com a pandemia muitas empresas fecharam e agora por motivos políticos ocorre a mesma coisa, é obvio que o um bom emprego faz falta para qualquer pessoa.

Trabalhei com muitas pessoas com formação superior, investiram em suas carreiras mas até o momento não atuam na sua área, mas o sonho não acabou e não morreu a esperança do emprego dos sonhos.

Então muitos têm emprego, mas não o que planejou ou almejou, de certa forma faz falta, imagina uma pessoa que se dedicou aos estudos por exemplo de engenharia elétrica, e depois de dez anos de formação consegue um emprego na sua área, se durante esse dez anos atuou em outra área, terá que aprender quase tudo novamente.

Gostaria que na nossa nação tivéssemos uma evolução nesse aspecto, a pessoa sai da faculdade ou do curso técnico com alguma coisa mais concreta do que simplesmente um estágio, assim como na medicina por exemplo, que os que completam a disciplina têm o emprego garantido, mas se tiver outra profissão assim não lembro, mas as demais é a busca, a procura que demanda tempo, e criação de novas vagas.

Faço uma crítica a alguns gestores de empresas, que optam por pessoas com ensino superior ou técnico para realizar tarefas que não existe a necessidade desse conhecimento, talvez para um status da sua empresa.

O que mais te faz falta?

Ficou bem longo o texto, e isso assusta um pouco as pessoas, daqui para frente será um breve resumo.

Você possui uma família, tem um lar, tem saúde, tem um emprego, adquiriu um veículo, tem amigos, sua vida social é excelente, seus filhos vão bem, o mais poderia te fazer falta?

Um desejo, um sonho, uma viagem, talvez um lugar que queira conhecer, as vezes a nossa realidade não é compatível com nossos desejos e sonhos, precisamos pisar no chão, trilha o caminho das pedras, ter firmeza nos nossos pés.

Acredito sim no sucesso das pessoas que deram um salto em suas vidas, saindo da humildade para um status diferente, mais elevado, porém tudo tem o seu custo, uma pessoa bem sucedida tem o seu custo de vida bem alto, e da pessoa mais humilde é mais baixo, e nesses altos e baixos da vida precisamos aprender a viver em ambos os aspectos, ter a sabedoria para se o nosso nível de vida chegar ao extremo temos que sobreviver, aprender a se reerguer, e também da mesma forma aquele que era humilde e mudou de vida, ou seja, atingiu um status mais alto precisa saber viver na riqueza, porque se cair pode ser que não se recupere, caso aconteça.

O que está te fazendo falta?

Bem difícil colocar estas palavras, mas, de qualquer forma, preciso terminar.

Na maioria das vezes o que nos faz falta é a gratidão, você tem tudo o que precisa, sua vida pode até não ser perfeita, mas o que você possui é o que necessita, comece a olhar para tua jornada na terra de um outro ângulo, de outra perspectiva, contemple até onde chegou, a jornada foi dura, mas isso é a vida, que é composta de momentos de oportunidade, dias de batalha, dias de guerra, mas momentos de alegria e jubilo, dias de lágrimas, de perdas, mas dias de ganhos e sucesso.

Tudo tem o seu momento, a sua hora, como disse Salomão, seja grato por tudo, pelo bons momentos, pelos maus momentos também dos quais você superou, das horas amargas que passou, do cálice da derrota que bebeu, mas que não o fez desistir, e você está lendo essas palavras agora e talvez até questionando, mas se chegou até aqui és vitorioso, quantos que não tem a mesma sorte que você, quantos não tem o que comer, nem o que vestir, nem onde dormir, e que sua história acabou de maneira trágica ou estúpida, quando começamos a praticar a gratidão, a nossa visão muda, enxergamos o mundo de outra forma.

Valorizamos a vida, a família, o emprego, os amigos, o nosso passatempo, entendemos que a vida tem seus altos e baixos, que hoje estamos alegres e amanhã poderemos estar triste, ou vice-versa. Somos gratos pelas coisas mais simples, uma caminhada, uma conversa com um amigo, uma correspondência, colocar os pés na água de um rio, uma viagem, tanta coisa simples que nos faz bem, o detalhe mais imperceptível deslumbramos diante de nós, observamos as nuvens, a montanha, o vento, a chuva, as estrelas, a lua, a corredeira, a cachoeira, o rio caudaloso, as ondas se arrebentando na praia, a ave cuidando do seu ninho, a formiga se preparando para o inverno, a abelha cheirando a flor, e a busca incessante do beija-flor pelo polem das flores.

Quando somos gratos as pessoas os laços de amizade tendem a aumentar, na sua rua no seu bairro, onde trabalha, na igreja que frequenta, a gratidão de certa transforma, antigos inimigos em amigos próximos, a gratidão une as pessoas.

Comece a ser grato pelo que pode enxergar no momento, depois olhe para o passado seja grato pelo que já aconteceu, por tudo o que possuiu por tudo o que já foi, olhe para o hoje para o agora e seja grato por tudo, ainda que nada seja perfeito, mas da mesma forma seja grato.

E DEUS te faz falta?

Só quando nos ficamos distantes, nos afastamos, O esquecemos.

Ainda assim DEUS é onipresente, onisciente e Onipotente, mas se nós O ignoramos, é como se estivéssemos fugindo da sua face, mas não existe nenhum lugar onde pudéssemos nos esconder.

Mas essa resposta é com você, DEUS te faz falta ou é você que o ignora e se afasta.

Sente a falta da presença de DEUS na tua vida, basta buscá-lo, a gratidão é um das formas de se aproximar, converse com DEUS até se tornarem íntimos.

(Claudio Alves de Oliveira)

O que nos faz falta?


 

2 comentários:

Anônimo disse...

Gratidão sempre,pelo ar pela saúde pela vida,pela família, amigos, alimento,paz,filhos ,netos ....sou a pessoa mais feliz.... só gratidão por Deus cuidar tão bem de mim💙

claudio movie disse...

Gratidão por participar pela atenção na verdade bem no fundo não nos falta nada, tudo o que precisamos Cristo Jesus nos supre