terça-feira, 9 de dezembro de 2025

O AMOR PODE SER AFERIDO?


 *Repostagem de textos antigos com a interação de vídeo, podendo ser assistido aqui mesmo ou no YouTube.*


O AMOR PODE SER AFERIDO?



Não existe algo que possa medir o amor, seu tamanho e proporção, nenhuma ferramenta ou máquina já construída tem essa precisão, a verdade que o verdadeiro amor não pode ser medido.

De todo o conhecimento dispensado ao homem, em relação ao amor, essa é a maior definição que conheço, a maior demonstração de amor que existe é quando damos a vida por outra pessoa.

Todos nos conhecemos de quem é essas palavras, e quão profundas elas se tornam quando paramos para analisar, porque essa doação tem que ter um bom propósito e pureza.

O verdadeiro amor é uma evolução nossa, assim eu compreendo, um caminho para ser trilhado, muito conhecimento para ser adquirido, um nível muito alto para ser alcançado.

Falando de nós simplesmente, somos cercados pelo ódio, rancor e outras coisas, podemos estar com um pé no amor, mas o outro pode não estar, avaliamos com isso que nossas atitudes elas mudam rapidamente, ou seja, podemos estar cercados com amor, mas por uma circunstância da vida isso pode mudar.

Estamos todos sujeitos a tudo nessa jornada que se chama vida, tanto ao bem e quanto ao mal, uma ofensa, por exemplo, pode causar um impacto muito grande em nós, e do amor abraçamos o ódio em segundos, estamos falando de uma palavra, agora tente imaginar, uma agressão, pois é, falar que amamos é tão fácil, agora viver isso é que o nosso desafio.

Gosto de usar o termo evolução, porque o amor verdadeiro é como uma pedra bruta, que precisa ser lapidada até que se torne uma joia, e assim nós precisamos do tempo para compreender o que é o amor, na verdade, somos nós que precisamos da lapidação, ser retocados, moldados até que alcancemos a perfeição.

É temos uma vida para entender isso, alguns passam dos 100 anos, outros não têm tanto tempo assim, seus dias são poucos, bom o que compreendo é que a maioria dos seres humanos não entenderam o que é isso, o amor verdadeiro.

Se perguntássemos a alguma pessoa sobre um amigo, ela diria “eu gosto muito dele ou dela”, como iríamos medir esse sentimento, difícil, a pergunta que podemos questionar seria essa: até quando? Até quando vai durar esse amor que às vezes é demonstrado só por palavras?

Muitos de nós confundem, o instinto com o amor, exemplificando, alguém passa pela rua e ajuda um morador de rua ou um pedinte, essa atitude apesar de tão dedicada, pode ser considerada apenas como instinto, essa ação nós podemos observar que ocorre também entre os animais, é impressionante quando na natureza presenciamos uma cena assim, animais distintos se ajudando.

Mas possa ser que alguém questione, o ato de ajudar alguém como pode ser considerado apenas instinto, essa é uma pergunta que só aquele coração pode responder, no entanto, poderíamos responder de outra forma, uma pessoa alcançou tal maturidade que para ela essa atitude de ajudar se tornou algo comum, não pensa duas vezes, não conta o dinheiro que tem no bolso, um de nós pessoas comum, passa por alguém em necessidade com o dinheiro de pagar as contas certo, não falta e nem sobra, e diante de uma cena assim, é comum nós pensarmos duas vezes, se ajudar essa pessoa vai faltar para mim, nesse momento surge a prioridade, e ela fala mais alto, creio que tenha compreendido.

Já alguém que amadureceu no amor, a prioridade dele é o amor, e voltamos naquela pergunta, até quando dura o amor?

Entre amigos ele dura até uma ofensa, tem “amigos” que a amizade vai até o dinheiro acabar, deve ter ouvido falar muito disso, principalmente nas ruas entre aqueles moradores, outro dia tinha uma pessoa que foi muito famosa, bem sucedida, rico e tinha muitos amigos, mas na sarjeta nenhum deles estendeu as mãos.

Mas alguém pode dizer, isso não era amor, era só interesse, o amor não pode ser medido, no entanto, tem uma data de validade, como assim? Tudo o que não tem um alicerce, não dura, imagina uma construção feita de qualquer jeito, sem um bom fundamento, um dia vai cair, desmorona, assim também o amor sem sustentação, um dia acaba, os dois pés acabam por trilhar o ódio, e as justificativas serão muitas, os argumentos serão em toneladas, e a razão será abraçada o amor fica de lado.

O amor não pode ser medido, para entendermos o que ele é precisamos evoluir, primeiro como seres humanos, no caráter, na compreensão, nas atitudes, na humildade, na mansidão, na fé, no acreditar, no esperar, é uma longa jornada.

Eu poderia falar ainda muito mais, mas eu olhando para essas palavras já escrita, me fazem sentir uma criança que ainda precisa de alguém para aprender, caminhar, aprender a falar, é assim que me sinto, mas sei que preciso chegar em outro nível, preciso avançar, evoluir.

A maior demonstração de amor que existe é quando alguém dá a vida por alguém, tente imaginar alguém que deu a sua vida pela humanidade, é aí foge da nossa compreensão.

Um dia vai restar a todos nós aqui na terra três coisas, devido aos acontecimentos vão permanecer a fé, a esperança e o amor, mas ocorre que o amor é maior do que a fé e a esperança, muitas qualidades nossas, boas ações não estão ligadas ao amor, ou atreladas, lembra do exemplo, quando disse do instinto, talvez agora fica mais claro, o ato de ajudar alguém se trata apenas de instinto, não é amor, “e ainda que eu distribuísse a minha fortuna para sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado por alguma causa e não tivesse amor nisso, não significa nada”, deve saber que agora estou citando, o amor está acima de doações.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.



1 Coríntios 13:1

Se tivesse todo o conhecimento, conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, de maneira que transportasse os montes, isso sem o amor nada é, não tem nenhum valor.

Tente imaginar o nível de conhecimento de alguém que domina a ciência em só aspecto, ou alguém que tem tanta fé que se ordenar as montanhas mudam de lugar, pese tudo isso, pois sem amor isso não tem nenhum valor.

Precisamos entender que tudo falha, tudo acaba, porque um dia a profecia não se cumpre, o que tem o dom de falar em outras línguas se cala, e ciência desaparece, porque tudo isso está ligado aos homens, que se vão e vem, alguém morre no lugar de alguém, doa sua vida por alguém essa é maior demonstração de amor por parte de um ser humano, lembra daquela professora que salvou muitas crianças na escola, tirou do incêndio se sacrificou por aquelas crianças, eu tenho certeza que não acabou aí, um dia quando vier o que é perfeito, tudo será revelado, porque tudo o que temos é uma parte.

Todos os seres humanos têm 10% do seu intelecto, estamos limitados, então no futuro não muito distante, está escrito assim, quando vier o que é perfeito, aquele que deu a sua vida pela humanidade, então o que é em parte será aniquilado, ou seja, o nosso conhecimento, a nossa ciência, o amor nos fará alcançar o que hoje falamos sem conhecer, sem tocar, sem provas físicas, apenas de alguma forma cremos, acreditamos.

Porque ainda observamos como se tivéssemos olhando para um espelho, e ali conseguimos olhar para nós mesmo, nossa forma, mas não enxergamos a nossa alma, nossos olhos só conseguem ver a matéria, mas no dia da perfeição será diferente.

Aquele Adão de antes do pecado, que a morte não tinha poder sobre ele, e que não tinha a mesma limitação que todos nós temos, é esse o objetivo.

O amor é mais profundo do que podemos imaginar, e muito mais alto do que podemos atingir, mas é o caminho para a eternidade, por essa razão é tão complexo, mas, ao mesmo tempo, tão puro, cheio de pedras e espinhos, mas tão sublime, tão sofredor, mas tão benigno, no caminho haverá muitas injustiças, mas estamos cercados de verdade.

Agradeço a sua atenção, comente, deixe seu comentário, seu parecer ou crítica, imensamente grato, pela participação.

(Claudio Alves de Oliveira)

O amor pode ser aferido?


segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

A CHAVE

 



A CHAVE



A chave é tão necessária, a sua falta pode causar a ruína.

Uma paralisação, de um sistema, ou de uma máquina.

Um prejuízo enorme, para uma organização.

Alguém que perdeu a chave do veículo, por exemplo, está longe de casa.

Terá que chamar um chaveiro, fazer uma cópia, decodificar, tudo vai gerar um custo.

Imagine uma grande organização que devido a uma chave parou sua produção, linha de montagem.

Ou um banco, cujo funcionário perdeu a chave do cofre.

A chave não é só um simples objeto, que pode ser perdido.

Que abre portas, gavetas, armários, um instrumento de fechadura.

Ou na mecânica, que serve para apertar, desapertar, montar ou desmontar.

Mas, pode também ser esquecido ou ignorado.

A chave que abre as portas e também fecha, que lacra, que encerra um ciclo.

Que dá acesso ou também tira, uma mão de duas vias.

A chave que contém códigos, números, seriais, chip, joelho, criptografia.

Serve de proteção, guardar tesouros, segredos e trancafiar o mal de certa forma.

No conceito simbólico, representa: resolução ou segredo, a chave que desvenda um mistério, onde tudo fica claro, as peças se encaixam e o quebra-cabeça é montado.

Também representa poder, símbolo de posse, domínio, acesso livre.

A essência ou a base de algo, o elemento fundamental ou o ponto essencial de alguma coisa.

Pode também representar o início ou preparação para algo superior.

🔑Um simples objeto, mas quando olhamos de outro ângulo, se torna algo imponente e essencial.

A chave representa de forma eficiente, acesso, a solução, o poder e a essência.

Vamos dizer assim que todas as chaves são essenciais, todas têm sua finalidade, por exemplo, uma chave de fenda ou Philips, essências para parafusos, chave combinada, inglesa, a chave de boca são ideais para porcas, você entendeu.

Um código que libera a passagem numa combinação de números e caracteres, essência para proteção de dados.

Agora existem chaves, que nós precisamos construir, é como se cada ação nossa moldasse ou usinasse cada ponto dessa chave, lixar as sobras, ajustar para ter utilidade.

Vamos colocar alguns exemplos:

A chave da realização é a insistência, representado por degraus, que deve ser vencidos um a um até o topo.

A chave da conquista, é acreditar e não desistir quando os fracassos forem frequentes, e os erros forem constantes, mas focado no objetivo é transformar erros em acertos, ou seja, a superação.

A chave da vitória é quando apesar das lágrimas, de todos os contratempos, os obstáculos superados, alcançamos nosso objetivo.

A chave da humildade é trilhar as veredas da justiça, deixar de lado a razão, perdoar é fácil, mas o pedir perdão é mais complexo, precisamos fazê-lo, não se importando com a razão, se está certo ou errado, ninguém disse que o caminho seria fácil, para alcançar essa chave é preciso não deixar pontas soltas.

Talvez a maior dificuldade de um ser humano seja possuir a chave da humildade, porque para que a chave seja perfeita, é preciso tirar as impurezas, um trabalho de um mestre, porque essa chave não pode ter rebarbas do tipo: altivez, arrogância, presunção, orgulho, vaidade, soberba, ego, opulência, ostentação, desobediência, desrespeito, insubordinação, desacato, insolência e desaforo.

Assim como o metal bruto, precisa que outros produtos sejam acrescentados na sua estrutura, para determinada utilidade, por exemplo, o aço, constituído de ferro (98,5%) e carbono (0,5 a 1,7%), além de pequenas quantidades de silício, enxofre e fósforo.



Assim da mesma forma a chave da humildade, precisa que se incorpore na sua estrutura: modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza, submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade, sobriedade, austeridade, parcimônia, moderação, discrição, inferioridade, rebaixamento, baixeza, fraqueza, pequenez. Assim estará perfeita.

Essa chave vai servir para abrir uma porta que se chama o “amor”, a caridade, com alguns preferem chamar, mas para acessar o verdadeiro amor precisa da chave da humildade.

Essa porta aberta dá acesso a algo inexplicável, grandioso além da nossa compreensão, muitos tentaram explicar, estudar, definir, mas como vamos entender, compreender aquilo que está tão alto, uma ciência tão sublime que não posso alcançar.

Mencionei as palavras do rei Davi, simbolicamente a porta que se abre através da humildade, encontramos a chave do amor, essa que acessa além do infinito, um lugar onde o tempo não existe, e a matéria é insignificante.

Você poderá ter toda a riqueza nas mãos, fazer todo o tipo de caridade, distribuir tudo para o sustento das pessoas e ainda em seu último ato de humanidade, entregar seu corpo para ser queimado, sem a chave do amor, não abriria as portas celestiais.

Você poderia ter nas suas mãos o conhecimento de todas as ciências, falar todas as línguas, dos humanos e Angelicais, ou ainda que tivesse toda a fé, que ordenaria aos montes trocarem de lugar, ou que conhecesse todos os mistérios, todos os segredos ocultos da humanidade, sem o amor verdadeiro, não chamaria a atenção dos Céus, nem seria reconhecido.

Porque um homem ou uma mulher com todos os dons, de profecias, de curar ou de expulsar demônios, está sujeita ao orgulho, aquele que tem um certo conhecimento, arrisca ter inveja do outro que sabe um pouco mais, pode interpretar uma injustiça como a coisa certa a se fazer, através do conhecimento.

E aquele que tem toda a fé, pode buscar na fé coisas apena do seu interesse, e aquele que entregou seu corpo para ser queimado só queria construir um legado.

Ainda que imperfeitos e esperamos o momento em que vai chegar o que é perfeito, então aquilo que temos como conhecimento, como sabedoria, não vai servir mais.

Porque até então andávamos sem a presença ou a companhia do que representa o verdadeiro amor, mas no dia da perfeição estaremos juntos, unidos e não vamos mais precisar, da profecia, dos dons, do conhecimento, da sabedoria, da esperança e nem da fé.

Em certo aspecto falamos do que conhecemos e aquilo que não sabemos, profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, aquilo que é nosso será aniquilado, é como se o que separava a nossa visão do físico do transcendente.

Esse mundo físico foi feito daquilo que não é aparente, os nossos olhos não puderam ver a formação ou a criação, por mais que a ciência evolua, certas coisas ainda não tem respostas.

Mas no dia que vier o que é perfeito será como o sol do meio-dia, tudo será esclarecido, não existirão mais dúvidas, é como se pudéssemos enxergar a alma, nossa própria alma.

A humildade, te levará ao amor verdadeiro, que se chama SENHOR JESUS, o único caminho para a eternidade. ELE tem a chave da Glória Eterna.

Representando aquela árvore no meio do jardim a que continha a vida, que foi caçada desde que o jardim, deixou de ser habitado por humanos, e o seu caminho vigiado, ficou inacessível para os homens.

(Claudio Alves de Oliveira)

A chave



sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

CONSTRUIR PONTES OU MUROS



CONSTRUIR PONTES OU MUROS


Já deve ter encontrado em algum lugar, uma porteira, vamos colocar isso na nossa reflexão, usarei como exemplo, num sentido pejorativo, uma porteira.

Em alguns lugares que passei encontrei muitas delas, serve para preservar a entrada de uma propriedade, em algumas uma placa com um aviso “não ultrapasse, propriedade particular”, existem outros avisos, mas isso é só para ilustrar.

Em outros lugares essas porteiras não têm essa placa, digamos, agressiva, mas não deixa, de ter um aviso, “mantenha a porteira fechada”.

Certa vez tive que fazer outro caminho, ou voltar, porque a rota que tinha traçado, tinha uma porteira dessas, essa trancada, em uma estrada, essa que passava em uma propriedade, veja bem, essa estrada não termina na propriedade, passa por ela.

Essa reflexão está apenas começando, vou usar muitos exemplos, para tentar através dessas palavras passar a essência do significado, ou a representatividade do nosso título.

Uma vez tive que voltar, após passar uma porteira, essa que não estava fechada, mas a estrada que passava dentro daquela propriedade, ela tem o objetivo de ajudar várias pessoas que tem propriedade naquele lugar.

Mas, não foi possível continuar, pelo pedido que nos foi feito de voltar, não adiantou argumentar, já tínhamos passados ali diversas vezes, por se tratar de uma estrada “municipal”.

Em outro lugar, até onde fui certa vez, passei por três porteiras, numa condição igual, uma estrada que atendia os moradores, nesse caso as porteiras são para evitar fuga de animais, algo muito comum nas regiões rurais.

Então, algumas pessoas, constroem pontes, e outras, muros.

É obvio que o dono da terra precisa proteger o que é seu, preciso construir muros, cercar a sua propriedade, imagine uma estrada que liga uma cidade a outra, supondo que parte dessa estrada passe em uma propriedade, cujo dono resolva de forma drástica interromper o fluxo de transitantes.

Seria uma catástrofe para as pessoas, terão que deixar de utilizar aquela rota, e pode ser que aquele seja o único acesso.

Essa pessoa está construindo muros, dificuldades, fechando um acesso que atende não só as pessoas do local, mas viajantes também, os desavisados que vierem de longe, terão que procurar outro caminho.

Vou citar o lugar onde passei minha infância, estradas foram feitas para atender a todos os sitiantes, perto do nosso sítio existia uma grande fazenda, o caminho da escola, e de outro sítio que tínhamos que ficava distante dali, dependia de passar por dentro dessa fazenda.

Caso o proprietário construísse muros, teríamos que dar uma volta muito grande, mas esse homem, ele, construía pontes, acessos, e jamais se importou que as pessoas usassem as estradas que passavam dentro do seu termos.

Então pessoas que constroem pontes, são construtores de facilidade, facilitam a vida dos demais, lutam por acessibilidade, faz com que um ponto isolado, possa se locomover.

A comunicação entre dois pontos, ou mais, é importante pensar de forma grandiosa a esse respeito, não se trata somente de uma construção, em cima de fluxo de água, está muito, além disso.

Os que constroem muros, não está apenas se protegendo, edificando seu palácio, solidificando sua propriedade, mas está se blindando dos sentimentos alheios, esse é o significado, formando barreiras e obstáculos para que nada o afete.

Vamos voltar na idade média, cheia de castelos esses cercados de muros, fossos de água, a primeiro objetivo era se proteger de inimigos, mas quando não existia uma guerra eminente, também servia para proteger dos camponeses, ou melhor, de suas inconvenientes visitas, constrangimentos que poderiam passar com presença deles no castelo.

Percebeu que os muros servem de proteção, mas serve a um propósito, o dono do castelo controla a entrada, tem até uma ponte que foi construída, mas só é içada quando afete os seus interesses.

Construir muros é elaborar dificuldades, a famosa burocracia, impedir que pessoas se beneficiem, é impor condições, evitar que exista prosperação, que o capital fica concentrado dentro da muralha, no fim das contas é se blindar.

Criar fronteiras, deve ter visto muito isso nas reportagens, separação de grupos, ideias, culturas ou o próprio indivíduo, não vamos se aprofundar aqui, mas, com certeza, deve ter ouvido, alguma coisa, a luta da classe operária, cotas, e a minoria.

É disso que se trata, criar barreiras, muros de contenção no debate de ideias, a recusa por ouvir mutualmente, ou o medo de estar errado, de perder alguma coisa.

Um breve resumo, na maioria das vezes, um impedimento à liberdade, ao conhecimento, à verdade ou à convivência.

Construir pontes é combate de certa forma os muros construídos durante o tempo, derrubar as barreiras, muitas vezes esses muros são mentais, já deve ter ouvido falar um dito popular “política, futebol e religião, não se discuti”, quem criou isso, em três pontos importantes da sociedade levantou uma muralha, impedir o debate de ideias, ou gerar questionamentos.

Quantas pessoas repetem esse discurso, com se fosse um mantra, não aceita nenhum argumento, chegando ao equivalente de um extremismo.

Construir pontes é fortalecer flexibilidade, o debate de ideias, buscar soluções, abertura de um brainstorming, alcançar resultados que beneficiem a todos, e não só uma bolha.

Construir ponte está muito além de concreto e ferro.

Mas ainda alguém pode dizer, mas o sujeito que construiu a ponte pode cobrar pedágios, mas o caminho está transponível, não existe um muro de contenção, o começo e o fim da ponte pode ser observado, é diferente do muro que impede a visão, mas existe o vitimismo, os que vão desqualificar o construtor da ponte devido ao pedágio.

Essa pessoa vai defender que ao invés da ponte existisse o muro, é simples assim.




(Claudio Alves de Oliveira)

Construir pontes ou muros


Berhenti Bina Tembok—Mari Bina Jambatan! Renungan hidup singkat berdasarkan teks Claudio Alves de Oliveira tentang memilih membina jambatan atau tembok dalam hubungan, komuniti dan pemikiran. Video (8:45) dibawakan dalam Bahasa Melayu dengan sari kata bersih tanpa outline untuk kemudahan bacaan. Sesuai untuk penonton renungan hidup yang ingin merenung tentang akses, empati, debat idea dan kebebasan. Tonton untuk memahami perbezaan antara memudahkan atau menghalang—dan bagaimana tindakan kecil boleh menyambung atau memisah. Jika bermanfaat, sila like dan kongsi video ini untuk sebarkan mesej kebaikan




 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

UM POUCO DE PAZ


 

UM POUCO DE PAZ



Nós como qualquer ser humano falamos muito de paz, mencionamos aqui e ali, mas são poucos de nós que realmente busca este estágio, não que vivamos fazendo guerras, mas a paz é um estágio avançado, vamos colocar assim, e a resposta para as pessoas que não conseguem ter paz com seus semelhantes, é simples, é preciso termos paz conosco mesmo.

Para alcançar totalmente essa etapa e ter paz com todos é preciso que antes de tudo tenha paz consigo mesmo, refrear nossas ações, nossa conduta e o pior de tudo a nossa reação, é obvio que ninguém consegue esse patamar a todo momento, somos como a onda do mar, um dia em cima outro dia por baixo, outro tempo na arrebentação, outro dia retornando, somos assim um dia avançamos no outro retrocedemos.



Nossas idas e vindas definem, como se pudéssemos medir o tamanho ou a quantidade de paz que possuímos, se tivéssemos uma maneira de medir isso, os motoristas no trânsito demonstram que não conhecem essa palavra, sem imaginam o que seja a paz e todos os seus significados, onde a pressa e a imprudência não faz parte dessa simbolização, no trânsito é uma guerra por espaço, velocidade, quem pode mais chora menos, ali nos descobrimos que precisamos aprender muito em relação à paz.

O efeito de alguém apressado atrás de nós buzinando, é como acender um estopim de pólvora, mais ou menos isso, só uma ilustração, nesse ambiente o mínimo que ocorre é uma trégua, mas a paz passa bem distante, a pressa das pessoas as fazem tropeçar em si mesmas, o estressado é um criador de guerras um inimigo da paz, existem muitos aspectos que atuam para combater o pouco que temos em relação à paz, do que atuantes ou atenuantes para construirmos ainda mais em nós esse conceito de paz.

Quando atingimos o objetivo de estarmos em paz conosco mesmo, nada de interferência poderá nos fazer a menos, não que sejamos imutáveis, mas estamos munidos de forças para enfrentar a violência, a ofensa, seremos capazes até de se baterem na nossa face, oferecemos a outra, porque o nosso externo está sobre controle, e nada pode ferir, nem a humilhação, nem o desprezo, a paz está dentro de nós conseguimos essa façanha, é claro que amanhã poderemos perder essa condição, o que podemos dizer, aproveite o momento.

Essa é uma condição extremamente importante para nós, principalmente nós Cristãos, o que deveria fazer do nosso caráter e não deveria existir essa busca, essa procura, no entanto, não somos perfeitos e nem seremos se não entendermos o significado de paz, o que muito de nós faz são acordos de paz.

Vamos entender isso, quando uma bandeira branca é hasteada isso é um sinal de rendição e não de paz, em certos momentos uma desistência da nossa parte não significa paz, porque analisando uma nação que se rendeu, um exemplo, o rancor só vai cessar quando uma nova geração se formar, aqueles que viveram no tempo da guerra vão se sujeitar a rendição, mas o ódio ainda fala mais alto, e aquela situação só foi possível devido à escassez de recursos, não é mais possível manter no combate, a saída é a bandeira branca.

O que podemos aprender com isso, que simbolicamente não existe sinceridade nisso, apenas um meio, ou a única saída, uma encruzilhada não tem mais para onde ir, creio que já tenha entendido o raciocínio, só pedimos desculpa ou perdão para alguém numa situação extrema, quando as condições nos obriga, como se fosse um protocolo a seguir, então não há outro jeito e levantamos a bandeira branca, não existe sinceridade nisso, não partiu de nós essa atitude, para uma perfeição isso não serve, apesar da humilhação, no entanto, na minha visão se trata somente do exterior lá, no fundo, vai ficar um pouquinho de mágoa, apesar de tudo tendo em nós coerência é um começo para uma melhora.

Agora falemos do outro lado, colocamos alguém pedindo desculpa, agora falaremos sobre aquele que vai perdoar ou desculpar, estamos falando de paz, antes de mais nada, quando uma bandeira branca é hasteada, condições são colocadas para a nação que se rendeu, o exemplo do Japão quando se rendeu na segunda guerra, foi colocado para que durante um tempo não tivesse forças armadas, o mesmo foi imposto ao Iraque nos anos 80, que aquele país não poderia formar um exército, estavam nas condições de tratado da sua rendição o meio que encontraram para obter a paz, todos nós sabemos do Iraque que não observou esse detalhe e sofreu em 2004 com uma nova guerra que destruiu aquela nação.

Com isso, podemos dizer assim, que normalmente aquele que perdoa, coloca condições para quem está na humilhação, impõe certos critérios, pode até parecer uma forma de proteção, mas para se alcançar a paz verdadeira não serve, vamos supor que essa pessoa sofreu bastante com aquele que agora está ali pedindo que o perdoe, já um grande ato perdoar, assim como pedir perdão, mas esse coloca alguns detalhes nessa rendição, proibição, termos, você entendeu como um meio de se proteger, para que aquilo não volte, não aconteça novamente.

De ambos lados não existiu sinceridade, mas já é um começo para trilhar o caminho da paz, que sirva de aprendizado, a cada erro nosso é para ser analisado para que não o cometamos mais, aquele que perdoou ainda não possui a paz interior, mas, de qualquer forma, tirou um peso das costas daquele que se humilhou, e o que pediu perdão só fez por não ter mais recursos e ficou insustentável, mas pediu perdão.

Ambos tivessem a paz interior, nenhuma das situações teria demorado tanto para acontecer, lá na raiz de tudo isso teria sido evitado, uma vez a paz alcançada não podemos perder, temos que mantê-la a qualquer custo, com choro, com lágrima, com alegria, com felicidade, mas não podemos abdicar dessa paz verdadeira que alcançamos sem acordos e sem termos imposto por ninguém.

Sempre falamos aqui em nossas publicações, sobre uma forma de se viver em paz, se timos uma desavença com alguém, não importa de que é a razão, não interessa se está certo ou errado, nos antecipamos e pedimos perdão, como disse o preço de se manter a paz é alto, é sofredor, é doido, mas tem uma coisa é gratificante, é envolvente, é edificante, aprendemos a humildade que nos leva ao amor-perfeito.

Imagine andar no centro da cidade no seu carro e as pessoas pacificas, sem pressa, todos sorrindo, qualquer coisinha diferente quase que simultaneamente ocorre o pedido de desculpa, que mundo diferente seria, outro dia um conhecido nosso pereceu numa discussão de trânsito e por ironia do destino era para este evitar toda essa tragédia, com um pedido de desculpa, se evita uma grande guerra, um pedido der perdão evita um conflito sem fim.

Quando eu comecei esta reflexão coloquei que muitos não procuram a paz, devido ao seu preço, não que gere custos, mas gera em nós a humildade, a mansidão, usei o exemplo do trânsito onde é um berço de aprendizagem a esse respeito, mas a maioria das pessoas de posse da razão, não vai pedir desculpa, muito menos perdão, parece que saem de casa buscando uma oportunidade de descarregar seu ódio, a sua raiva em alguém, e se a chance surgir não vai desperdiçar, alguém se atrasou em sinal, ele descarrega e se leva uma fechada deixo que você imagine o resto, nesse ambiente Cristão se tornam pessoas irreconhecíveis jogam fora o seu caráter, por tão pouco, às vezes anos de experiência são jogados fora em segundos, por muito pouco.

Em cima de um critério chamado razão, a maioria não cede, não abre mão das suas razões.

A verdadeira paz enfim é algo a ser conquistado com o tempo, com experiência, uma busca incessante da nossa parte, eu diria que se trata de uma dádiva, porque quando falamos de paz devemos querer, ter, e convenhamos é muito difícil principalmente nesses dias em que vivemos.

As pessoas religiosas, as que vivem dentro das igrejas, nas religiões nos seus cumprimentos sempre falam de paz, nos leve a crer que seja um desejo ardente por parte de todos alcançar a paz, no entanto, as atitudes e as ações nos mostram outra coisa.

Que haja paz sobre o povo de DEUS, pelo menos, a verdadeira paz foi alcançada em um lugar bem simples e humilde, pessoas simples estavam ali, aqueles que tempo depois perderam suas vidas, mas naquela reunião apareceu no meio deles, não entrou pela porta da frente, se fez na frente deles, ou se pode dizer, que se materializou diante deles alguém que disse “paz seja convosco” e em todas as suas aparições era dito isto “paz seja convosco”, aqueles homens precisavam entender de fato o que era a paz, uma promessa feita por JESUS CRISTODeixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.



João 14:27

Desde o começo quando falamos da verdadeira paz, a paz interior e dessa dádiva que falamos, se você entendeu ou interpretou todo o texto todas essas linhas se resume aí, a paz do SENHOR JESUS é uma coisa e a paz do mundo recheada de termos e condições, creio que ficou bem claro, no entanto, sempre fica ao leitor a condição de complementar o texto através dos comentários, terei o maior prazer e alegria de publicar e se preferir a gente incorpora ao texto, melhor ainda.

Os antepassados precisariam dessa paz vinda dos Céus, iriam enfrentam a morte cara a cara, e quando isso acontecesse precisariam estar em paz consigo mesmo, no interior, lá na alma, o externo sofreria toda a espécie de dano, mas nada poderia ferir essa paz, nada poderia destruir esse estado de espírito nem mesmo a própria morte.

No futuro haverá dias em que o mundo estará em completa paz, com muitos processos, conforme está no Apocalipse 13, uma paz colocada nos termos de um governo universal, quando esse dia chegar não se esqueça do que profetizou o próprio FILHO DE DEUS, quando houver paz e segurança então haverá repentina destruição será o dia da Sua vinda a esta terra, a segunda vinda, o retorno.

Esse dia terá que nos encontrar em paz conosco mesmo, porque o mundo estará sobre uma certa paz bem diferente.

Vamos finalizar que essa paz da qual falamos, é bem diferente dos conceitos que forma colocados em cima do termo paz, ela está além da ausência de guerra ou violência, do conflito ou do acordo, ou de uma boa relação entre pessoas, nações e governos.

Essa paz precisa vir dos Céus, a mesma que foi recebida naqueles dias lá no oriente, que essa paz entre no teu lar hoje e na tua vida.



(Claudio Alves de Oliveira)

Um pouco de Paz







segunda-feira, 17 de novembro de 2025

NOSSO TEMPO


NOSSO TEMPO


Toda nossa luta, nossos esforços por mais que demore, um dia abraçamos o resultado, para certas expectativas o tempo é necessário.

O reconhecimento das nossas ações, não será muito rapidamente que acontecerá, um dia seremos premiados e alcançaremos o que almejamos.

Em meio a tudo isso é importante manter a integridade, a confiança, manter-se focado e não desistir dos nossos sonhos, dos nossos objetivos.



Aquele que com paciência espera será de alguma forma recompensado, talvez nem seja o que tanto sonhou, mas algo além dos seus sonhos, o tempo é uma ferramenta que devemos usar para que amadurecemos.

Nessa espera não podemos perder o foco, muito menos desanimar, sem questionar esse ou aquele, porque para outros o tempo foi curto, não tiveram um caminho longo a percorrer e o sucesso foi precoce, enquanto para outros o caminho é mais longo, e o tempo parece conspirar.

É claro que há propósitos em cima de tudo isso, sempre haverá uma resposta que sempre nós mesmo vamos responder, mas esse é o momento para refletir nas palavras de Salomão: “há um tempo para todo o propósito debaixo do Céu” se entendêssemos e assimilássemos essas palavras não era necessária nenhuma resposta, isso bastaria.

No entanto, a nossa fragilidade como ser humano que somos, nos trai em nossas esperas, em nossos propósitos, vamos imaginar que estamos numa fila de espera e a nossa vez não chega, e quando acreditamos que seremos chamados outro nome é mencionado e continuamos a longa espera, e isso se repete mais vezes, e isso se torna desgastante, é como se não houvesse justiça, pelo menos no nosso entendimento, e nos sentimos injustiçados.

Quando chegamos nesse estágio é o momento de manter o foco, de buscar alguma forma de se consolar ou encontrar forças nas palavras de Salomão, tentar assimilar que o nosso tempo não chegou, não é a nossa hora nem o nosso momento, pensar que não existe injustiça nesse aspecto, o que é nosso, ou que irá nos pertencer está sendo preparado e quando chegar a hora, o momento estão abraçaremos.

Davi teve que esperar o dia de assumir o trono, embora já fosse rei, mas esperou, teve várias oportunidades de fazer e acontecer, mas não quis, rejeitou, não ousou mudar o tempo da sua exaltação, e suas justificativas eram bem fundadas, ninguém na terra ousaria questioná-lo, mas ainda assim optou pelo tempo que lhe foi proposto.

Como dizem, quando o amanhã chegar, será hoje, então não imaginamos quando será isso, porque ninguém luta em vão, não existe sofrimento por nada, haverá um desejo a se realizar, um sonho para se tornar realidade, um objetivo para atingir, e o topo para conquistar, e ninguém fica na espera por nada, se existe uma promessa como falamos de Davi, vai acontecer é só esperar.

As pessoas dizem assim que quem quer não espera, faz acontecer, isso nem sempre funciona, alguém pode questionar, mas nunca vi uma pessoa se tornar um médico muito rapidamente, um engenheiro com uma aula só, para certas coisas o tempo é necessário, agora atitudes, gestos, ações isso sim são determinantes, uma atitude num momento certo poderá sim abrir uma porta, um portão, conheço uma pessoa que tinha um sonho ele queria um emprego em um certo lugar, e um dia alguém dessa empresa, um amigo ligou querendo conversar comigo, e essa pessoa atendeu, poderia anotar o recado, ou dizer que eu não estava que ligasse em outro horário, mas teve a audácia, a atitude de ir além, eu falo de trabalho dentro da sua profissão e ele realizou seu sonho, trabalha até hoje naquela empresa.

Quantos que tem uma formação, uma profissão e não tem colocação na sua área no mercado de trabalho, me recordo que nesse caso era um sonho antigo, e me alegro, indiretamente eu participei disso, porque aquela ligação era endereçada a minha pessoa, no entanto, o beneficiado foi esse meu grande amigo.

Quando chegar o momento precisa ter atitude também, quando a oportunidade aparecer e ela não ferir ninguém, então é o momento, lembra de Davi, quando surgia a oportunidade de se tornar Rei, aquele que já era rei precisava deixar de ser de alguma forma, a única maneira era sua vida sendo ceifada, por essa razão Davi esperou o seu momento, mas não pôs a mão em Saul.

Quantos engenheiros você conhece que não atua na engenharia, eu conheço muitos, e outros em outras áreas, têm formação e até mais que isso, mas ainda espera sua oportunidade.

Essas pessoas investiram em suas carreiras, muito do seu tempo foi envolvido nisso tudo, sacrificou momentos de lazer, horas estudando, é justo que um dia alcance seus ideais, mais do que justo.

Essa é nossa reflexão, a paciência é uma virtude que devemos alcançar, se imagine no lugar daquele patriarca que trabalhou quinze anos para se casar, e depois mais quinze porque o seu sogro o enganou, deu a filha errada em casamento e Jacó trabalhou trinta anos devido à Rebeca, é uma insistência muito grande, mas o propósito disso foi fantástico, uma nação surgiu dessa união.

Se tivesse ido embora, desistido, quem o poderia julgar por isso? Mas uma vez as promessas foram aguardadas independente do tempo.

Agradeço a sua presença e a sua atenção, gratidão é pouco por esse gesto de carinho.

Que DEUS abençoe o seu dia, o seu momento, o seu agora.


(Claudio Alves de Oliveira)

Nosso tempo


 

sábado, 15 de novembro de 2025

ALGO A MAIS


 

ALGO A MAIS


O que nos engrandece como seres humanos é o que fazemos aos demais.

E o que nos reprova é o que deixamos de realizar, estando ciente, da situação.

O que fazemos a nós mesmo não tem repercussão.

Não brilha na escuridão e nem resplandece nas trevas.

Não que isso não tenha nenhum valor, tem um valor, mas pessoal.

Fazer o bem só a nós mesmos, não faz muito sentido, mas quando fazemos ao nosso semelhante, ainda que seja em sigilo, em oculto.



Isso tem um grande valor, diante dos homens e o mais importante diante dos Céus, porque nada fica oculto diante de DEUS.

Sim, podemos e devemos fazer o bem a nós mesmo, podemos evitar o vício, se desviar do mal, conviver em paz, todavia, se queremos algo a mais, se desejamos algo como a perfeição.

Então precisamos ser diferentes dos demais, se antecipar nas ações, nas boas ações, não permita que ninguém o faça antes, se antecipe. Parece simples, mas não é assim tão fácil de compreender.

Assimilar tudo isso é preciso de muita luz, viver pelos demais, por essa razão admiro muito a minha esposa, ela entendeu isso, tem ocasiões que deixa de fazer para si, e faz para outros, é família, mas não importa, é o próximo, que não existe alguém determinado, não pode ser da família, por exemplo, esse próximo pode estar muito mais próximo do que podemos imaginar.

Faça o bem não importa a quem, sem nenhum interesse, sem esperar nada em troca, tem que ser diferente, os mestres atuais, os líderes religiosos transformaram esse princípio, muitos ensinam as massas a fazerem o bem, mas com um olhar diferente de receber em troca alguma coisa a mais, uma espécie de investimento.

Estimula a cobiça nos mais simples, aquela ação que deveria ser algo íntimo do doador, conforme está escrito, quando for doar as suas esmolas, que a mão esquerda não veja o que a direita está fazendo, ensinando o inverso disso, expondo as pessoas, com o pretexto do uso da fé.

A regulamentação é essa, aquilo que fizermos em oculto, seremos publicamente recompensados, não quer dizer somos proibidos de fazermos nossas doações publicamente, é atitude louvável, mas se quisermos ser diferentes, o algo a mais, esse não é o caminho.

Não precisa inventar, só fazer o que foi pedido, simples assim nada, além disso, um dia o Grande Mestre disse algo assim: Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Mateus 25:35,36

Quem ouviu isso indagou, porque nunca O viram dessa forma, e a resposta foi muito interessante, quando fizeste a um desses pequeninos a Mim o fizeste, pequenino significa um necessitado, quem não tem condições de se vestir, se alimentar, a passagem é muito clara não é preciso de muita explicação, pessoalmente eu coloquei essa passagem como o dizimo do Senhor Jesus, os 10% tão debatido e defendido, o dizimo do Novo Testamento é esse se fizer 10% disso está ótimo, mas sempre podemos melhorar e chegar os 100%.

Falamos do caminho da perfeição, quando fazemos a alguém que precisa, que necessita de coração e de alma, sem a ambição de querer algo em troca, sem que a mão esquerda enxergue o que a direita está fazendo, simplesmente colocamos o SENHOR JESUS no meio dessa ação, que vai receber como se estivéssemos fazendo para Ele.

O que nos engrandece como seres humanos é o que fazemos aos nossos semelhantes, sem câmeras, sem público, sem editorial, com o foco em só fazer o bem, dar o nosso melhor, repartir, apenas o expressar o verdadeiro amor.

Pode estar certo que de alguma forma será recompensado, a sua ou a nossa bondade repercutirá além do que possamos imaginar, não estaremos mais aqui, mas nosso nome ou a nossa ação ainda será lembrada, servirá de exemplos a muitos.

Termino essa reflexão dessa forma, temos diante de nós algumas escolhas, como Paulo pregava em suas cartas, sempre apresentava duas opções, o caminho certo, e o excelente, se prestarmos a atenção principalmente quando falava de doutrinas, ele apresentava o bom e o perfeito, estimulando a nós o algo a mais.

Como a pessoa que terminou a faculdade, por exemplo, de medicina, já tem algo sublime, apesar disso ela sente a necessidade de algo a mais, uma pós-graduação, e um doutorado, um mestrado, ou PhD, só com a faculdade já teria uma profissão, mas a necessidade de se aperfeiçoar a levou ir além.

Agradeço mais uma vez sua atenção, sua presença, seu comentário.

DEUS abençoe você, a sua casa e sua família.

(Claudio Alves de Oliveira)

Algo a mais


*Só o topo é pouco, precisamos ir muito além.