terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O BEZERRO DE OURO


  

Bezerro de ouro
Como uma sombra o SENHOR DEUS estará do teu lado, do meu e do nosso lado se fizermos atenção a sua doutrina e o servimos de coração e alma. Moisés tinha todas as qualidades de filho embora sendo servo, o SENHOR DEUS o tinha em grande estima e o ouvia, ousadia de Moisés como veremos mais adiante, ele falava com O SENHOR DEUS, eles conversavam, trocavam ideias, e no Monte Sinai somente Moisés tinha o privilégio de subir o monte, mas ninguém, ninguém poderia se aproximar daquele lugar sua carne, seu corpo terreno não suportaria aquela glória e seu coração não suportaria tamanha força celestial ali presente, eles, o povo foi avisado e ouviram a voz do SENHOR DEUS quando pediu que Moisés subisse ao monte.

Conforme passou o tempo e Moisés nãos descia o povo não teve a paciência e a humildade para esperar, e criaram um deus para si, um bezerro de ouro, aqui temos um grande problema aquele povo dependia muito do homem, seguia-o não cegamente contundo dependente pois dependia dele toda a palavra que por DEUS fosse dita ao povo, hoje depois de tantos anos, praticamente 4 mil depois ainda continua do mesmo jeito, vemos isso nas igrejas quer evangélica, católica, movimento carismático, entre outras muito dependem do seu líder, ele é o cara que tem a revelação, que tem a palavra, o conselho, tudo e voltado para o líder esquecem que ele é só um homem, em uma religião muito grande o homem o seu líder é como se fosse DEUS, o seu nome o seu título é no lugar de DEUS.
Mas nenhum desses líderes religiosos de hoje não chega nem na sombra de Moisés, nem passa perto no quesito obediência ao SENHOR DEUS, fidelidade entre outras qualidades de Moisés que não cobrava dinheiro de ninguém só para começar.
Moisés foi avisado por DEUS que estava ocorrendo no arraial e orientou ele a descer e resolver o problema, Moisés muito irado destruiu  as tábuas dos mandamentos jogando no rochedo também destruindo o bezerro de ouro que os israelitas agora tinha como seu deus no fogo que o consumiu,  essa atitude de Moisés representou que aquilo produzido pelo homem, fabricado pelo homem para ser colocado no lugar de DEUS, não tem vida, não pode se defender, não anda, não fala, e se despedaça, se quebra é destruído por qualquer pessoa, mas ainda assim mesmo pessoas no nosso mundo atual ainda acredita nessas coisas, por certo Moisés em altos brados dizia a multidão, “como isso pode ser seu DEUS, isso é uma criação do homem, um objeto de fundição, um objeto feito por homens, como isso tem algum poder,  isso é abominação diante do SENHOR DEUS, vocês pecaram grandemente hoje, como depois de tudo que vocês viram, ouviram, suas mãos apalparam, seus olhos viram, como poderem fazer isso, o SENHOR DEUS te deixou faltar alguma coisa, ELE não proveu a alimento no meio deste deserto até agora” depois Moisés chamou todos os que não tiveram parte nisso os separou e tomaram suas espadas sem se importar com grau parentesco, e naquele dia 3 mil homens caíram daqueles que haviam pecado, a lei entrava em vigor naquele momento, pecando alguém na lei de Moisés morria sem misericórdia.
Alguém pode dizer, mas não poderia ser diferente, vamos analisar, você é diretor de uma empresa tem várias pessoas ao seu comando, você precisa prestar conta ao acionista daquela empresa, e num dia desses qualquer um grupo dessas pessoas seus funcionários faz algo muito ruim, sabota algumas máquinas e te dá um prejuízo gigantesco, você perderá muito tempo para reverter os prejuízos retomar a produção, vendas, estoque sem esquecer que tens contrato, tem prazo, tem metas, não só o prejuízo material, mas o moral sua imagem diante de seus clientes, eu pergunto o que você faria? Puniria os culpados?
Assim também era na lei o culpado não pode ser inocente nem o inocente ser culpado, aquele que transgredisse a lei era digno de morte, e ali olhando dessa forma não poderia ser de outra forma, quando Moisés dialogava com Arão e os sacerdotes indignado como vocês puderam fazer isso, deixar tudo isso acontecer, eles responderam: Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;
Êxodo 32:22
Ouviu a resposta de Arão, esse povo é inclinado para o mal, depois dessas palavras então não tem como discutir esse assunto era preciso morrer tanta gente, infelizmente era um mal que se fez necessário, era preciso punir aqueles funcionários que sabotaram a empresa, sim era preciso, mas eles são pais de família vão ficar desempregados, e isso e aquilo, nossa vida é feita de escolhas e consequências, escolha o correto para não sofrer as consequência dos seus atos, porque em cada país a punição é diferente da outra, por exemplo outro dia tivemos um Brasileiro que foi levado a pena de morte em outro país por tráfico de drogas lá as leis são severas e aplicadas com rigor, porque o lema daquele país é mais ou menos assim: “prefiro um lobo morto do que muitas ovelhas destruídas por causa desse lobo”, por aqui se pensa diferente, mas em vários países pelo mundo se pensa dessa forma.
Era preciso cortar o mal pela raiz, mas como bem sabemos com a vinda do SENHOR JESUS tudo isso mudou, como ELE mesmo disse a lei era um fardo muito pesado para se carregar, o jugo era severo e sem misericórdia, porém na nossa narração ainda estamos no fardo pesado da lei e no seu jugo severo.
No dia seguinte Moisés precisa prestar conta ao SENHOR DEUS: Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
 Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Êxodo 32:31,32,33
Aqui já vemos o SENHOR DEUS falando do livro da vida, aquele mesmo que será aberto no dia do juízo final que o Apóstolo João viu, mas o que devemos ver a partir de agora é que Moisés assume uma postura de intercessor, ele passa a interceder pelo povo, afinal era liderava aquela nação ainda sem pátria, mas era uma nação e aquele era o seu povo.
Ainda no monte DEUS falou com Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Êxodo 32:9,10
O SENHOR DEUS poderia estar testando Moisés apesar de nessas alturas ELE já tinha muita confiança em Moisés, poderia, mas, no entanto, o que vemos escrito é o SENHOR DEUS pedindo autorização para destruir o povo, e em troca faria dele uma grande nação, ou seja começaria tudo de novo, porém Moisés naquele momento defendeu o povo: Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Êxodo 32:11,12
Quem era esse Moisés? Às vezes eu me pergunto, eu, no lugar dele só diria “sim Senhor, sim Senhor”, ele tinha argumentos é claro o SENHOR DEUS o escolheu por causa da sua firmeza, de suas boas qualidades e confiava nele, porém na humildade e simplicidade, na submissão, na humilhação ele se apresentava ao SENHOR DEUS, e aquela multidão era o seu povo e ele o seu líder, e o líder luta pelo seus subordinados, ele assume o papel de advogado, intercessor, o que muitos pensam é que Moisés foi contra o SENHOR DEUS, não ele apenas intercedeu pelo seu povo que havia pecado e colocou a sua salvação em risco: “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito”. Perdoa eles, pelos seus pecados se não o perdoares pode me colocar também no meio deles e me condena também, pode riscar o meu nome do teu livro, porém a resposta do SENHOR DEUS foi essa: “Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro”. Moisés entendeu a mensagem, a salvação é individual era como se DEUS falasse com ele assim: “Moisés como vou riscar seu nome do livro da vida se você não pecou, você é inocente, EU sou justo e o inocente jamais terei por culpado nem o culpado por inocente, agora aquele que pecar contra mim esse terá o seu nome riscado do livro da vida”.
Ele pediu para que o SENHOR DEUS perdoasse aquele povo, ele recebeu de novo a ordem para caminhar, prosseguir, rumo as promessa de DEUS, a terra prometida, porém é importante frisar, que o SENHOR DEUS a partir daquele momento não mais se fez presente no meio do povo, e por causa da desobediência e do seu pecado o SENHOR DEUS se afastou porém não os abandonou enviando um anjo adiante do povo, mas como ELE disse a Moisés: E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
Êxodo 33:2,3 
Todo o nosso mal como seres humanos tem suas consequências, há um preço alto a pagar por causas das nossas atitudes errôneas, e principalmente para aquele ou aquela que serve a DEUS de todo coração e alma, ficar sem a presença do SENHOR DEUS, sentir SUA ausência é muito difícil, mas é o preço da desobediência, quando erramos DEUS se afasta, porque ELE não tem parte com o pecado, quando lá no calvário da dor o SENHOR JESUS CRISTO tomava os nossos pecados sobre Si, ELE também sentiu a ausência de DEUS, pelo que clamou, “DEUS meu, DEUS meu, porque me abandonaste.” As trevas não podem habitar com a luz, essa é a regra do infinito, do universo se preferir quando estamos em trevas nos falta a luz, ou seja, quando estamos em pecado, aí podemos dizer que o tamanho do pecado não importa muito, todos nossos atos errôneos são considerados más obras diante de DEUS, claro que não significa o fim, claro se houver arrependimento poderá ser revertido.
Vemos que naquele caso dos israelitas, o SENHOR DEUS não os abandonou totalmente, ELE prometeu que daria tudo nas suas mãos, a terra que manava leite e mel, a terra da fartura, a terra prometida, qualquer nação que se levantassem contra eles não prevaleceria todos iriam cair diante deles, era o cumprimento da sua promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó e agora feita para aquele povo, porém tinha um detalhe, para Moisés nunca foi feita essa promessa de entrar na terra prometida, sua missão era de levar o povo, conduzir, os tirar do Egito, aplicar-lhes a lei e seus estatutos, Moisés tinha a certeza de que não entraria na terra prometida, a ele podemos dizer foi dado um galardão maior, como nós descrevemos lá início desta parte 5 desse “O que espera deste mundo”, na transfiguração do SENHOR JESUS Moisés aparece àqueles três discípulos ressuscitado, muitos dizem que foi um anjo, porém ali tinha três testemunhas de fato confiáveis.
Podemos concluir o assunto do bezerro de ouro a vista dos críticos, dos incrédulos, dos idólatras, dos infiéis, dos gnósticos, dos ateístas como nada, eles não fizeram nada demais segundo essas pessoas, mas para os conhecidos do SENHOR DEUS e os conhecedores foi um grave pecado, infligiu a lei de Moisés? Não só aquela lei, mas infligiu a lei do SENHOR DEUS aquela que foi escrita nas pedras com as suas próprias mãos, o Criador do Céu e da terra, o Criador do universo, foi ELE quem determinou, o salmista disse assim: Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.
Salmos 102.25
Eu vou dizer assim quem é você, quem sou eu, quem nós somos para questionar alguma coisa, eu e você não somos nada, como diria um poeta, um grão de areia frente ao oceano, coloco-me um grãozinho, quem me acompanha sabe que em momento nenhum eu questionei qualquer passagem deixada para nós pela Sagradas Escrituras, eu tenho comigo que escrevendo, realizando esse trabalho que mais uma vez vou dizer que não é por dinheiro, não é por fama, nem por vanglória, desde quando comecei a minha vida financeira continua da mesma maneira de quando não fazia, não tenho propaganda, eu posso afirmar que faço de coração, senão teria colocado tudo num livro e teria colocado à venda, aqui o meu pagamento não é ouro nem prata, isso não é por dinheiro, o meu pagamento e quando você lê e quando você não gosta do que está lendo se questiona sobre o assunto, ou quando você lê e concorda e ainda diz assim “você Claudio poderia ter acrescido isso ou aquele texto, que te passou despercebido”, ou quando você lê e ignora todo o texto e gostou só de uma frase e concordou com ela, para mim este é o meu pagamento, a sua presença e interação, direta ou indireta. Quando abro meu painel onde posso responder comentários, colocar novas postagens, eu vejo Americanos, Russos, Alemães, Portugueses, Chineses, Franceses, Japoneses, Ucranianos, Ingleses e claro muitos Brasileiros, todos esses que nos acessam e por certo em busca de algo melhor, porque o nosso assunto aqui é diferente, nosso assunto é incomum, os acessos são poucos, mas como já disse que seja somente um acessando para mim já estaria pago, então só tenho que agradecer muito, mas muito mesmo a você que nos acessa daqui ou do outro lado do mundo, isso me faz cada dia a cada minuto a cada segundo cada vez mais forte, cada vez mais determinado, convicto de que tenho que continuar e nunca parar.
Quisera eu ter muito mais sabedoria, ciência, o que sei é tão pouco, gostaria de ter muito mais, uma escrita com uma linguagem técnica, uma escrita com palavras profundas, envolvedoras, mas sou uma pessoa muito simples, sem muita cultura, nunca fiz um curso Bíblico, nunca fiz teologia, nunca frequentei uma faculdade.
Mas o pouco conhecimento que tenho e o meu sentimento de coração e alma me diz para compartilhar, deixar num lugar acessível a todos, sem acrescentar nem diminuir aquilo que está escrito nas Sagradas Escrituras.
Eu agradeço a todos pela presença até para aquele que odiou todo o texto, não importa a semente é semeada, ela cai em terra fértil e logo cresce, outras cai a beira do caminho é pisada por quem passa, mas com o tempo ela nasce, outras no meio dos espinhos nasce sufocada e outras cai nas pedras, mas um dia vai chover e vai carregar essa semente para a terra e depois de um tempo nasce, algumas sementes não vão nascer.
Como Paulo disse uma vez nós plantamos, uma outra rega um outro aduba, mas quem dá o crescimento é somente o SENHOR DEUS.
Então quem somos, não somos nada, e ainda assim muitos ainda contende com o SENHOR DEUS, um conselho quando ouvir alguém fazendo assim desfazendo das obras de DEUS, dos milagres, dos sinais desfazendo de tudo o que ELE criou, tudo o que ELE fez, faz e continuará a realizar, desfaz do sacrifício do SENHOR JESUS, pisa no sangue do concerto do Novo Testamento, a Nova Aliança, não de ouvidos permaneça firme no firme fundamento se agarra nas vestes do SENHOR JESUS como aquela mulher que tinha um fluxo de sangue, fica firme na coluna, na rocha não de ouvidos, apesar de sermos muitos pequenos, não somos nada lembro-me das palavras do salmista:  Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?    
Salmos 8.3,4
Isso resume tudo, como já disse anteriormente o homem que é lembrado por DEUS, é feliz, é bem-aventurado, vamos nós mesmo nos analisar, vamos nos questionar, fazer uma autoanalise de nosso comportamento, das nossas obras, das nossas ações, do nosso amor ao próximo, o de quantas vezes ofendemos alguém e quantas vezes fomos pedir perdão, quantas vezes perdoamos, quantas vezes nos enfurecemos, quantas vezes fizemos com nossas obras, DEUS se lembrar de nós, será que somos realmente fiéis? Será que temos a valentia de dizer não ao pecado, não ao mundo, será que somos realmente submissos ao SENHOR DEUS a doutrina do SENHOR JESUS CRISTO estamos realmente cumpridos com cada detalhe, cada ponto da sua doutrina, não estamos deixando para trás alguma coisa por pequena que seja. Bom isso não estava programado para escrever e agora eu tenho que auto me analisar, julgar a mim mesmo e se enquadrar também, porque não adianta só falar é preciso fazer também.
É eu preciso melhorar muito, ainda sou uma criança, tenho que crescer muito, aprender muito é para isso que aqui estamos.
Bom Moisés pediu algo muito difícil para o SENHOR DEUS, ele só O ouvia, nunca tinha visto DEUS face a face e queria ver ao SENHOR DEUS.
O povo ficava observando Moisés entrar na tenda da congregação e o acompanhavam olhando pela sua costa e quando ele entrava na tenda uma coluna de nuvem descia e cobria toda a tenda e o SENHOR DEUS falava com Moisés aos olhos de todos algumas vezes o seu rosto resplandecia de tal forma que era preciso por um véu no seu rosto pois o povo não podia contemplar sua face tamanha era a presença de DEUS eles estavam muito próximos, porém Moisés era humano e seu olhos carnais não poderiam ver ao SENHOR DEUS, apenas sentia e ouvia, mas Moisés era amado de DEUS e um dia ele viu o SENHOR DEUS pelas costa, porém o rosto não viu, porque nenhuma carne, nenhum humano poderia sobreviver o resplendor seria tão intenso, é tão intenso que destruiria um corpo físico, e o SENHOR DEUS o  colocou num lugar estratégico e passou com toda a sua glória e o pedido de Moisés foi realizado.
Moisés impôs uma condição, só se moveria dali se o SENHOR DEUS fosse com eles, “Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. ”
A pedido do SENHOR DEUS ele lavrou duas pedras como as primeiras e subiu o monte onde os dedos do SENHOR DEUS mais uma vez escreveu nas tábuas de pedra os mandamentos, e ali fez muitas recomendações e algumas coisas não perderam seu teor até hoje, até agora, DEUS começa prometendo que ninguém seria páreo diante deles todos os povos que se levantassem contra eles seriam derrotados, uma outra coisa muito importante é que eles não deveriam fazer nenhuma aliança com outros povos, não se inclinem diante de deuses, não o adorem nem o sirvam, procure manter sua linhagem sanguínea, não deixe os moços e moças se casarem com outro povo, evitem esse tipo de relação pois esses vão sacrificar aos seus deuses e você como convidado possa participar desse sacrifício, porque o SENHOR DEUS é Zeloso.
Claudio Alves de Oliveira
O que espera deste mundo? parte 5-b
De Gêneses ao Apocalipse
O bezerro de ouro


Nenhum comentário: