sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

UM FARDO PESADO

Um fardo pesado
Murmurações, reclamações era o que ouvia naquele deserto, se ele pudesse falar o próprio deserto já estava farto de tanta murmuração por parte do povo de Israel, eu penso comigo que desde aquele tempo DEUS já pensava em nós os gentios, não via a hora de chegar logo esse dia, claro que isso é uma brincadeira, não leve a sério, mas tente imaginar, se coloque no lugar de Moisés só um pouco, nós não temos estrutura para isso não dá nem para pensar nisso, e esse Moisés era humano assim como eu, como você, e chega um dia em que alguma coisa nos faz parar aqueles cinco minutos, o famoso cinco minutos, como veremos acontece com ele também.
  E ACONTECEU que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.
Números 11:1
Não está escrito o que esses reclamaram, mas temos aqui uma parte da evidencia, da legitimidade da Sagradas Letras, quem escreveu esse livro foi o próprio Moisés, e nesse momento ele estava lá frente do povo e não ouviu o que aquele pequeno grupo lá atrás falou, mas por certo foi algo terrível, se aquele ódio contra o SENHOR DEUS que foi ali desferido, fosse desferido ao povo, haveria ali uma batalha entre ele mesmo, mas o mal foi cortado pela raiz, o povo pediu que Moisés orasse e o fogo cessou, o povo começou a chorar e lamentar, lembrando da sua alimentação lá no Egito, eram escravos na verdade, mas tinham de tudo, carne, peixe, melões, cebolas, pepinos e alho, e ali no deserto não tinha nada só o maná, e perguntavam quem nos dará carne para comer aqui neste deserto.
Moisés só olhava e os via chorar e se lamentarem: Então Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés.
Números 11:10
Moisés tem uma conversa muito séria com o SENHOR DEUS, ele cansou, tudo aquilo o fez cansar, a minha missão não é isso, ficar ouvindo esse povo chorar reclamar, eu não preciso ficar ouvindo isso. E disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? Para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
Números 11:11,12
São palavras de Moisés: Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.
Ficou difícil para ele, e ali começou a expor ao SENHOR DEUS como encontrava-se, como se sentia, e reclamou do peso que estava nas suas costas, era um fardo muito pesado, e se lamentou sozinho eu não vou conseguir, eu preciso de ajuda, aquelas murmurações, reclamações o deixaram estagnados, sem forças sem perspectiva de que aquele povo nunca iriam entender pelo eles estavam passando, eles tinham o SENHOR DEUS ali tão perto, podiam ver, olhar e sentir a SUA presença, ouviram a voz do SENHOR DEUS, mas eles preferiam a comida, a barriga cheia, era um momento único, aquela oportunidade que não vai acontecer de novo, tem que ser aproveitado ali, no momento, no agora. Se o SENHOR DEUS vier para você hoje, agora e você disser passa amanhã, hoje eu estou ocupado, pode ter certeza de que perdeu, nunca mais você terá de novo essa chance, o pecado também é assim e o SENHOR JESUS morreu uma vez só pelos nossos pecados, ELE não vai voltar de novo aqui e passar por tudo de novo, não que ELE não tenha poder para isso, tem poder de sobra, a pessoa já foi limpa, perdoada e aí resolve pecar de novo, sinto muito a escolha foi dela, porque ELE, JESUS CRISTO morreu uma só vez, depois ressuscitou, e o batismo nas águas por imersão também simboliza a morte, morreu para o pecado, para o engano, para a mentira, para a idolatria, e quando saímos depois de emergido das, representa nova vida, ressuscitamos simbolicamente para uma vida sem pecado, sem engano e sem mentira. Quem passou por isso depois de se arrepender de seus erros é considerado limpo, puro como a criança que acabara de nascer, essa oportunidade é única, nunca mais teremos outra chance dessa.
Aquele povo no deserto se tivesse olhado de outra forma, de outro ângulo se tentassem entender o porquê de tudo, a razão por qual estavam ali, tivessem mais confiança e mais calma, observasse mais as palavras que através de Moisés por DEUS eram destinadas a eles, um povo sem esperança e sem fé, amavam muito suas vidas, tinham um medo enorme de morrerem, de fome principalmente.
Moisés não era uma pessoa comum, ele percebeu que seria até o fim da jornada assim, isso é que por causa das murmurações o SENHOR DEUS ainda prolongasse mais ainda o caminho, e com ele mesmo possa ter pensado, preciso de ajuda, preciso de ajuda, alguém ter que me ajudar a cuidar desse povo, podemos deduzir que se existisse o tal de depressão naquele tempo, Moisés estava bem perto dessa doença.
Esse assunto é muito sério porque ele mesmo pediu de uma forma estranha, pode me matar se quiser, só não deixa eu ver o mal, foi assim que ele pediu ao SENHOR DEUS, daqui para frente eu sozinho não vou dar conta, já tenho muito anos de vida, passei por tanta coisa, por causa desse povo, nem consigo conviver com minha família direito, eu vivo para eles, e que recebo em troca, eles não me ouvem, me desprezam, só me procuram quando estão em desespero, quando querem se rebelar, querem comer carne, querem tanta coisa, ninguém vem a mim para caminharmos lado  a lado, num mesmo pensamento num mesmo objetivo, quando eu falo dos teus mandamentos dá a impressão que estão debochando, estão rindo.
O SENHOR DEUS ouviu o pedido de Moisés, e como forma de entender a sua situação pediu a ele que escolhesse setenta anciães, os mais experientes, os sábios, aqueles que eram determinados, e que não se encaixavam como a maioria, murmuradores, acompanhe:  E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo.
Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.
Números 11:16,17
Moisés se enfraqueceu em espírito, porque agora estava dividido? De forma nenhuma aquilo o fortaleceu, agora ele teria muito mais tempo para o seu convívio com o SENHOR DEUS, teria mais oportunidades de falar de coisas mais pessoais anteriormente falava mais a respeito do povo, agora perguntaria sobre mistérios, coisas outrora, eu pessoalmente acho que foi a partir daí que ele começou a escrever, ou ditar a escrito de livros, como o Gêneses por exemplo que não foi no seu tempo, ou o livro de Jó, que são em tempos distintos, porém isso é minha visão, não leve em consideração.
Ah sim o SENHOR DEUS deu carne para o povo comer, até se fartarem, porém não foi assim tão fácil, DEUS atender o pedido do povo não significava que tinha esquecido suas murmurações, a saudade do Egito que eles tanta falavam, “lá tinha isso, tinha aquilo, não passávamos fome e blá, blá e blá”, o Egito era a escravidão e simbolicamente representa o pecado e cada vez que eles falavam isso era como se uma lágrima caísse dos olhos do SENHOR DEUS, e como alguém que cometia muitos pecados, adulterava traia sua mulher, enganava, e cometia toda sorte de pecados e um dia ele se arrepende de tudo, passa pelas águas e firma um pacto com DEUS de ir a terra prometida, ou seja o Céu, estamos usando metáforas, o Egito representa seus erros, o mar se abrindo o batismo, e o deserto sua caminhada rumo a terra prometida o céu, e agora essa pessoa começa a sentir saudades da seus pecados lá atrás, olha eu tinha muitas mulheres, agora só tenho uma, não me entendo com ela, que saudade daquele tempo, agora o dinheiro me falta não tenho mais nada, naquele tempo eu saia e dava meus pulos.
O que estava ocorrendo ali no meio do povo de Israel é muito parecido com isso, como numa empresa a pessoa é contratada e começa suas atividades e sempre começa a comparar, “lá onde eu trabalhava antes não tinha nada disso, lá a gente fazia assim, lá tinha isso, eles eram assim”, acho que ficou claro, a sua vida passada a nossa vida passada devemos olhar de outra forma. Falando daquele povo ali, eles deveriam olhar para o passado e com lágrimas nos olhos, humilhados na presença do DEUS TODO PODEROSO render-lhes graças, por tudo o que foi feito nas suas vidas, “400 anos de escravidão, quantas chicotadas não levei, quantas noites eu não conseguia dormir com minha carne dilacerada, quantas humilhações na frente dos meus filhos passei, não me davam nenhum respeito era tratado como um lixo, não tinha fins de semana, eu não podia sair, nem o sábado sagrado dos Israelitas podia guardar, eu não tinha honra, estava esquecido parecia que DEUS não existia se existisse não olhava para mim, estava esquecido, abandonado, vi meus amigos morrerem na minha frente, alguns esperando e nada aconteceu, outros vi serem mortos na minha frente, quantas coisas eu passei sem poder fazer nada, vivia acorrentado, viva enjaulado como um animal. Agora estou aqui com minha família, posso abraçar meus filhos, posso fazer minhas preces, minhas orações, tenho visto as mãos de DEUS realizarem coisas incríveis, vi as coisas que aconteceram no Egito, coisas que forçaram o Faraó nos deixarem partir, ali vi coisas que o homem não pode fazer, depois o mar nos deu passagem, foi aberto um caminho no meio do mar, eu vi isso eu estava lá depois podemos contemplar nossos inimigos por causa da sua incredulidade pereceram quando o mar se fechou depois que nós passamos. Estamos tão perto da terra que DEUS nos tem prometido, há muito tempo DEUS tem prometido e na nossa geração vai acontecer, vamos entrar num lugar nosso, que será nosso lar, nossa terra, nossa nação, e ninguém por mais poderoso que seja prevalecerá contra nós, aqui o que precisamos DEUS nos dá, ELE tem cuidado de nós como um pai a seu filho, coisas que lá Egito queria muito fazer aos meus filhos e não podia e aqui eu me sinto uma criança cuidada pelo pai, e como se eu tivesse comida na boca, tivesse água a hora que eu preciso, vi a água brotar da rocha, vi uma água amarga virar potável, e os sinais de que o SENHOR DEUS está aqui conosco, não podemos vê-lo, mas a sua Glória está aqui, está no monte, está com Moisés outro dia não conseguíamos olhar no seu rosto pois resplandecia de tão grande que era a presença de DEUS onde ele ia, só tenho que agradecer, pois tenho visto que não estamos sozinhos e certeza da vitória pois até aqui o SENHOR DEUS não nos tem nos deixados”.
A maioria não pensava assim, não agradecia assim, não entendia como o SENHOR DEUS ao amava, não conseguia ver, não conseguia sentir o quanto DEUS os amava, só pensava neles mesmo, nas suas causas, nos seus problemas, não conseguis sentir o que seu semelhante sente, não conseguia entender os mais fracos, os sem forças, não conseguia amar, não compreendia os outros, era só eles e eles, mas sim, se alguém transgredisse a lei ai sim eles se manifestavam,  “tem que morrer, adulterou”, “deve ser apedrejada, foi pega no ato do adultério”, quando era nos outros a lei servia, mas quando era neles mesmo, ai não, vemos que nada tem de diferente dos nossos dias, é a mesma coisa, ainda hoje é muito pior. Um povo que naquele tempo tinham tudo de juiz, pronto para o julgamento e condenação, não havia perdão, nem misericórdia, as vezes vemos alguém sofrendo e nos perguntamos porquê? Quatrocentos anos de escravidão e na maioria não sabia ser submisso, confesso que passar todo aquele tempo no deserto não era legal, era difícil, não era uma boa situação, mas em contrapartida eles tinham de tudo ali, além da liberdade, não tinha mais cárceres, mais prisões, mais humilhações, não tinham mais bofetadas na cara, acabou os açoites, agora eles eram propriedades de DEUS, o Faraó não ostentava mais seu ego, “esses são meus escravos”, ali aquele deserto era como irmos num restaurante, um rodizio, claro pagamos, sentamos e aguardamos, até que o garçom venha nos servir, nem nos levantamos dali, somos servidos na mesa, se compararmos era assim ali também, o SENHOR DEUS mais servia aquele povo do que era servido, o SENHOR DEUS foi garçom deles, tinham água, tinham pão vindo dos céus, e tinham carne, os seus sapatos não se gastavam, eram guiados pelas mãos Divinas, mas a maioria daqueles Hebreus não sabiam ser gratos, talvez pensassem assim: “nos tirou do Egito, agora se vira, dá-nos o que comer, o que beber, nós vamos morrer aqui”.
Um dia alguém foi pega no ato do adultério, uma mulher e seria morta apedrejada pelos juízes de Israel, isso é o próprio povo, já se preparavam para destruí-la já estavam com as pedras nas mãos, quando alguém aparece na frente deles, eu imagino que ELE nem os tenha olhados nos olhos, mas simplesmente passou na frente deles sem o desafiarem, apenas disse em alta voz e bom som para todos ouvirem “aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra”, saiu da frente daqueles homens que simplesmente cumpriam a lei, mas essa simplicidade tiraria a vida daquela mulher, passado um momento ELE fala com a mulher: “onde estão os seus acusadores, mulher?” “Todos se foram, Senhor”, “vai também e não peques mais”, conclusão como nós seres humanos sujeitos a tanto erros, tantas falhas, tantos pecados podemos apontar o dedo e acusar, condenar nosso semelhante, nosso próximo.
Moisés sentiu nas suas costas o fardo pesado da sua missão, mas temos um outro também falando sobre o tal fardo pesado, isso O SENHOR JESUS CRISTO: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30
Aqui vamos comparar, Moisés teve que dividir o fardo da lei ele não conseguiu carregar sozinho, isso simbolicamente ele pediu ajuda, da sua própria boca confessou, pediu para morrer, mas já em outro tempo da história temos o SENHOR JESUS que toma além da sua missão que era muito difícil, ELE também toma o fardo da lei que Moisés não conseguiu carregar sozinho, e o leva para a cruz, porém antes de acontecer ELE aconselha, não carregueis o fardo pesado da lei, vocês não vão suportar, vão cansar, vão desistir e o mundo vai mudar, vai evoluir, vai chegar dias em terão que viver escondidos, nas cavernas, nas florestas, a liberdade de culto vocês não terão mais, terão que viver do amor e para o amor, fraternal. Coisa que a lei não ensinou, a lei não existia misericórdia, nem piedade, na lei não existia amor, porque ela foi criada para os transgressores, mas você pode dizer: você está equivocado, nos dez mandamentos está escrito sobre o amor, sim está, porém nos discursos dificilmente apresentado, aquelas tabuas de pedra se tornou um tesouro, uma relíquia, um objeto de muito valor, ficava dentro da arca da aliança, e praticamente foi esquecido, claro algumas coisas eram levadas muito a sério, a guarda do sábado, porém amar a DEUS sobre todas as coisas e o seu próximo como a ti mesmo já não era observado pela maioria deles, prova disso é seus deslizes e diversas vezes o SENHOR DEUS foi trocado, deixado de lado e se inclinaram aos deuses falsos.
Então o que era vamos dizer assim um protocolo, eles faziam, mas quando isso exigia muito, muito esforço aí era diferente, ficar sem fazer nada no dia do sábado, sem trabalhar, somente na igreja, isso é fácil, qualquer um faz isso, o difícil era entender o lado espiritual disso, porque alguém disse assim “Eu sou Senhor do sábado”, o sábado era o descanso, o dia do descanso é o SENHOR JESUS, isso se tornou espiritual, devemos repousar em JESUS CRISTO, ELE assume esse sinal que foi deixado por DEUS, porque se torna espiritual então, e não mais um dia da semana como no passado, você sabe que toda a lei se resume naquele mandamento que foi deixado de lado, que disse acima, amar a DEUS sobre tudo e o seu próximo como a ti mesmo, ora não estava escrito que se alguém trabalhasse no sábado ou fizesse qualquer coisa nesse sétimo dia da semana deveria morrer, porém até o próprio FILHO DE DEUS foi perseguido por causa disso: Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Mateus 12:5-8
Acho que não há nenhuma dúvida a esse respeito, mas, se ainda não entendeu lembre-se que a terra que Israel procurava era aqui mesmo, era físico, matéria, o reino era aqui mesmo, então as profecias se cumprem e entre nós agora se acha o EMANUEL, DEUS CONOSCO, isso o que significa e veio para os israelitas, porém eles queriam um reino terreno, eles queriam uma nação serem reconhecidos como um país, coisa que acontece dezenove séculos depois em 1948 quando eles os Israelitas podem se orgulhar de que alguns países concordam em criar o estado de Israel, porém sua principal cidade, Jerusalém é solo internacional não pertence a eles. Mas o SENHOR JESUS vem falando, “o meu reino não é desse mundo”, “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. ELE não era daqui ELE veio do céu, e disse também que não cairia um til da lei que não fosse cumprido, aquele fardo que ninguém conseguiu carregar, nem Moisés, ELE assume tudo, ELE disse não vim destruir a lei, eu vim cumpri-la, e quando lá na cruz do calvário ELE expirou, lá no templo, no lugar chamado santo e no santos dos santos havia um véu de separação e naquele momento esse véu se rasgou, não foi mãos humanas mas o próprio DEUS TODO PODEROSO, lá na cruz o SEU FILHO exclamava: “está cumprido”, e o véu da separação se rasgava, o caminho estava aberto, isso significa que a lei fora cumprida, cada detalhe, toda ela foi cumprida no sacrifício do Cordeiro de DEUS, que em silencio caminhou para o matadouro, tudo o que ELE passou simbolizava tudo o que os sacerdotes, aliás o sumo sacerdote realizava a respeito primeiramente do seu pecado e depois pelos pecados do povo, e nesse lugar chamado Santos dos Santos oferecia sacrifícios pelos seus pecados e pelos pecado do povo, e o SENHOR JESUS com seu sacrifício, faz o mesmo uma vez só, aqueles sacerdotes o faziam uma vez por ano, mas o FILHO DE DEUS faz uma só vez e é feito Sumo Sacerdote para sempre.
Eu quero misericórdia, EU quero amor, obediência, submissão, amai-vos, amai-vos como EU vos amei, ame a DEUS sobre tudo e o seu próximo como se fosse você mesmo, não quero mais sacrifícios EU coloco sobre vós um fardo leve só quero que você ame, só isso e meu jugo será suave, a lei não aperfeiçoou ninguém, mas a graça, esse caminho te levará para morar com DEUS, coisa que a lei jamais conseguiria.
Dois caminhos foram colocados diante de vocês, um caminho local e outro caminho para a Glória de DEUS, um preço muito alto foi pago por isso, você já sabe e conhece não vou mais falar disso, os mandamentos do SENHOR JESUS são fáceis, não nos é pedido muito é ainda recebemos o Espírito Santo Consolador, que nos guia, será a nossa ligação com ELE e estará conosco até ao fim da nossa jornada, recebemos forças esse Espirito nos guiará em toda a verdade, e está escrito que ele tem ciúmes, que quando pendemos para o mal a nossa consciência pesa e o Espirito Santo nos mostrando o caminho correto.
Sua promessa que o fardo seria leve era por isso, o que nos precisasse, nos lembrar, falar, expor, anunciar e até coisas futuras esse Espírito nos anunciaria segundo nossa necessidade, além de milagres, obras, e poder do céu será companhia de todo aquele que se propor ser fiel até o fim de seus dias, mas ELE também falou de que seu jugo era suave, portanto nenhuma condenação há para o que servem a DEUS em espírito e verdade, ninguém pode mais te apedrejar te matar sem misericórdia, quem pode te condenar, nenhuma coisa, nenhuma força do mal pode tirar de nós o amor de CRISTO, ele foi plantado na nossa alma, onde o homem não atinge, não pode tocar, nem nos matando ele o homem ou o mal pode tirar o amor de CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.
ELE não pediu nenhum sacrifício, andar longas distancia a pé por exemplo, como é comum nas religiões atuais, sacrifício de animais, nada disso ELE pediu. Sinceridade, fidelidade, amor seja não fingido, longânimo, se apegar ao bem, perdoar e ser perdoado, entre tantas coisas que simplesmente se em nós tiver o amor, o verdadeiro amor todas as outras exigências e só o reflexo do amor que está em nós, e claro que temos que ter conhecimento que não somos daqui e aqui seremos odiados, desprezados, mas como o Próprio SENHOR JESUS disse, eu venci o mundo e vos vencereis também.
Um fardo leve e um jugo suave, essa foi a Sua promessa, os seus mandamentos são fáceis e dentro dele não há nada que possa nos condenar, na lei alguém deixando de cumprir um mandamento com duas ou três testemunhas a pessoa morria sem misericórdia, agora temos um Novo Testamento, uma nova aliança uma promessa de formos fieis até a morte receberemos o dom da vida eterna junto com DEUS, claro depois de tudo se cumprir.
Agora a escolha é nossa, sempre teremos o direito de escolha, alguns preferem a antiga aliança, o Velho Testamento, assim como os Israelitas que hoje se lamentam numa única coisa que sobrou daquele tempo em que rejeitaram sua sorte, desprezaram a sua salvação, e condenaram o FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO, e hoje choram sobre o muro que persiste em ficar de pé depois de tanto tempo, talvez como um sinal de sua prevaricações e de suas escolhas, o choro não sabemos se é de arrependimento nem a sua lamentação. O que podemos ver e enxergar é um fardo muito pesado nas suas costas que logo vão se cansar de carregar.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Pois o meu fardo é leve e meu jugo suave.
Mateus 11:28

Claudio Alves de Oliveira
O QUE ESPERA DESTE MUNDO? PARTE 5-A
UMA LONGA JORNADA
A TERRA PROMETIDA
De Gêneses ao Apocalipse
Um fardo pesado
  


Nenhum comentário: