segunda-feira, 17 de agosto de 2020
NOSSA MENTE
MUDAR O MUNDO?
domingo, 9 de agosto de 2020
VALORIZAR A VIDA
VALORIZAR A VIDA
Para os que valorizam a vida em todos os seus aspectos não se abala por qualquer controvérsia.
Aprecia os simples gestos que se desdenham diante de si, sorri para todos numa singela demonstração de respeito.
Por mais sombrio que seja o seu dia, na alegria estampada na sua face, consegue motivar, cativar, e produzir esperança, na sua postura causar um momento de reflexão em que o observa.
Porque nossos problemas, nossas adversidades não se divide com ninguém, mas as nossas alegrias multiplicamos com os demais.
Os que apreciam a vida são gratos, agradecem pelo simples fato de respirar, de andar, pensar, se alimentar, sorrir e cantar.
Neste mundo desigual que vivemos, nossas vidas sociais parecem acompanhar a geografia da terra, uns tão alto, outros num meio termo, e tem aqueles que estão abaixo do nível do mar.
Entre nós ainda falta um pouco de gratidão, pois se hoje temos em abundância, vai existir alguém que tem escassez, existem pessoas que vivem em uma nação justa e outras vivem em países ainda persistente num sistema de escravidão e opressão.
O amor parece algo tão esquecido no mundo atual, algo tão distante, essa pandemia deixa isso mais evidente, ou para consolidar isso, as pessoas todas mascaradas o sorriso já não se percebe mais, nem o podemos contemplar nas faces, essa obsessão pelo medo, o famoso “fique em casa” o lockdonw, o terror instaurada nas pessoas, pessoas mascaradas e separadas, em alguns lugares a população sofrendo com um autoritarismo de certos governantes, a situação atual que vivemos será sem dúvidas uns dos meios para que se cumpra parte de uma profecia, que um dia o amor de muitos esfriaria, devido à ciência se multiplicar sobre a terra.
Segundo sabemos o vírus causador dessa pandemia se trata de uma arma biológica, e por se tratar disso tem seus objetivos sobre os habitantes da terra, como o próprio nome diz, isolamento social, certo, isolar as pessoas de uma certa forma.
Mas, tirando essa pandemia, falamos de pessoas que as vezes nada possuem, no entanto sempre tem um sorriso no rosto, ou na face se preferir, e outros que tem tudo não esboça a mínima alegria pela vida, cara fechada não tem sorrisos nem um bom dia.
É obvio que a riqueza, a fortuna não significa uma vida de felicidades, mas também uma vida de um morador de rua, ou de alguém endividado, parece não existir nenhum motivo para se ter felicidade, mas no rosto dessas pessoas enxergamos muito mais alegria no que no rosto de um milionário.
Parece que aqueles que não possuem nada, nada tem mas, mesmo assim vivendo encontrou uma coisa que talvez aquele que possui tanto não encontrou, valorizar cada momento da vida, viver o hoje como se houvesse amanhã, sem a preocupação, vivendo dia a dia.
Quantas pessoas assim vão passar a noite sem saber se amanhã vai ter o que comer, e ainda assim é capaz de sorrir de dizer bom dia, boa tarde, isso é uma reflexão, e essas palavras são para pensar, analisar, será que valorizamos realmente a vida como deveria ser? Será que temos a gratidão como deveria?
Todos nós temos nossos dias sombrios, nossos horizontes encoberto, mas precisamos entender que é só um momento, e que todos nós que habitamos a terra podemos passar por toda e qualquer adversidade, as lágrimas não é exclusividade somente de uma pessoa, ninguém patenteou o choro, a perda, a tribulação, a angustia, a agonia, o desespero, o medo e a fome, estamos sujeitos a tudo isso e muito mais, só tem uma coisa, essas coisas não podem nos mudar, destruir nosso caráter, nossas crenças e nossa fé, nosso comportamento tem continuar o mesmo.
É interessante nas estradas, por exemplo, os motoqueiros sempre se cumprimentam de um modo específico, caminhoneiros, ciclistas praticamente são obrigados a cumprimentarem uns aos outros nas estradas, nos grupos de ciclistas é muito pedido isso, e como ciclista que sou, sou testemunha disso, poucos são os que não esboçam um sorriso nos encontros casuais nas trilhas, nas estradas e rodovias, é claro que se trata de uma atividade física, mas parecem que todos fazem com muita alegria.
Não podemos perder esse contato, esse calor humano, eu procuro isso, me policio as vezes eu falho, quase sempre eu falho, mas mudei bastante, hoje procuro sorrir mais, cumprimentar mais até os cachorros, é isso sempre que eu encontro um animalzinho eu falo com eles também. Hoje compreendi o que é viver, na fartura e na escassez, na dor e na alegria, na solidão e na companhia, é preciso estar acima dessas coisas, que nós acatamos como adversidade, como momentos ruins, não as subestimo, mas tento assimilar e meditar muito, e uma das palavras que me ajuda muito nisso a superar isso é a fala de Jó, aquilo me impressiona a força que ela encontrou para dizer aquelas palavras, “se aceitamos das mãos de DEUS todo o bem porque não aceitaríamos o mal?” Esse mal representa momentos de dificuldade, perseguições, provas e lutas, a qual teremos que tirar desses momentos aprendizados, e nas lutas e batalhas é que o guerreiro se fortalece, e na provação que a fé se eleva, certos momentos assim são proposital para exatamente nos fortalecer.
É obvio que não exemplo de ninguém, apenas coloquei a maneira que aprendi, é dessa forma que assimilo hoje, toda e qualquer adversidade, procura não demonstrar a ninguém as lágrimas, mas mantenho um sorriso na face, pelo menos eu tento.
Agradeço muito a sua presença, gratidão é muito pouco da minha parte, conto com sua ajuda para compartilhar, comentar e divulgar nossas reflexões, que são muito simples, porém muito pura.
DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.
(Claudio Alves de Oliveira)
Valorizar a vida
NOSSA PROCURA NOSSA BUSCA
NOSSA PROCURA
NOSSA BUSCA
No momento da maior tristeza busquei pela alegria.
Na hora do meu desespero tentei encontrar a calma.
Em meio as lágrimas lutei muito pelo sorriso.
Mesmo na derrota não me senti vencido e busquei pela vitória.
Embora distante e só, procurei não me sentir abandonado e esquecido.
No silêncio e na distância busquei por companhia.
Em meio a tantas perguntas e questões, procurei por respostas.
Na hora do meu maior fracasso, lutei com todas as forças.
Nos dias mais escuros me agarrei a luz.
No meio de tantas segredos tentei desvendar os mistérios.
A vida em certos aspectos nos surpreende, ou nos decepciona.
De onde pensávamos que viria ajuda, só veio mais desprezo.
De quem imaginávamos que poderia vir o consolo, teve mais sofrimento.
Quando acreditamos que haveria justiça, só ocorreu mais injustiça.
De quem esperávamos sinceridade, só encontramos hipocrisia.
De quem imaginamos que sentiria gratidão, só existiu mais incoerência.
Jamais imaginaríamos que nos sorrisos mais belos, se encontrasse tanta falsidade.
Nem nos mais atenciosos tanto amor fingido.
Aprendi da forma mais cruel que estamos só, mesmo estando rodeado de muitas pessoas.
Aprendi de maneira tão assustadora que em certos momentos tudo o que temos somos nós mesmo.
Nos tornamos nossa própria companhia.
Aprendi de um jeito terrível que temos que ser autossustentável.
Aprendi que não devemos esperar nada de ninguém, nenhum gesto, nenhuma atitude, nenhum ajuda.
Aprendi a esperar gestos e atitudes, somente de mim mesmo.
Deixe que os demais nos surpreenda, ou nos decepcione.
Aprendi que em meio as lutas e batalhas é que nos tornamos vencedores.
Aprendi que somente sentindo a dor, que aprendemos a suportá-la.
Somente na solidão que compreendemos o que é a distância.
É no meio do choro que aprendemos a valorizar as lágrimas.
Só no sofrimento que aprendemos a valorizar os bons momentos.
É na escassez que valorizamos a fartura.
Somente lembrando é que conseguimos recordar.
E a derrota é que nos estimula em alcançar a vitória.
É errando que tentamos acertar.
Na nossa imperfeição buscamos a perfeição.
Faça mais por você e muito mais por seus semelhantes.
A escada se sobe um degrau de cada vez.
E a vida se vive de minuto a minuto.
Faça do pouco que possui, muito.
E se preciso for faça do tudo que possui, nada.
Tem momentos que o ouro e a prata não compra o que necessitamos.
Um milhão de reais vale muito menos que um sorriso.
Um gesto vale mais do que todo o dinheiro do mundo.
Uma atitude não existe valor, é impagável.
Uma pequena ação destrói uma fortaleza de incertezas.
(Claudio Alves de Oliveira)
Nossa procura
Nossa busca
NOSSO TEMPO
NOSSO TEMPO
Toda nossa luta, nossos esforços por mais que demore, um dia abraçamos o resultado, para certas expectativas o tempo é necessário.
O reconhecimento das nossas ações, não será da noite para o dia que acontecerá, um dia seremos premiados e alcançaremos o que almejamos.
Em meio a tudo isso é importante manter a integridade, a confiança, manter-se focado e não desistir dos nossos sonhos, dos nossos objetivos.
Aquele que com paciência espera será de alguma forma recompensado, talvez nem seja o que tanto sonhou, mas algo além dos seus sonhos, o tempo é uma ferramenta que devemos usar para que amadurecemos.
Nessa espera não podemos perder o foco, muito menos desanimar, sem questionar esse ou aquele, porque para outros o tempo foi curto, não tiveram um caminho longo a percorrer e o sucesso foi precoce, enquanto que para outros o caminho é mais longo, e o tempo parece conspirar.
É claro que há propósitos em cima de tudo isso, sempre haverá uma resposta que sempre nós mesmo vamos responder, mas esse é o momento para refletir nas palavras de Salomão: “há um tempo para todo o propósito debaixo do Céu” se entendêssemos e assimilássemos essas palavras não era necessário nenhuma resposta, isso bastaria.
No entanto, a nossa fragilidade como ser humano que somos, nos trai em nossas esperas, em nossos propósitos, vamos imaginar que estamos numa fila de espera e a nossa vez não chega, e quando acreditamos que seremos chamados outro nome é mencionado e continuamos a longa espera, e isso se repete mais vezes, e isso se torna desgastante, é como se não houvesse justiça, pelo menos no nosso entendimento, e nos sentimos injustiçados.
Quando chegamos nesse estágio é o momento de manter o foco, de buscar alguma forma de se consolar ou encontrar forças nas palavras de Salomão, tentar assimilar que o nosso tempo não chegou, não é a nossa hora nem o nosso momento, pensar que não existe injustiça nesse aspecto, o que é nosso, ou que irá nos pertencer está sendo preparado e quando chegar a hora, o momento estão abraçaremos.
Davi teve que esperar o dia de assumir o trono, embora já fosse rei, mas esperou, teve várias oportunidades de fazer e acontecer, mas não quis, rejeitou, não ousou mudar o tempo da sua exaltação, e suas justificativas eram bem fundadas, ninguém na terra ousaria questioná-lo, mas ainda assim optou pelo tempo que lhe foi proposto.
Como dizem, quando o amanhã chegar, será hoje, então não imaginamos quando será isso, porque ninguém luta em vão, não existe sofrimento por nada, haverá um desejo a se realizar, um sonho para se tornar realidade, um objetivo para atingir, e o topo para conquistar, e ninguém fica na espera por nada, se existe uma promessa como falamos de Davi, vai acontecer é só esperar.
As pessoas dizem assim que quem quer não espera, faz acontecer, isso nem sempre funciona, alguém pode questionar, mas nunca vi uma pessoa se tornar um médico da noite para o dia, um engenheiro com uma aula só, para certas coisas o tempo é necessário, agora atitudes, gestos, ações isso sim são determinantes, uma atitude num momento certo poderá sim abrir uma porta, um portão, conheço uma pessoa que tinha um sonho ele queria um emprego em um certo lugar, e um dia alguém dessa empresa, um amigo ligou querendo conversar comigo, e essa pessoa atendeu, poderia anotar o recado, ou dizer que eu não estava que ligasse em outro horário, mas teve a audácia, a atitude de ir além, eu falo de trabalho dentro da sua profissão e ele realizou seu sonho, trabalha até hoje naquela empresa.
Quantos que tem uma formação, uma profissão e não tem colocação na sua área no mercado de trabalho, me recordo que nesse caso era uma sonho antigo, e me alegro, indiretamente eu participei disso, porque aquela ligação era endereçada a minha pessoa, no entanto, o beneficiado foi esse meu grande amigo.
Quando chegar o momento precisa ter atitude também, quando a oportunidade aparecer e ela não ferir ninguém, então é o momento, lembra de Davi, quando surgia a oportunidade de se tornar Rei, aquele que já era rei precisava deixar de ser de alguma forma, a única maneira era sua vida sendo ceifada, por essa razão Davi esperou o seu momento, mas não pôs a mão em Saul.
Quantos engenheiros você conhece que não atua na engenharia, eu conheço muitos, e outros em outras áreas, têm formação e até mais que isso, mas ainda espera sua oportunidade.
Essas pessoas investiram em suas carreiras, muito do seu tempo foi envolvido nisso tudo, sacrificou momentos de lazer, horas estudando, é justo que um dia alcance seus ideais, mais do que justo.
Essa é nossa reflexão, a paciência é uma virtude que devemos alcançar, se imagine no lugar daquele patriarca que trabalhou quinze anos para se casar, e depois mais quinze porque o seu sogro o enganou, deu a filha errada em casamento e Jacó trabalhou trinta anos por causa de Rebeca, é uma insistência muito grande, mas o propósito disso foi fantástico, uma nação surgiu dessa união.
Se tivesse ido embora, desistido quem o poderia julgar por isso? Mas uma vez as promessas foram aguardadas independente do tempo.
Agradeço a sua presença e a sua atenção, gratidão é pouco por esse gesto de carinho.
Que DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.
(Claudio Alves de Oliveira)
Nosso tempo
sábado, 8 de agosto de 2020
DETERMINAÇÃO
DETERMINAÇÃO
Para alguns o amanhecer é motivo de alegria, no entanto para outros é causa de agonia.
Para os que retiram a noite em esperança, anseia por novidades, surpresas.
Mas aqueles que recolhem a noite sem motivação e sem esperança, o novo dia é só mais um momento para o sofrimento.
Porque aqueles que superaram seus medos, venceram a si mesmo, pois a batalha mais intensa que existe é quando guerreamos contra nós mesmos.
Existe algo de nome justiça, uma regra baseada no óbvio, um seguimento, uma linha reta sem ponto de intercessão, e a justiça se faz no mais obvio, simplesmente é a consequência dos nossos atos.
Talvez aquele que perdeu a esperança tenha o conhecimento disso, e entenda que por parte de justiça nada mais pode esperar, porque olhando para o seu passado não existem boas ações, nem atitudes, nem honra, só propagou o mal, a discórdia, o ódio, e é consciente disso, seus dias que restam serão de agonia.
Não vê mais beleza na vida, nem no romper da aurora ou no por do sol, conforme o tempo passa mais perto se sente da reprovação, e não terá argumentos, nem terá defesa, pois não criou nada que o defendesse, não realizou absolutamente nada, e não construiu em volta de si critérios, bons critérios.
Teve todas as ferramentas e oportunidades para nos seus bons dias se superar e realizar, as boas ações servem para nos blindar, quem faz o bem cria uma fortaleza, promove nos seus caminhos futuros uma vereda de retidão e integridade, onde a justiça não se faz necessária.
Falamos de uma justiça diferente desse que temos aqui, onde o inocente jamais será culpado, nem o transgressor será inocentado.
Pois quem espalhou o ódio não poderá ajuntar o amor.
Como dizem, quem planta vento colhe tempestade.
Aquele que semeou intrigas colherá discórdias.
Quem plantou a hipocrisia colherá decepções.
Quem espalhou a mentira vai sentir suplício da verdade.
Quem plantou o engano ceifará o amargo fruto da desolação.
Hoje nessa justiça que temos o culpado se torna inocente sem nenhuma ação de decência da sua parte, mas um dia esse perdão não lhe servirá, diante dos homens pode até que ser que alguns tapem os olhos e não se importem com seus crimes, mas diante da justiça dos Céus não terá absolvição.
É claro que a oportunidade bate a porta todos os dias, momentos e situações são propositais para que haja reconciliação, haja humilhação, existe a atitude de mudar, de perdoar e pedir perdão, renuncia ao mau-caráter, reconhecimento dos atos falhos, e das ações não concluídas, isso é o que falávamos no começo, a maior batalha que existe é quando guerreamos contra nós mesmo, derrubar o orgulho, o eu, o amor-próprio em demasia, que faz com que nós deixamos de observar alguns detalhes como não se comover com a dor alheia, não se preocupar com situação do seu semelhante.
Quando o sol nascer pela manhã é uma dádiva, é mais uma chance, é mais um momento para mudança, tem toda a noite para pensar, e creia que tem muitos torcendo pela sua atitude, pela sua mudança, só precisa dar o primeiro passo, quando deixar que o abracem o calor do amor te tomará, verá o quento tempo perdeu, em seu orgulho, mas isso é passado o que importa é daqui para frente.
Nunca é tarde para regressar, nem cedo demais para desistir, talvez nas simples palavras encontre uma força brutal, assim como nas pequenas ações uma gigantesca atitude se forma, no mínimo detalhe aparece a solução tão aguardada e tão esperada, o pequeno ato que se torna uma grande ação, o pequeno gesto a mais pequena das atitudes gerará uma reação incalculável.
Então motive-se, e tenha esperança num novo amanhecer, o melhor ainda está por vir.
Agradeço de coração sua presença, conto com sua ajuda comente, compartilhe, divulgue, assim estará não só ajudando a esta pessoa, mas também quer ler estas simples palavras que tem a simples intenção de motivar.
Que DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.
(Claudio Alves de Oliveira)
Determinação