domingo, 9 de agosto de 2020

VALORIZAR A VIDA


VALORIZAR A VIDA


Para os que valorizam a vida em todos os seus aspectos não se abala por qualquer controvérsia.

Aprecia os simples gestos que se desdenham diante de si, sorri para todos numa singela demonstração de respeito.

Por mais sombrio que seja o seu dia, na alegria estampada na sua face, consegue motivar, cativar, e produzir esperança, na sua postura causar um momento de reflexão em que o observa.

Porque nossos problemas, nossas adversidades não se divide com ninguém, mas as nossas alegrias multiplicamos com os demais.

Os que apreciam a vida são gratos, agradecem pelo simples fato de respirar, de andar, pensar, se alimentar, sorrir e cantar.

Neste mundo desigual que vivemos, nossas vidas sociais parecem acompanhar a geografia da terra, uns tão alto, outros num meio termo, e tem aqueles que estão abaixo do nível do mar.

Entre nós ainda falta um pouco de gratidão, pois se hoje temos em abundância, vai existir alguém que tem escassez, existem pessoas que vivem em uma nação justa e outras vivem em países ainda persistente num sistema de escravidão e opressão.

O amor parece algo tão esquecido no mundo atual, algo tão distante, essa pandemia deixa isso mais evidente, ou para consolidar isso, as pessoas todas mascaradas o sorriso já não se percebe mais, nem o podemos contemplar nas faces, essa obsessão pelo medo, o famoso “fique em casa” o lockdonw, o terror instaurada nas pessoas, pessoas mascaradas e separadas, em alguns lugares a população sofrendo com um autoritarismo de certos governantes, a situação atual que vivemos será sem dúvidas uns dos meios para que se cumpra parte de uma profecia, que um dia o amor de muitos esfriaria, devido à ciência se multiplicar sobre a terra.

Segundo sabemos o vírus causador dessa pandemia se trata de uma arma biológica, e por se tratar disso tem seus objetivos sobre os habitantes da terra, como o próprio nome diz, isolamento social, certo, isolar as pessoas de uma certa forma.

Mas, tirando essa pandemia, falamos de pessoas que as vezes nada possuem, no entanto sempre tem um sorriso no rosto, ou na face se preferir, e outros que tem tudo não esboça a mínima alegria pela vida, cara fechada não tem sorrisos nem um bom dia.

É obvio que a riqueza, a fortuna não significa uma vida de felicidades, mas também uma vida de um morador de rua, ou de alguém endividado, parece não existir nenhum motivo para se ter felicidade, mas no rosto dessas pessoas enxergamos muito mais alegria no que no rosto de um milionário.

Parece que aqueles que não possuem nada, nada tem mas, mesmo assim vivendo encontrou uma coisa que talvez aquele que possui tanto não encontrou, valorizar cada momento da vida, viver o hoje como se houvesse amanhã, sem a preocupação, vivendo dia a dia.

Quantas pessoas assim vão passar a noite sem saber se amanhã vai ter o que comer, e ainda assim é capaz de sorrir de dizer bom dia, boa tarde, isso é uma reflexão, e essas palavras são para pensar, analisar, será que valorizamos realmente a vida como deveria ser? Será que temos a gratidão como deveria?

Todos nós temos nossos dias sombrios, nossos horizontes encoberto, mas precisamos entender que é só um momento, e que todos nós que habitamos a terra podemos passar por toda e qualquer adversidade, as lágrimas não é exclusividade somente de uma pessoa, ninguém patenteou o choro, a perda, a tribulação, a angustia, a agonia, o desespero, o medo e a fome, estamos sujeitos a tudo isso e muito mais, só tem uma coisa, essas coisas não podem nos mudar, destruir nosso caráter, nossas crenças e nossa fé, nosso comportamento tem continuar o mesmo.

É interessante nas estradas, por exemplo, os motoqueiros sempre se cumprimentam de um modo específico, caminhoneiros, ciclistas praticamente são obrigados a cumprimentarem uns aos outros nas estradas, nos grupos de ciclistas é muito pedido isso, e como ciclista que sou, sou testemunha disso, poucos são os que não esboçam um sorriso nos encontros casuais nas trilhas, nas estradas e rodovias, é claro que se trata de uma atividade física, mas parecem que todos fazem com muita alegria.

Não podemos perder esse contato, esse calor humano, eu procuro isso, me policio as vezes eu falho, quase sempre eu falho, mas mudei bastante, hoje procuro sorrir mais, cumprimentar mais até os cachorros, é isso sempre que eu encontro um animalzinho eu falo com eles também. Hoje compreendi o que é viver, na fartura e na escassez, na dor e na alegria, na solidão e na companhia, é preciso estar acima dessas coisas, que nós acatamos como adversidade, como momentos ruins, não as subestimo, mas tento assimilar e meditar muito, e uma das palavras que me ajuda muito nisso a superar isso é a fala de Jó, aquilo me impressiona a força que ela encontrou para dizer aquelas palavras, “se aceitamos das mãos de DEUS todo o bem porque não aceitaríamos o mal?” Esse mal representa momentos de dificuldade, perseguições, provas e lutas, a qual teremos que tirar desses momentos aprendizados, e nas lutas e batalhas é que o guerreiro se fortalece, e na provação que a fé se eleva, certos momentos assim são proposital para exatamente nos fortalecer.

É obvio que não exemplo de ninguém, apenas coloquei a maneira que aprendi, é dessa forma que assimilo hoje, toda e qualquer adversidade, procura não demonstrar a ninguém as lágrimas, mas mantenho um sorriso na face, pelo menos eu tento.

Agradeço muito a sua presença, gratidão é muito pouco da minha parte, conto com sua ajuda para compartilhar, comentar e divulgar nossas reflexões, que são muito simples, porém muito pura.

DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.


(Claudio Alves de Oliveira)

Valorizar a vida




Nenhum comentário: