segunda-feira, 12 de junho de 2017

UMA PALAVRA SÓ


Uma palavra só
Simples assim, uma só palavra, nada mais, nada além do que uma palavra.
Você ao que se estamos referindo, é isso mesmo, ELE mesmo. Nós não conseguimos se expressar somente com uma palavra, se falarmos só um verbo aquele que está recebendo a mensagem, não entenderia, a não ser que fosse uma saudação “oi”, “olá”, “até”, tem aquelas expressões que chamamos a atenção de uma pessoa, mas só serve para que tenhamos um foco por parte da pessoa é preciso que haja uma verbalização, sem isso a pessoa ficaria na nossa frente sem nada entender.
Veja que para nós usar uma palavra só é meio difícil de se obter alguma coisa, além de que por segundos tenhamos a atenção de alguém. Alguém treina um cão para receber comandos, ele grita “vai” e o cão obedece, ele também é motivado para obedecer a esse comando, tem uma recompensa a cada tarefa realizada.
Mas vamos nos focar na causa, no efeito dessa única palavra, sabendo que esse pedido não saiu de alguém com conhecimento bíblico, a pessoa que fez essa proposta não pertencia ao povo que se denominava escolhido, era estrangeiro, mas motivado pela fé, propôs isso. Uma fé tão grande que houve uma confissão, nem em Israel Vi tanta fé assim, ou seja, nem no meio dos meus seguidores, no meio do povo que me esperava o qual sou considerado o MESSIAS, não consegui encontrar tanta fé assim.
O centurião um homem a serviço de César, poderia ter um problema com a presença de um Judeu em sua casa, ainda se tratando DELE, e por outro lado tinha também a repercussão caso fosse visto entrando ELE na casa do centurião, haveria por certo um falatório e mais perseguição ao FILHO DE DEUS.
O centurião por certo perdeu a esperança em tudo, amava aquele seu criado que estava paralitico e perturbado, e ouvindo falar dos milagres que estavam ocorrendo em Israel naqueles dias, também foi a procura de um milagre não para ele, mas para alguém que estava a seu serviço, mas existia um porém, JESUS CRISTO  fazia parte do povo que era dominado, e imaginava como iria convencer aquele homem a ir até a sua casa, sendo que ele pertencia aos opressores, e um não como resposta poderia receber, uma recusa, precisava estar preparado para algo assim.
Quem sabe pensando em alguma resposta negativa levando em consideração que se tratava de um estrangeiro, já foi com uma resposta pronta, se ELE se recusar só vou pedir um só palavra, pelo menos uma, e esse homem se apresenta diante do SENHOR JESUS, talvez imaginando um pessoa diferente, alguém com um ar imponente, queixo erguido, um semblante de presença, mas se depara com uma figura diferente, um homem simples sem formosura, não tinha a aparência dos nobres, nem dos ricos, nem dos poderosos, sua feição como a raiz da terra seca, não tinha riquezas, bens materiais, não tinha onde reclinar  sua cabeça durante a noite, mas o que ele estava fazendo não era por ele e sim por alguém, e isso não  o deteve.
E na entrada de Cafarnaum ocorre um ato diferente de tudo que possamos imaginar, aquele centurião examina-se a si mesmo, e diante do SENHOR JESUS, ele se sente o mais indigno dos seres, reprovando-se e num sentimento do qual nunca havia sentido ele se aproxima de CRISTO JESUS, no seu pensamento dizia assim, se ELE se recusar eu vou entender, porque agora sinto que não veio para mim, sou tão pecador não existe nada em mim nenhuma obra de valor que eu tenha feito que me torne digno deste momento.
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
Mateus 8:6,7
Não esperava por uma resposta assim, e aquilo pesou no centurião, esse homem é um Santo de DEUS, eu sou um pecador seria injusto que fosse na minha casa, não está certo deixar o que está fazendo por minha causa.  E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Mateus 8.8
Aquela situação de desconforto o levou a um estado de fé, que em todo o Israel ainda não tinha acontecido, SENHOR dize uma palavra só, é o que basta para que o meu criado sare, só isso, uma única palavra.
Aquele homem não pediu uma hora de pregação, nem pediu uma oração, pediu apenas uma palavra, e para que o milagre aconteça, para que DEUS opere só é preciso ter fé, e ali tinha muita e foi atendido e conforme a fé daquele homem assim foi feito, está escrito que no mesmo momento em lugares diferentes, o centurião tinha deixado o seu criado em casa de cama, não estava ali, no entanto naquele momento ficou são.
Para que DEUS opere é assim, havendo e existindo fé é o que basta, a distância não existe, o impossível se torna possível, o pedido é aceito, e outra não importa quem está pedindo, não importa a posição social, a religião, a denominação, a placa da igreja, se é da religião azul, da do Norte ou do Sul, para DEUS o seu olhar é para dentro do coração, dentro da alma, encontrando fé o pedido é aceito.
Aquilo ocorre em um tempo em que o SENHOR JESUS, vivia como homem isso tem um peso, pois precisava provar que na forma humana era possível vencer o pecado e condenar o pecado na carne, e aquela demonstração de fé o surpreendeu, nunca tinha visto algo igual nem mesmo no meio do povo escolhido, e naquele momento deixa claro o que aconteceria quanto a escolha do povo de Israel, deixa claro que seria desprezado. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 8:11,12   
Muitos do ocidente e do oriente assentarão na mesa junto com Abraão, o SENHOR JESUS agora falava de um tempo muito distante, sim falava de um tempo depois de todos os eventos acontecidos no mundo, um tempo depois do juízo final, e de duas situações, os filhos do reino condenados e os que sem conhecer ao SENHOR JESUS, o aceitaram esses os quais não pertenciam ao povo de Israel.
Não tinham direito na herança, mas por causa da fé como a desse centurião irão alcançar galardão e direito de no céu entrar. Basta uma só palavra para que tudo aconteça.
Para que sua oração seja ouvida, sua súplica seja ouvida só precisa de uma palavra.
Tudo isso é interpretativo, concordo, e essa única palavra pode tratar-se de uma frase, um parágrafo, não importa, o importante é a fé, aquela fé que o SENHOR JESUS enxergou naquele homem, que por causa da sua situação se considerou um pecador indigno de receber a visita do FILHO DE DEUS em sua casa e pediu uma única palavra.
Com uma palavra só não conseguimos nos expressar, ainda que seja um termo é preciso de mais palavras para que possamos assim se comunicar com alguém, mas para aquele centurião uma palavra só era o suficiente.
Não tem nada a ver com nosso assunto, mas recordo que quando estava namorando eu trabalhava e ela também e só nos víamos nos finais de semana, durante a semana só nos feriados, quando chegava em casa ficava torcendo para que ela fosse até a casa da minha mãe e sempre que ela ia deixava uma frase umas palavras escritas num rascunho, e aquilo me deixava feliz, aliás muito feliz, eram só palavras, só letras, mas para mim era como se ela estivesse ali.
Palavras nos alimentam, é assim, parece que o demônio não sabia disso, quando tentou o SENHOR JESUS, ele ouviu que o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS, ainda que seja uma só é o suficiente para um milagre, uma obra, um salvamento, um livramento, ainda que não seja o queira ouvir, mas essa única palavra fará um caminho aparecer, trará uma solução, um refrigério ou uma cura, e o milagre acontece. Não deixe que essa única palavra o vento leve, o tempo o faça esquecer.
Que o SENHOR DEUS te abençoe muito.

(Claudio Alves de Oliveira)

Uma palavra só

Nenhum comentário: