segunda-feira, 12 de outubro de 2020

DO SIMPLES AO COMPLEXO


DO SIMPLES AO COMPLEXO


Nossa reflexão hoje é sobre alguma atividade que se deslumbra diante de nós, algo que seria fácil de realizar, aos nossos olhos deveria ser algo bem simples de solucionar, mas essa simplicidade se torna um grande problema, o que deveria tomar alguns minutos se transforma em horas.

A solução demonstrava ser de fácil resolução, mas como alguma coisa inexplicável, o simples se torna complexo, o fácil se torna árduo, o que era compreensível se transforma confuso.

O que precisamos entender é o que foi que aconteceu, não com o fato, o acontecido, porque isso é esperado é do dia a dia, no entanto o que deve ser compreendido é nossas ações, onde foi que erramos e algumas respostas podem surgir da forma que nós nos questionamos.

*Subestimamos o problema.

*Negligência.

*Falta de preparação.

*Não se antecipamos.

*Falta de conhecimento.

Ou talvez nenhum desses itens se encaixe no ocorrido, pelo menos não admitimos, mas fato é que de alguma forma erramos, ou foi o dia, o momento, nosso estado mental, como se diz no futebol fomos para uma dividida com pé solto, ou no boxe num confronto quando um dos lutadores baixa a guarda. A verdade é que nós somo um tanto orgulhosos e temos dificuldades em admitir um erro, uma falha, claro que nem todos.

A pergunta é como um grão de areia se torna uma montanha de pedras, ou um simples riacho se torna um oceano, parece um exagero, mas quando as coisas fogem do controle acabamos por perder o foco.

Se eu disser para você que uma viajem a pé que poderia durar talvez cerca de dois anos, ou até menos, são menos de 1.000 km, se caminhassem 20 km por dia, duraria em torno de 50 dias, quando disse dois anos não estava exagerando, porque poderia existir paradas de semanas, tinha idosos, crianças, inimigos pelo caminho, o fato é essa viagem demorou 40 anos, quase que uma geração os supostos 1.000 km se tornaram milhares de quilômetros.

Eu sei que não era uma tarefa fácil sair do Egito e ir andando até Israel, o caminho até o monte Sinai evitando o mar Vermelho é em torno de 446 km, e dai até Jerusalém são mais 510 km, no entanto 40 anos é muita coisa, o que você acha? Responde ai nos comentários por favor, deixe a sua opinião.

Garanto para você que nenhum daqueles que saíram ali do Egito deixando para trás a escravidão esperava que demoraria tanto, sabemos o que levou essa demora, dentre muitas coisas a falta de foco e acreditar, mas uma das premissas nisso tudo foi a vontade de voltar atrás, desistir, a falta de coragem a escolha não pelo mais fácil, mas pelo que convinha ainda que fosse continuar como escravo.

O desfeche final do tempo que levariam para chegar até a terra prometida se deu depois que quarenta homens saíram do meio do povo para espiar a terra que seriam deles, na volta apenas dois tiveram palavras de ânimo e fé, nos vamos habitar lá assim, contaram das maravilhas daquele lugar, apresentou ao povo um sonho que estava muito perto de se tornar realidade, mas os demais encobriram estas palavras com negatividade, desmotivação, tentaram ofuscar toda a beleza, a riqueza e as maravilhas da terra e apresentaram ao povo o terror dos inimigos, a força, o armamento e a altura.

Dois deles mostrou solução definitiva, tinha obstáculos, mas que seriam superados, tinha inimigos, claro que tinha, no entanto teriam que sair dos seus caminhos, seriam vitoriosos em todos os aspectos, mas do outro lado veio a maioria tirando todo o incentivo, destruindo o pouco de crença e fé que existia naquelas pessoas.

Calebe e Josué pegaram todos os problemas, dificuldades, obstáculos, barreiras e o que você imaginar de difícil, impossível e mostrou ao povo o quanto tudo isso era inferior, o quanto esse gigante diante daqueles que está motivado se torna algo tão insignificante, como pegar o oceano e deixar do tamanho de um riacho, ou transformar uma montanha em um grão de areia, além disso existia a fé, a promessa de DEUS, os milagres, a presença do DEUS VIVO ao lado deles, mas isso não os motivou, as palavras negativas dos demais soou mais alto e foram absorvidas, então foi dada a sentença, 10 anos por cada um daqueles que foram espiar a terra, 40 anos foi imposto aquele povo, ou seja, só seria possível entrar na terra quando terminasse aquela geração, e assim foi você sabe muito que daquela geração que começou somente a de Josué e Calebe entraram na terra prometida.

A reflexão é essa, onde foi que erramos e estamos disposto a corrigir esse suposto erro, é claro que tudo tem o seu preço, aqueles que lá no passado optaram por desistir não podiam serem contado como vitoriosos.

Ainda procuro uma resposta para algo tão complexo assim, algo simples se tornar tão complexo, sei que não é tão fácil responder a uma questão assim, imagine no seu trabalho seu chefe fazendo esse pergunta, o que aconteceu? Como isso é possível? Precisamos de um tempo para assimilar pelo menos nossa resposta.

Um grande abraço para você, por favor deixe um comentário, compartilhe, nos deixe a sua opinião.


(Claudio Alves de Oliveira)

Do simples ao complexo


 

Nenhum comentário: