segunda-feira, 19 de outubro de 2020

DEDICAÇÃO


DEDICAÇÃO


Somos impulsionados a fazer algo que muitas vezes não temos uma resposta imediata, claro que tudo se difere dependendo das pessoas, cada um de nós tem a sua atividade para realizar, ainda que tenhamos muitas decepções, alguma coisa que realizamos, alguma atividade e pode ser que somos ignorados, até mesmo não compreendido, embora haja da nossa parte muito empenho, porém como disse, não temos como uma resposta o reconhecimento.

De fato, isso desgasta um pouco, imagine você, se dedica um bom tempo para escrever um livro, depois de pronto, tudo o que tem são críticas, ou rejeição, nenhum elogio, e essa situação se repete, o que nos leva a pensar que é o momento de desistir, não tem resultados, aquilo que fazemos parece não ser agradável, podemos assim dizer que devido à reincidência dos fatos é o momento de parar, antes que cause mais estragos em nós.

Um dia desses qualquer, alguém me mandou uma mensagem assim, desistindo de tudo, todos os dias essa pessoa escrevia algumas palavras bonitas, motivadoras, mas segundo ele, era ignorado, não tinha resposta, então resolveu deixar tudo de lado.

Aprendi durante esses poucos anos de vida que tenho que quer desistir, simplesmente para, senta a beira do caminho, é simples se for pedir a opinião de alguém para isso, só se encontrar alguém muito pessimista, porque do contrário, até o seu concorrente falaria de motivação, e outra coisa que aprendi é quando isso acontece, antes de responder precisamos compreender qual é a resposta que a pessoa quer ouvir, chame de dedução, intuição, mas o fato é que uma resposta impensada neste momento pode destruir ainda mais, uma crítica nesse momento pode ser crucial, costumo dizer que existem pessoas que se machucam com uma rosa, não é o momento para criticar, talvez nem elogiar, mas expor a realidade, o elogio nesse momento pode soar como falso e piorar ainda mais a situação, ela pode deduzir que estamos debochando “está me elogiando agora, mas sempre me ignorou” é isso, olhando de fora alguém pode dizer “que coisa boba, cada um com seus problemas”, o que acontece é que você foi escolhido pela pessoa que precisa de uma orientação, talvez nem isso, apenas atenção, alguém para conversar, ou tudo não passa de um pretexto para aproximação.

Vamos colocar assim que nessa ocasião foi fácil responder ao questionamento da pessoa, percebi logo que não queria desistir, por isso critiquei, percebi também, que ela queria se sentir bem, por isso elogiei, percebi que precisava de orientação, por isso coloquei na sua frente a minha história, quem sabe dali poderia surgir alguma coisa ou que ele pudesse enxergar uma saída.

E por fim deduzi que precisava ser ouvido e deixei que falasse, confesso que minhas críticas não foram construtivas, foram provocativas, e as orientações não foram de forma instrutiva, mas de forma severas.

Muitas vezes, nós, pessoas, seres humanos precisamos ser provocados, num bom sentido, como se fosse um empurrão, precisamos acordar da sonolência, a motivação nem sempre parte de um elogio, as vezes de gritos e berros, da provocação, do desafio.

Haverá justificativas, mas nem todas serão aceitas, mas quando você disser que jamais desistiu e nunca deixou de acreditar, terão uma grande aceitação.

Esse é o foco dessa reflexão, nunca desistir, confesso a você que quando recebi a mensagem daquela pessoa, estava em condições até pior que ela, me recordo, que disse algo assim “você quer falar que ninguém lê o que escreve, olha para mim, deixe eu te mostrar o que é ser rejeitado”, até então diversas vezes quis desistir, depois desse fato, amadureci e talvez tenha compreendido esse propósito, pode ser que a falta de inspiração possa de fato me deixar sem o que publicar, mas creio que outra coisa, que não seja o caso de saúde, pelo menos hoje, agora não pode me fazer desistir.

Porque se um texto é ignorado, já em contrapartida, outros foram visualizados inúmeras vezes, superando um número expressivo, acima dos 100, 200, e até acima de 1000, mas os acessos de outros países, alias de pessoas de outras nações, o que posso dizer, além de realização, último 12 meses, um total de mais 18 mil visualização, sendo que a Itália lidera, meu país vem em segundo e terceiro os Estados Unidos, acessos anônimos, e outros países que gira em torno de mais 50 nações, para alguém desconhecido, sem um nome expressivo, porque escrevemos de forma bem simples mesmo, não existe técnica. É a realização, se uma visualização já me completa, imagine quando eu abro o aplicativo que me mostra em tempo real, pessoas acessando.

Aprendi que o silêncio também é uma reposta, alguns criticam que não tem comentários nas postagens, mas o fato de existirem os acessos, contradiz isso, é claro que os comentários são ótimos, mas agora eu posso afirmar que se, pelo menos, uma pessoa leu o texto, na minha visão, isso me completa, se uma pessoa leu e me ajudou a prosseguir, imagine uma quantidade maior.

De alguma forma existe o resultado, alguns são visíveis outros não, outro dia recebi uma mensagem de alguém agradecendo, outro me fazendo notório que usufruiu do que leu, isso é muito gratificante, missão cumprida, valeu a pena a dedicação.

Vou compartilhar outra coisa, ou melhor, vamos tentar expressar, dentro desse nosso assunto, já deu para entender que essa atividade se trata de algo a mais na nossa rotina, alguém faz pintura, é voluntário, ajuda as pessoas, colabora aqui ou ali, enfim faz alguma coisa que diretamente ou indiretamente, está ajudando pessoas, isso é preciso ser feito como as esmolas, o que sua mão direita fizer que a esquerda não veja, o que fizer em oculto publicamente será recompensado, ou seja, faça sem esperar nada em troca, não o faça esperando um publico, aplausos, elogios e outras coisas, é claro que se o objetivo é outro, não estamos falando do mesmo foco, falamos de uma atividade, uma ação que se trata de um robe, um passatempo que na sua essência tem como objetivos motivação, autoestima das pessoas, tornar o dia de alguém mais feliz, e até mesmo provocar um algo a mais em quem desistiu, trazer de volta esses que tomaram outro rumos, enfim tudo isso é louvável, aqueles que dedicam a sua vida para tirar pessoas do vício.

Que quero dizer que isso precisa ter amor, muito amor envolvido, não faça por obrigação, ou qualquer outro sentimento que não seja o verdadeiro amor, se começamos precisamos ir até o fim, se estamos no caminho temos prosseguimos até o fim desse trajeto, se muna de forças e de resistência para que jamais desista, porque tudo isso que foi colocado aqui, rejeição, critica, entre outros, são coisas esperadas, faz parte do nosso dia a dia, agora o desistir, além de afetar o dia a dia, afeta uma vida inteira.

Não faça por obrigação, faça por amor, quem é obrigado a fazer algo, realiza sobre pressão, devido a prazos e metas, mas isso de que falamos, não requer datas, nem prazos e não há necessidade de provar nada a ninguém, o tempo que tiver se dedique de coração.

Se não existir recompensa aqui, nem reconhecimento, não se preocupe, alguém sempre estará te assistindo.

Um dia explicava uma situação para um grande amigo, trabalhamos juntos e ele me disse algo que jamais vou esquecer, “não se preocupa alguém sempre vai esta vendo, observando”, tem sempre alguém nos olhando, que quer dizer isso, que não precisamos nos preocupar com as recompensas, se vamos ganhar ou perder, se teremos perdas ou danos, apenas faça, realize.

Tem um Apóstolo que um dia tentou reclamar alguma coisa com DEUS, não sei se por causa da perseguição, do sofrimento, das vezes que apanhou, dos seus dias na prisão, a resposta que ele teve foi “Paulo a minha Graça te basta”, estou mencionando isso porque ele mesmo escreveu sobre isso, eu acredito que Paulo tinha a intenção de compartilhar seu conhecimento, ou ainda mais, o que ele alcançou além de nós com essa experiência.

Em suma é isso, faça o que tem que fazer e da melhor forma possível, com empenho e dedicação, com o coração e com a alma, quem decide se vai existir um bônus, ou um reconhecimento, ou até mesmo a tal recompensa não será nós, apenas realizamos.

Agradeço muito mesmo a sua presença, dedico estas palavras a você que me acompanha e que insiste em não me abandonar, saiba que a minha gratidão é enorme e não consigo expressar aqui com palavras, mas tente imaginar você arrastando alguém, pegando pela mão e ajudando a caminhar, sua dedicação para com minha pessoa é assim.

Só consigo ir avante devido a esse carinho, esse amor demonstrado por você.

DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.


(Claudio Alves de Oliveira)

Dedicação


 

Nenhum comentário: