sexta-feira, 29 de julho de 2022

POR QUÊS?




POR QUÊ?

O que normalmente eu faço aqui é sem compromisso, a inspiração me direciona e ai mesmo sem ter o domínio do assunto passamos para palavras aquilo que sentimos, o que está em nossa mente e no nosso coração, mas esse texto é bem excepcional e foge um pouco das minhas prerrogativas, esse texto é diferente, se trata de uma resposta, apesar de ser público se direciona a uma única pessoa, você!

Verdades

Vamos começar com verdades, hoje cada pessoa tem por si suas próprias verdades, talvez ignorando o que é realmente verdadeiro, na nossa análise, e de alguma forma queremos impor aos demais o que nós temos com convicção que seja o certo, o correto e assim tentamos moldar quem está a nossa volta.


Um verdadeiro engano da nossa parte, jamais você ou eu vamos conseguir mudar alguém, seus conceitos, filosofia ou seu caráter, simplesmente porque nós da mesma forma não aceitaríamos também ser direcionado para esse lado ou aquele, ou agir daquela forma ou dessa.

Isso se chama egoísmo, é como se estivéssemos no controle de tudo, tudo direcionado ao eu, isso seria uma das primeiras resposta dos nossos porquês.

Não precisa ir muito além, acredito que já ficou esclarecido, imagina o clima, a guerra que está implantada no caso de um casal, a relutante luta por um tentando moldar o outro, tire suas conclusões.

Opostos

Então qual a razão dos opostos, um dia acontece de dois seres completamente diferentes um do outro se encontrarem e vão viver juntos, não poderia ser iguais, sim poderia, mas normalmente não é assim, pensamentos diferentes, postura, como se cada ser humano fosse configurado de uma forma e acredito que seja assim, não existe DNA igual, existe homônimo, mas não tem cópia, nem clonagem, então cada um de nós é único, e se você acredita que tudo vem de DEUS, precisa assimilar isso.

Já viu aquela história de que DEUS fez alguém e jogou a fórmula fora, isso é tão real, cada um de nós é uma fórmula de fato, uma fórmula única. É obvio que entre elas existem elementos que são iguais em todos, por exemplo o H²O, água nos diferentes estados que tiver, sólido, liquido e gasoso, continua com os elementos, assim também nós seres humanos nos diferentes momentos da vida somos os mesmos, se o gelo não muda a fórmula da água, comprime suas moléculas, e o gasoso só expande as moléculas, usei a água no exemplo porque é algo comum nos seres humanos, não sei que conseguiu entender, mas é impossível mudar um elemento se você tirar o oxigênio da água, vai ficar só o hidrogênio, ou pode ser o contrário, agora pense numa pessoa, não podemos mudar essa fórmula criada por DEUS, se tirarmos um dos componentes mudamos toda a estrutura, obvio que não temos nenhuma condição para tal.

Falando ainda de um relacionamento, ali duas pessoas com criação diferente, princípio, valores, ética, caráter, se juntam para uma vida a dois como se fosse apenas um, essa é a razão dos opostos, um completa o outro.

Semelhantes

O espírito é o mesmo, mas os dons são diferentes, existe uma diversidade de dons dispensada para a humanidade, trazendo o contexto Bíblico para a nossa realidade, DEUS quer cada um de nós do seu jeito, lembra da configuração, é isso, sempre dizemos que não cai uma folha de uma arvore se não for a vontade de DEUS, pois é, tem momentos que deixamos de ser o que nós falamos, porque pregamos uma coisa e fazemos outra, e fazemos isso sem perceber, no mesmo momento que estamos falando que tudo é a vontade de DEUS, estamos tentando colocar nossa vontade acima de tudo, tentando fazer o mudar girar a nossa volta.

Precisamos entender assim, ou mais ou menos assim, o que enxergamos de errado nos nossos irmãos pode ser irrelevante para DEUS, que talvez não cobraria nada disso que deduzimos como errado, já em contrapartida se você fizesse o mesmo, seria cobrado.

Vou tentar resumir, JESUS pergunta a Pedro três vezes se ele o ama, se lembra que Pedro O tinha negado três vezes, na terceira vez: Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me?


João 21:17

Está escrito que Simão Pedro se entristeceu muito, acredito que somente ai ele entendeu a pergunta, muito fácil responder da boca pra fora, mas responder com a alma, com o coração é diferente, “Senhor, tu sabes tudo, sabes que te amo”, essa era a sinceridade que era esperada na resposta de Pedro, foi lhe dito algumas coisas, e significava como morreria, mas Pedro era como um de nós, semelhante, mais uma vez não assimilou, e olhando para os demais e vendo aquele discípulo que era considerado o mais amado, questiona, “e deste o que será feito”, ainda não tinha entendido, se bem que estava bem recente, que bom que isso aconteceu nos serviu de lição, a resposta é dura.

Normalmente não estamos prontos para ouvir o que não queremos, quando acontece isso nos aborrecemos, é muito bom quando alguém fala o queremos ouvir, mas caso contrário a resposta se torna áspera, amarga, dura, e Pedro naquele dia ouviu assim, “se eu quero que ele fique até que eu volte que te importa, segue-me tu”, entendeu, Pedro segundo alguns historiadores morreu crucificado, e João de velhice preso numa ilha, naquele dia nessa conversa com JESUS CRISTO pode ter entendido de que forma morreria e por essa razão quis saber como seria a dos outros “e destes o que será feito”, não importa, para cada ser humano, um plano diferente, um caminho traçado, uma outra história para ser escrita, você precisa escrever a sua, só isso.

Precisamos entender com isso, estamos abordando um aspecto, não que você não deva ajudar ninguém, socorrer um necessitado, visitar um enfermo entre outras coisas, o que estamos falando nesse texto não é contra o amor, e a essência dele, entender que em certos aspectos não estamos ajudando, muito pelo contrário, apenas estamos atrapalhando, principalmente nesse caso de querermos mudar o comportamento de alguém.

Eu tenho comigo assim, que quando eu consigo enxergar supostamente o erro de alguém, é porque estou no erro, é um alerta significa que preciso me corrigir com certa urgência.

Somos semelhantes na formação, mas totalmente distintos em caráter, postura, crenças e inteligência, mas somos todos humanos.

Quem é você?

Já deve ter percebido até aqui a quantidade de porque já apresentada, não sei se era a resposta que queria ouvir, na verdade temos duas opções somente, sei que me entende, simples assim, ou vamos em frente ou desistimos, isso nos leva a um questionamento, estamos disposta a ir até ao fim, ou não? Aprendemos com experiência da vida que certas coisas não acontece da noite para o dia, demora um tempo para acontecer e outras nem vão acontecer, embora era o que desejávamos.

Vou abrir um parêntese aqui, um dia estava na escola de música e um aluno se apresenta para tocar violino e queria que em três meses já estivesse dominando o instrumento, minha resposta foi que nada é impossível para DEUS, mas para dominar esse instrumento era no mínimo três anos de estudos, para resumir a história, ele desistiu, mas gostei a empolgação dele, e no momento seguinte assimilei a falta de humildade, mas ele entendeu depois com o tempo, que os acontecimentos, o mundo não gira a nossa volta.

Ou seja, não podemos colocar a nossa vontade a frente do tempo, imagina na frente de DEUS, precisamos assimilar que nada somos neste mundo, somos seres tão pequenos, inferiores, não podemos impor nenhuma condição ao tempo, ao vento, a água, como está escrito não colocamos um centímetro a mais na nossa estatura, nem um minuto a mais de vida do nosso tempo aqui na terra.

Então quem é você, quem somos nós para querer mudar a personalidade do nosso semelhante, ou o caráter de alguém, ou determinar se alguém está errado ou não, muitos vão além disso, julga e condena, pisa em cima as vezes daquilo que defende com unhas e dentes, “não julgueis para que não sejais julgado”, isso não se trata de um mandamento, nem doutrina, um conceito, isso é apenas proteção a sua própria integridade.

Como uma placa escrita “perigo alta voltagem, não ultrapasse”, aquele aviso está impondo alguma coisa a pessoa ou a está protegendo de algum mal, deduza ai, para mim soa mais como proteção do que proibição, assim também a frase citada acima tem o mesmo efeito, evite cair em contradição, é melhor amar do que odiar, é melhor ajudar do que acusar, em outras palavras um pouco mais dura, quem somos nós, quem é você que quer determinar até o que DEUS gosta ou não.

As vezes a nossa arrogância ultrapassa os limites do terreno, e acabamos por dizer a alguém, que está simplesmente louvando fazendo o seu melhor, dando o seu tudo, que aquilo DEUS não recebe, DEUS não aceita, entende isso, as vezes dizemos, como essa pessoa acha que DEUS pode ouvi-la, como esse pode pregar, como esse pode louvar, estamos julgando, muito distante do amor.

A pergunta que fica é essa, quem é você? Está disposto a continuar, ou vai desistir. Paulo, começou a se justificar demais, assim como Pedro, olhava um, olhava outro, mas só eu que não tenho certos privilégios: Não temos nós direito de comer e beber?

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?


1 Coríntios 9:4-6

Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.

Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;


2 Coríntios 11:24,25

Eis que vos apresento, as justificativas e os questionamentos até uma certa enfermidade, isso levou a Paulo ouvir isso, “a minha Graça te basta”.

As vezes precisamos encontrar resposta no passado, alguns dos nossos porquês estão lá, Paulo entendeu, olha quem ele foi no passado, como poderia exigir alguma coisa.

O que você deseja?

Se pretende ir até ao fim, aconselho você a se adaptar, a aceitar as coisas como devem ser, se tiver que ocorrer mudanças e provavelmente vão, é só esperar, só existe um meio, uma maneira de ser exaltado, é depois da humilhação, só existe uma forma de sermos vitoriosos é depois de passarmos pelas batalhas, que nem sempre saímos vencedores nos combates, nossa vitória não está ligada a sempre sairmos por cima, olhe para JESUS CRISTO agora caminhando para o calvário, com uma pesada cruz nas costas, a humilhação, cuspiam na sua face, tinha na cabeça uma cora de espinhos, roupas escarlates de zombaria, depois foi pregado naquela rude cruz, aos olhos humanos que vitória tem nisso, como pode a morte trazer vitória para alguém. Mediante a luz da palavra entendemos que a morte era o último inimigo a ser vencido, além disso tinha um testamento que para ter validade o testador tinha que morrer, mas a vitória sobre a morte é que ela não pode reter o FILHO DE DEUS, e ressuscitou triunfante.

Sabe, naquela noite em Getsêmani a angustia do momento foi muito grande “Pai se possível passa de mim esse cálice, mas seja feita a tua vontade”, essas foram as palavras de um ser humano que esperava pelo pior momento da sua vida, sabia o que viria pela frente, sabia como seria logo que o dia clareasse o que estava por acontecer, e na sua angustia clamou a DEUS, pedindo que se possível, não passasse por aquilo, mas era o seu propósito aqui, foi para isso que veio a terra, ao mesmo tempo renuncia a si mesmo e coloca a vontade de DEUS acima do seu desejo, acima de seus propósitos, ainda que isso fosse a própria vida.

Naquele momento acredito que não lhe foi feita essa pergunta, o que você deseja? Todavia essa reflexão responde a você com essa pergunta, já acreditando que depois de tudo não há necessidade de ouvir de você uma resposta, ser vitorioso é diferente de ter sucesso, uma carreira brilhante, uma vida sossegado, muito dinheiro, status, propriedades, nada disso tem a ver com a vitória, tudo isso é temporal, se acaba, nada disso é eterno, a vitória está ligado com algo que não perece, que não enferruja, que não se acaba, era isso que Paulo tenta passar aos Romanos em sua carta.

Mais uma vez te pergunto: o que você deseja? O que você quer? Seja sincero e verdadeiro contigo mesmo, resumindo tudo, depois de responder, posso apenas te dizer siga em frente, está tudo nas mãos de DEUS, certo, é só ir em frente.

Faça a diferença

Não permita que nada mais te afete, mas faça a sua parte e nunca falhe, procure a excelência no pouco que realiza, faça com amor, ainda que tenha que carregar uma cruz até o local da execução, isso é pejorativo, no entanto o que é as coisas das nossas vidas comparando com as do SENHOR JESUS, o que é um tapa na cara, não é nada, o que é uma gesto de humilhação, não é nada, suporta tudo, precisa ter em mente que você não pode cair, toda construção precisa estar bem estruturada, assim como uma ponte precisa de coluna forte para suportar o peso, o tempo, a chuva, o vento, aquela coluna não pergunta se outra está fazendo o mesmo, não importa, o que importa é a sua função, suportar.

Talvez um dia entenda e compreenda que nasceu exatamente para isso, alguns vivem e outros sobrevivem, todo aquele clamor no Getsêmani era para encontrar forças para suportar, o vento seria muito forte, a tempestade tentaria o derrubar, as feridas, a dor, o desprezo, o escárnio, parece que tudo e todos estão contra e até os mais íntimos não estão mais presentes, aquele que antes abraçava, agora não conhece mais, nega publicamente que estiveram juntos, viemos para este mundo somente para amar, e amar.

Amai-vos, amai-vos disse o Redentor, perdoe não importa se não te peçam perdão aqueles que te machucam, que te ofendem, que denigrem a tua imagem, um dia vai entender que o Céu te basta, que a eternidade te basta.

Conclusão

Dentro de todo esse contexto espero que encontre respostas aos seus porquês, desejo isso de coração e de alma, DEUS sabe tudo, como Pedro disse, “Senhor tu sabes que te amo, Tu conheces tudo”, isso querendo dizer ao SENHOR JESUS, da sua negação, daquela madrugada que não conseguia esquecer, todas as vezes que fosse pensar em desistir essas lembranças com certeza o faria seguir em frente, a gratidão ao SENHOR JESUS, depois de tudo entendê-lo, perdoá-lo e confiar a ele uma missão na terra.

E diante de tudo o que você também passa, as suas horas amargas, os seus momentos cruéis, e que quantas vezes tem perguntando o porque de tudo isso, qual a razão de ter que passar por tudo, quantas vezes perguntou porque, quantas vezes questionou, queria muito que depois desse texto nem eu nem você fizesse novamente essas perguntas, se a nossa situação está em certo momento adversa vai sempre existir alguém que está um pouco pior que nós, ou muito, e nesse momento que temos ter a gratidão, ou melhor, e nessa hora que entendemos o que é gratidão.

O único conselho que vou te dar é o mesmo que tento assimilar, siga em frente, e não desista jamais, se desistirem você não pode, não tem esse direito, se pararem, não pare você não pode se justificar, se voltarem atrás siga em frente, se caírem você precisa ficar de pé.

DEUS abençoe o seu dia o seu momento o seu agora.

(Claudio Alves de Oliveira)

Por quê? 

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Tio craudio ,veio em um momento perfeito, onde vejo da seguinte forma Resiliência e ser etnocentrico é a forma que absorvo e me adapto para seguir em frente obrigado meu amigo...

Anônimo disse...

Li tudo. Simplesmente maravilhoso. Um poeta original dos céus. A paz de Deus.

claudio movie (Claudio Alves de Oliveira) disse...

Valeu obrigado por participar me ajudar

claudio movie (Claudio Alves de Oliveira) disse...

Amém Deus abençoe imensamente minha gratidão por participar

Anônimo disse...

Que a Graça e a Paz do nosso único Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja hoje e sempre com você, que o Senhor continue te abençoando protegendo e livrando, você sua família, familiares e irmãos e amigos também. Que o Espírito Santo continue a conceder Sabedoria e Discernimento que vem dos altos céus.
É o que desejo de coração.

claudio movie (Claudio Alves de Oliveira) disse...

Sem palavras pra agradecer muito honrado com a sua presença aqui Deus abençoe imensamente