sexta-feira, 26 de maio de 2023

PRECISA LUTAR


PRECISA LUTAR


Tem momentos que escrever é tentar desvendar um mistério, colocar ao leitor algo novo, algo desconhecido, alguma coisa que ao olhos dos leitores chame sua atenção, através das palavras possa o “prender” para um dois minutos de leitura, talvez cinco ou dez, a dinâmica de uma ficção, o enredo de uma história, ou de um filme quase não muda, seguem um protocolo.

Aqui tentamos de uma forma bem simples a cada dia se aprimorar nas palavras singelas, as vezes sim, são repetitivos certos assuntos, no entanto isso serve para que analisar se evoluímos ou não, ou pode ser mais profundo, ou talvez a mensagem não chegou ao destinatário, pode ser tanta coisa, que todos os dias nossos olhos veem. Somos surpreendidos com a notícia de uma perda, um amigo, e aquilo nos comove, mas é como ele se foi que é mais surpreendente.

Deve ter visto pela internet muitas palavras motivadoras, muitos textos e vídeos, pessoas voluntárias tentando levar de alguma forma a outras pessoas um meio, coragem para lutar, novos sonhos para sonhar, coragem para não desistir, travando um combate intenso contra a depressão.

Muitas vezes um sorriso, esconde uma infelicidade sem tamanho, a aquela alegria é só aparente, é o que vemos nos rostos das pessoas, dos mais próximos, dos amigos, não conseguimos enxergar alma das pessoas, não conseguimos ver o que está ali dentro, seus sentimentos, sua dor, sua decepção, as dificuldades, seus problemas, o mundo está tão corrido que o tempo se torna um inimigo, ainda que moramos num país que a socialização é normal.

Outro dia estava vendo uma entrevista de uma pessoa de outra nação que agora vive aqui, ela estranhou esse forma de socialização nossa, bom dia, boa tarde, enfim essa saudação tão comum e rotineira, ela falava que de onde veio não tem isso, e cada um na sua, deveríamos nos sentir privilegiados por ser diferentes.

Não sei você, no entanto quando acontece o inevitável próximo de nós, fica aquela sensação, poderia ter feito mais, como não percebemos que aquela pessoa precisava de ajuda, talvez um convite para visitar a sua igreja já teria outro desfeche aquela história que termina de forma tão triste, fica no ar uma sensação que falhamos, mas em contra partida, poderia ser nós, ninguém está imunizado quanto a isso, estamos bem hoje, mas não sabemos o dia de amanhã.

Mas enquanto houver palavras, enquanto existir inspiração, não vamos desistir, falaremos ao mundo que a vida é bela, falaremos da gratidão, do amor, da esperança, e como foi dito que existe uma vida além dessa, enquanto existir palavras falaremos de compreensão, e deixar tudo a seu tempo.

Temos uma vida para viver, um tempo para existir, e fazer o nosso melhor, somos como uma semente que alguém plantou, vai germinar, nascer, florescer, até que um dia aquele que plantou vai retornar e procurar o que plantou, recolher o que nasceu de bom, e chorar pelas sementes que morreu.

Nos foi dado um espaço de tempo para que possamos evoluir como seres humanos, como pessoas, desenvolver em nós o amor, o verdadeiro amor, entender, se comover, tentar sentir a mesma dor, sentir o mesmo sentimento dos nossos semelhantes, embora seja tão difícil perceber quando todo fardo que alguém carrega está no seu interior, na alma, e como já disse, um sorriso oculta uma grande dor, problemas sem solução, decepções, enfim, não conseguimos perceber que aquela pessoa caminha a passos lentos para um abismo, um caminho sem volta.

A vida tem lacunas que precisamos preencher, é a nossa missão, imagino agora Paulo, preso esperando o momento da sua partida, não sei se esperou dias, ou horas pela sua execução, no entanto, sem querer talvez encorajar os demais que passariam pelo mesmo processo, ou não decepcionar aqueles que acreditavam nele, ou decepcionar Aquele que no caminho de Damasco cercou seus caminhos e o transformou, o fato é que escreveu: Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.


2 Timóteo 4:6-8

Bom amigos, fato que é que a depressão já fez várias vítimas que conheço, amigos, próximos, não importa, o triste é que alguns deles não estão mais aqui e levaram com eles todas as respostas que gostaria de ouvir, cada caso tem sua peculiaridade, os que superaram é melhor que eles se sintam à vontade para contar como aconteceu, tudo no seu tempo, tem que partir da pessoa.

Vivemos intensamente do que é aparente, esquecemos que tudo isso que os nossos olhos contemplam as montanhas, os rios, os animais, plantas, os peixes, o mar e os oceanos, não foram feito de forma aparente, eu falo da fé, um dos pilares da esperança.

Supondo que a nossa vida esteja em situação caótica e não encontramos uma saída, mas temos esperança de que um dia tudo possa melhorar, e sem fé como vamos acreditar que isso ocorra, acreditar e crer estão ligados a fé, que mantém viva a esperança.

Esperamos que essas palavras sejam como uma mão estendida que tenta ajudar aqueles que estão a borda de um precipício, que a vida está por mais um passo, e tudo se acaba num vazio, problemas e decepções, embaraços e dificuldade, ausência de DEUS, quem não tem? A cruz de cada um, simbolizando as nossas dificuldades, são pesadas, embora umas seja de ferro outras de madeira, mas é o peso que podemos suportar, ou pelo menos, deveríamos, podemos assim dizer que nossa luta está em certa visão igual, não existe ninguém que não precise carregá-la não existe o privilegiado aquele que não precisa sofrer, chorar, se lamentar, como disse, cada um tem suas dificuldades, tem suas aflições, tem seus problemas alguns da própria existência e outros que nós somos os responsáveis por eles, decisão errada, escolha sem luz, tudo tem uma consequência, mas as pessoas se esquecem que nunca estiveram só, que mesmos errados basta aceitar o perdão oferecido.

Quando chegamos ao fundo do poço não existe mais a possibilidade de continuar cavando, não é necessário mais, não sei o certo como chegou lá, se foi em queda livre, ou se foi de atitude em atitude, aos poucos foi descendo, mas se chegou no fundo a maneira como foi não importa mais, é o momento de pensar como vai voltar, se vai demorar um dia, um mês, um ano, ou horas pense que lá em cima tem pessoas que te amam, outras que querem a tua presença, precisa do seu abraço do seu afeto do seu carinho, outras são dependentes todos estão torcendo por você um numero grande de mãos estendidas te oferecendo ajuda, sempre estiveram ali do seu lado, mas na sua decisão de se isolar não foi possível enxergar, mas agora esqueça tudo, precisa voltar, precisa subir.

Realmente não existe nada como um tratamento precoce que combata esse mal, só percebemos isso quando já é tarde demais, porque muitas pessoas se fecham, e por mais próximos que sejamos não demonstra nenhum traço de suicida, existem os casos quando a própria pessoa pede ajuda, terapias, frequenta o psicólogo, mas como disse precocemente não existe realmente o que possa fazer, o tratamento se inicia depois que é constatado a depressão.

Normalmente o suicida programa a seu último ato, premedita, planeja e age, e ali acaba seus sonhos, termina sua trajetória, de uma vez para sempre encerra seu sofrimento, sua angustia, ou a sua dor, levou consigo também muitas respostas, deixando um vazio, perguntas e questionamentos, e muitos “por quês”.

Só nos resta lamentar, cada situação é específica, cada caso se difere do outro, mas como já disse, infelizmente a morte, o fim significa a paz que o suicida tanto buscou, ou o bálsamo que procurou para a sua dor, encontrou no suicídio a solução para seus problemas.

Uma série de coisas leva o ser humano a entrar em estado depressivo, não saberia explicar com clareza, porque vemos pessoas que parecem saudáveis e sãs e então chega a triste notícia, e ficamos sem entender, o nosso país passa por uma reengenharia social, você já deve ter percebido, então a sociedade tende a ser mais vulnerável, tirando a base destruindo a sustentação do caráter, da moralidade, entre outras coisas temos como consequência uma sociedade fragilizada e ainda mais tendenciosa a ser depressiva, jovens vivendo quase que no mundo ´paralelo, numa realidade obscura, o politicamento correto empurrando as pessoas a serem escravas de um sistema.

Seria uma lista grande de inúmeros itens que faz com que as pessoas cheguem no estado depressivo, acredito que não seja somente as coisas físicas, mas muito mais espirituais, fomos de certa forma avisados sobre isso, Paulo escreveu aos Efésios e mencionou algo assim, é obvio que na época dele não existia isso, mas ele alertava a todos contra a luta contra o mal, que não seria mais contra a carne nem o sangue, mas com as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, não vou entrar no mérito do suicida se o que fez foi o correto ou não, para isso bastaria perguntar para um familiar dele, é claro que a reposta seria negativa quanto aquela atitude.

Podemos dizer assim que essa é a doença da mente, Paulo falava de lugares celestiais e na terra onde seria esse lugar, na igreja, os templos? Claro que não, foram construídos por mãos humanas, jamais seria um lugar celestial, pode ser temporal, por um momento só, mas esse lugar seria na divisão da alma e do espírito, e lá que acontece essa batalha, a nossa alma controla o nosso corpo, e quando a alma perde esse controle a tragédia é iminente.

Não estou falando de religião, mas do caráter forte, porque esse mal atinge a todos, independente de crença, credo, filosofia, etnias, etc.

As vezes acordamos sem propósito, o corpo não responde aos comandos, uma tristeza profunda nos toma e não sabemos o que é, não temos motivação, se voltamos a dormir não conseguimos, tudo incomoda, saímos às ruas cheias de pessoas, no entanto temos a sensação de que estamos sozinhos, nos falta coragem, deixamos de fazer nossas atividades com a mesma dedicação.

Existem guerras dentro de nós, batalhas intermináveis dentro do nosso ser, o nosso próprio corpo tem um sistema de defesa, deve saber disso, temos o sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar.

Alguns deles nós podemos ver, mas outros os nossos olhos não veem, um simples machucado uma pequena lesão, que depois observamos uma bolsa de pus no local, ali existiu uma batalha que não podemos ver, aquele pus é o resultado de um guerra das nossas células os glóbulos brancos contra as bactérias, isso para ilustrar que a guerra contra um mal maior que destrói a nossa existência ocorre na mente, na alma, aquele forma descrita de como acordamos é o resultado de uma guerra que não vemos, que não enxergamos, mas sentimos os restolho dessa guerra, em nossa falta de motivação, e isso se estende até que perdemos a vontade de viver, e por mais que doa isso, por mais que machuque as pessoas, uma vida ceifado nessas circunstância, o suicídio, significa que a guerra foi perdida, que foi derrotado, o mal venceu.

No início, imaginei escrever poucas linhas, colocar alguma coisa do tipo atividades físicas, leitura, mas depois observando que a maioria que entra em depressão faz tudo isso, desisti, outro dia vi uma pessoa bem-sucedida na vida cometer o suicídio, então não a importa a posição social, se pobre ou rico, famoso ou desconhecido, se é profissional ou amador, a depressão não seleciona somente um certo âmbito social.

Mas se eu pudesse dizer alguma coisa, ou aconselhar, mesmo não sendo um profissional, longe disso, eu começaria assim:

Seja grato, a gratidão pelo dia vivido, cada momento, cada segundo, por novas manhãs, por noites, pelo por do sol, pelo brilho da lua e estrelas, pela chuva e pelo vento, pelo ar que respiramos, pelo que comemos, pela música, pela poesia, e o mais importante a família, os filhos.

Outro dia vi um desse vídeos de motivação alguém oferecendo uma quantia enorme de dinheiro para alguém, as pessoas aceitam, mas quando a pessoa colocou o que queria em troca, eu te dez milhões para você não acordar amanhã, claro a pessoa rejeitou esse dinheiro, trocou uma fortuna por um novo dia, então a vida é preciosa, precisa ser vivida, não tem replay, não dá rebobinar a fita, voltar atrás 10, 20 anos, o tempo não para, e os dias passam e levam consigo, as nossas forças, o nosso vigor, muitas vezes a nossa saúde, a saúde mental, se cumprindo o que foi dito a Pedro, quando eras jovens andava por queria, mas na velhice até nas necessidades básicas dependendo da nossa saúde dependemos de ajuda.

Escreva um livro, conte a sua história, invente uma ficção, tente novos sonhos, procure novos caminhos, escale outras montanhas, só não deixe de lutar, não desista da vida, observa as nuvens, sinta o frio, sinta o calor, sinta o vento, sinta a chuva te molhar, ande no caminho das pedras, explore aquilo que você conhece, comece por aí talvez algum conhecimento está esquecido, alguma habilidade obsoleta, alguém que precisa abraçar, conversar, dialogar, caminhar juntos.

Sabe o detalhe mais sútil da vida passa despercebido, sentar em uma pedra observar o sol se pondo, ou o barulho das aves, o voo rasante da coruja, observar as andorinhas, colocar os pés na água deixar os peixinhos se aproximarem, tantos detalhes que preenche nossos vazios, que nos faz sentir importantes e damos as costas para as críticas e superamos nossos problemas.

Tem momentos que tudo o que precisamos é sair da rotina, subir uma colina, simplesmente conhecer os arredores da cidade que moramos, andar numa estrada de chão, se sujar de barro, de lama, ou uma estrada poeirenta, outro dia ainda falava com alguém, aqui perto tem caminho que passa por seis cachoeiras esse tipo de atividade, esse contato com a natureza renova as nossas energias, a nossa força, nos motiva, nos enche de vigor e vontade de viver, de sonhar, de cantar, de socializar.

Tem inúmeras religiões por aí, visita cada uma onde se sentir melhor e feliz, fique pelo menos um culto, uma reunião, uma cessão, uma célula, uma celebração, uma missa, faça isso por você, só não desperdice o seu tempo, sua vida.

Quando alguém toma a decisão de deixar tudo pra trás, amigos, família, emprego, filhos, não faz ideia da catástrofe que fez, a destruição que deixou para trás, seus entes queridos levará um bom tempo para se recompor, para se reestruturar, começar novamente, é uma construção que um terremoto desfigurou cada peça, é preciso começar outra vez do alicerce, um elo da corrente que se quebra.

Então ficamos assim, queria muito que tomasse a decisão correta, no entanto seja qual for a sua decisão, pode ter certeza terá o meu respeito, caso seja que a depressão te vença, vou te compreender da mesma forma, não sou ninguém, apenas uma voz na solidão, apenas uma brasa na escuridão, não sou nada além de um sussurro no deserto, sou apenas uma letra do alfabeto que persiste pela rede mundial levar uma frase, uma palavra, uma saudação.

Uma voz te dizendo, não desista da vida, lute.

(Claudio Alves de Oliveira)

Precisa lutar



 

O QUE NOS FALTA?



O QUE NOS FALTA?


O que nos falta?

Uma pergunta bem interessante, boa para fazer com que nós pensamos muito a respeito.

É muito óbvio que cada pessoa têm suas respostas, tire suas conclusões, isso é só uma reflexão, não é a resposta, ou a direção que por acaso queremos implantar nas pessoas, nada disso, quem acompanha a nossa trajetória sabe disso, entende que apenas se trata de um texto para refletir, agora se vai ajudar alguém, ou não, é outra história, se bem que sempre recebo agradecimentos, mais do que críticas.

O que nos falta? Leva nós a avaliarmos e pesar aquilo que talvez almejamos, nossos desejos e conquistas, uma avaliação pessoal e se perguntar dentro de alguns itens que vamos listar durante essa reflexão, o que sentimos falta.

O dinheiro nos faz falta?

Dificilmente encontramos alguém que não precisa do dinheiro, ao mais pobres precisam para sobreviver, os mais ricos para manter o seu status.

Mas entre nós aqui, posso perguntar, ele te faz tanta falta mesmo, ou o pouco que têm consegue sobreviver, ou você que possui muito, com o que têm consegue manter o seu estilo de vida.

Sendo bem sincero, responda a você mesmo, sem fazer comparações, mas se olharmos para todos com essa visão, podemos observar pessoas que conseguem viver sem o dinheiro.

Para o assalariado nos dias corretos terá o seu pagamento, para os bem sucedidos, o juros do seu investimentos tem uma data básica. Então pensando bem profundamente, o dinheiro faz falta para quem não tem onde morar, o que comer o que vestir.

Se lembra que isso se trata de uma reflexão.

Mais amadurecido, e olhando para as pessoas enquanto escrevo essas singelas linhas, posso dizer, que sou grato pelo que tenho, pode ser pouco, mas seria tudo para quem está vivendo nas ruas, e seria uma gorjeta para quem tem em abundância, essa é a minha porção, e com ela consegui viver até agora, meio século de vida.

Não tem amigos e isso te faz falta?

Estamos na era da tecnologia e isso afastou as pessoas de certa forma, mas isso não justifica, só vai se isolar de todos quem realmente deseja assim, se a pessoa optou pela solidão não pode se dar ao luxo de questionar ou reclamar de nada, foi a decisão dela.

Claro que isso é algo muito fácil de resolver, uma amizade nem tem a necessidade de ser presencial, pode ser virtual, existe uma infinidade de redes sociais, e dentro delas inúmeros grupos, páginas onde pode se começar uma amizade, ou até além disso, quantas pessoas que vivem juntas hoje que se conheceram dessa forma.

Ainda tem o trabalho, o futebol do fim de semana, a igreja, até mesmo o bar onde muitos amigos se encontram para brindar a amizade que normalmente abraçam novas amizades.

Grupo de ciclismo, motoqueiros, pesca, ou grupo de voluntários, pode acreditar é um campo muito vasto, no ciclismo fiz muitos amigos, pessoas que nunca tinha encontrado na vida, hoje posso dizer que nesse aspecto sou um privilegiado.

Somos nós mesmo que criamos barreiras, preconceitos, medo de não ser aceito, receios, mas é só quebrar esse paradigma, e logo será aceito em qualquer lugar que desejar.

É isso, se faz falta os amigos, se aproxima, interaja, o mesmo medo que talvez tenha, outra pessoa também tenha, uma grande amizade se inicia com uma boa conversa.

Companhia isso te faz falta?

Temos momentos que precisamos que alguém nos ouça, somos humanos e chega uma hora que precisamos desabafar, porém isso é perigoso, porque podemos desabafar, com a pessoa errada, que não vai guardar nosso segredo e pode até fazer chantagem com o que ouviu, além de espalhar ao vento, nossas palavras, usar contra nós aquilo que ouviu da nossa boca, denegrir a nossa imagem e reputação.

Nesse sentido, embora seja até mesmo uma necessidade nossa, seria algo que não era para nos fazer falta, mas se tivermos que desabafar realmente com alguém, essa escolha deverá ser minuciosa.

Um dia dei conselhos a uma pessoa que tinha passado por uma desilusão muito grande, e esse sentido companhia, não se trata só daquela pessoa de confiança, mas também daquela que vai viver ao nosso lado para o resto da vida, ou melhor, por uma vida inteira, mas voltando aquela pessoa que tinha desistido de companhia, no caso, um cônjuge, tinha se decidido a viver sozinha, com jeito falei do futuro.

Do valor da família, da descendência, fiz a pergunta sim, tudo acaba em você, quem vai levar o seu legado depois, imagine daqui um tempo em volta de uma fogueira seus filhos e netos contarem histórias suas, falando das suas peripécias, rindo das suas aventuras, orgulhosas da sua história, se você desistir ninguém vai contar sua história. Essa pessoa ao que tudo indica estava para se casar, tinha até dito que me convidaria para ser testemunha do seu matrimônio.

A companhia faz falta sim, embora muitos se decidiram viver sozinhos, mas um dia na vida de um casal, esposo ou esposa acabam se tornando dependente um do outro, ou em algum momento da vida uma pessoa precisa do outro por motivos diversos como uma enfermidade, um acidente, um dos dois fica sem condições de realizar tarefas ou coisas básicas, existem coisas que não dá para realizar sozinho, é preciso estar a dois. Ou até mesmo não sendo um casal, porém corremos o risco de no amanhã necessitarmos de amparo, alguém que cuide da nossa pessoa, poderemos estar imobilizados, sem condições de andar, ou até mesmo fazer as necessidades, ou se alimentar.

Viver a dois, confidências, segredos, confiança, amizade, honestidade, sigilo, cumplicidade, a companhia certa ajuda muito.

Um dia passei mal, minha esposa me socorreu me arrastou até o hospital, perdi o controle do corpo e mãos, braços e perna estavam em colapso, e precisei de ajuda se estivesse sozinho poderia ser outra história.

Quer seja esposa ou esposo, ou uma amizade sincera, um confidente, alguém que tem a grandeza de nos ouvir, ou podemos estar do outro lado também, isso faz falta sim, acredito que muito mais que o dinheiro.

Filhos te fazem falta?

Até falamos um pouco disso já, mas ser pai ou mãe, é uma honra sem tamanho, a fortaleza do ser humano, que orgulho você dizer para alguém, essa é minha filha, esse ai é sangue do meu sangue meu filhão, esse ou essa não tem meu sangue, é adotado mas é como fizesse parte de mim, amo acho que mais que os filhos biológicos, depois que o passarinho aprende a voar não volta mais ao ninho, mas a gratidão de um adotado faz voltar, não que todos sejam assim, mas vamos aproveitar a melhor parte disso, eu sei que muitas mães não dormem a noite em lágrimas por causa de seu filho, sua filha perdido no mundo das drogas, ou no mundo do crime.

Sei também que muitos desses filhos por mais que queiram não encontra o caminho de volta, e o crime os consumem e os destrói, a dor dos pais não dá para descrever, nem verbalizar.

Mas tem o outro lado, o orgulho, o privilégio, de um filho ou uma filha, bem-sucedido na vida, os netos, os bisnetos, você vê a sua geração sendo formada, um dia conforme eu aconselhei aquela pessoa, sentando em volta de uma fogueira contar suas histórias, ou aconselhar, motivar, elogiar um dos descendentes, direcionar mostrar um caminho, ajudar, tanta coisa para ser feita, tantas alegrias.

Quando estão vivendo a sua vida, nós pais sentimos uma falta imensa dos filhos, nossas crianças, imagina um pai ou mãe que enterrou o filho ou a filha, só quem passou ou passa por uma situação é quem pode dizer, falar da sua dor.

Mas a vida não tem ninguém que a controla, nenhum de nós controla nossos dias, o nosso tempo, o momento de deixarmos esse mundo, não vivemos um minuto a mais dos nossos dias, com atitudes irresponsáveis o máximo que conseguimos é adiantar nossa partida.

Mas filhos fazem falta sim, corremos o risco de um dia o perdemos de alguma forma, mas aqueles momentos da infância, serão difíceis de serem esquecidos, ficam gravados, escrito dentro dos nossos corações nas nossas almas e muitos sobrevivem desses momentos, momentos que ficaram lá no passado, mas as lembranças e as recordações desses dias nos dão forças, razões, motivos para não desistir, imagina quantos que desistiram até de viver, mas por causa dos filhos, resolveu continuar.

Como faz falta o sorriso, o carinho de um filho, ou de uma filha, principalmente para aqueles pais abandonados em um asilo, eles fazem falta sim.

Um bom emprego te faz falta?

No caso de Brasil estamos vivendo um momento em que o desemprego só está aumentando, com a pandemia muitas empresas fecharam e agora por motivos políticos ocorre a mesma coisa, é obvio que o um bom emprego faz falta para qualquer pessoa.

Trabalhei com muitas pessoas com formação superior, investiram em suas carreiras mas até o momento não atuam na sua área, mas o sonho não acabou e não morreu a esperança do emprego dos sonhos.

Então muitos têm emprego, mas não o que planejou ou almejou, de certa forma faz falta, imagina uma pessoa que se dedicou aos estudos por exemplo de engenharia elétrica, e depois de dez anos de formação consegue um emprego na sua área, se durante esse dez anos atuou em outra área, terá que aprender quase tudo novamente.

Gostaria que na nossa nação tivéssemos uma evolução nesse aspecto, a pessoa sai da faculdade ou do curso técnico com alguma coisa mais concreta do que simplesmente um estágio, assim como na medicina por exemplo, que os que completam a disciplina têm o emprego garantido, mas se tiver outra profissão assim não lembro, mas as demais é a busca, a procura que demanda tempo, e criação de novas vagas.

Faço uma crítica a alguns gestores de empresas, que optam por pessoas com ensino superior ou técnico para realizar tarefas que não existe a necessidade desse conhecimento, talvez para um status da sua empresa.

O que mais te faz falta?

Ficou bem longo o texto, e isso assusta um pouco as pessoas, daqui para frente será um breve resumo.

Você possui uma família, tem um lar, tem saúde, tem um emprego, adquiriu um veículo, tem amigos, sua vida social é excelente, seus filhos vão bem, o mais poderia te fazer falta?

Um desejo, um sonho, uma viagem, talvez um lugar que queira conhecer, as vezes a nossa realidade não é compatível com nossos desejos e sonhos, precisamos pisar no chão, trilha o caminho das pedras, ter firmeza nos nossos pés.

Acredito sim no sucesso das pessoas que deram um salto em suas vidas, saindo da humildade para um status diferente, mais elevado, porém tudo tem o seu custo, uma pessoa bem sucedida tem o seu custo de vida bem alto, e da pessoa mais humilde é mais baixo, e nesses altos e baixos da vida precisamos aprender a viver em ambos os aspectos, ter a sabedoria para se o nosso nível de vida chegar ao extremo temos que sobreviver, aprender a se reerguer, e também da mesma forma aquele que era humilde e mudou de vida, ou seja, atingiu um status mais alto precisa saber viver na riqueza, porque se cair pode ser que não se recupere, caso aconteça.

O que está te fazendo falta?

Bem difícil colocar estas palavras, mas, de qualquer forma, preciso terminar.

Na maioria das vezes o que nos faz falta é a gratidão, você tem tudo o que precisa, sua vida pode até não ser perfeita, mas o que você possui é o que necessita, comece a olhar para tua jornada na terra de um outro ângulo, de outra perspectiva, contemple até onde chegou, a jornada foi dura, mas isso é a vida, que é composta de momentos de oportunidade, dias de batalha, dias de guerra, mas momentos de alegria e jubilo, dias de lágrimas, de perdas, mas dias de ganhos e sucesso.

Tudo tem o seu momento, a sua hora, como disse Salomão, seja grato por tudo, pelo bons momentos, pelos maus momentos também dos quais você superou, das horas amargas que passou, do cálice da derrota que bebeu, mas que não o fez desistir, e você está lendo essas palavras agora e talvez até questionando, mas se chegou até aqui és vitorioso, quantos que não tem a mesma sorte que você, quantos não tem o que comer, nem o que vestir, nem onde dormir, e que sua história acabou de maneira trágica ou estúpida, quando começamos a praticar a gratidão, a nossa visão muda, enxergamos o mundo de outra forma.

Valorizamos a vida, a família, o emprego, os amigos, o nosso passatempo, entendemos que a vida tem seus altos e baixos, que hoje estamos alegres e amanhã poderemos estar triste, ou vice-versa. Somos gratos pelas coisas mais simples, uma caminhada, uma conversa com um amigo, uma correspondência, colocar os pés na água de um rio, uma viagem, tanta coisa simples que nos faz bem, o detalhe mais imperceptível deslumbramos diante de nós, observamos as nuvens, a montanha, o vento, a chuva, as estrelas, a lua, a corredeira, a cachoeira, o rio caudaloso, as ondas se arrebentando na praia, a ave cuidando do seu ninho, a formiga se preparando para o inverno, a abelha cheirando a flor, e a busca incessante do beija-flor pelo polem das flores.

Quando somos gratos as pessoas os laços de amizade tendem a aumentar, na sua rua no seu bairro, onde trabalha, na igreja que frequenta, a gratidão de certa transforma, antigos inimigos em amigos próximos, a gratidão une as pessoas.

Comece a ser grato pelo que pode enxergar no momento, depois olhe para o passado seja grato pelo que já aconteceu, por tudo o que possuiu por tudo o que já foi, olhe para o hoje para o agora e seja grato por tudo, ainda que nada seja perfeito, mas da mesma forma seja grato.

E DEUS te faz falta?

Só quando nos ficamos distantes, nos afastamos, O esquecemos.

Ainda assim DEUS é onipresente, onisciente e Onipotente, mas se nós O ignoramos, é como se estivéssemos fugindo da sua face, mas não existe nenhum lugar onde pudéssemos nos esconder.

Mas essa resposta é com você, DEUS te faz falta ou é você que o ignora e se afasta.

Sente a falta da presença de DEUS na tua vida, basta buscá-lo, a gratidão é um das formas de se aproximar, converse com DEUS até se tornarem íntimos.

(Claudio Alves de Oliveira)

O que nos faz falta?


 

segunda-feira, 1 de maio de 2023

A PAZ FALHOU


A PAZ FALHOU

GUERRAS E CONFLITOS


Existem guerras que não há vencedores, apenas derrotados.

De um lado uma devastação, precisa reconstruir.

Do outro lado precisam se conhecer, esqueceram quem eram.

Avaliar o que se tornaram, enxergar a sua monstruosidade.

Toda a dor causada a uma nação, a um povo.

Que glória existe em provocar a ruína.

Que triunfo existe em aumentar o número de órfãos e viúvas.

Não existe nenhum significado em ser o vitorioso.

Quando acontece a guerra seja qual for a razão.

Significa que a paz falhou, deixou de existir.

Os acordos, os tratados foram ignorados.

Os pacificadores falharam e o combate é inevitável.

Alguns países da Segunda Guerra precisou ser destruído.

Para entender que a loucura de certos homens.

Provoca a desolação de toda uma nação.

Cito três países, pode ser que haja mais.

Itália, Alemanha e Japão foram destruídos.

As outras nações foram as vítimas.

A história, os séculos e o tempo, ensinaram os homens.

Que a guerra é um grande erro.

E a consequência um desastre enorme.

Mas exista quem pregue nesse mundo.

Que é impossível ter paz sem a guerra.

Essa é a nossa visão de confronto.

Não existe vitorioso na guerra.

Trazendo essa visão para mais próximo de nós.

Vou citar um exemplo, um fato que ocorreu.

Vi a notícia na rede social.

Funeral de um certo fulano.

Me chamou atenção, pertencia a mesma orquestra que participo.

E a causa da morte, conflito de trânsito.

Um pedido desculpas, uma retratação teria evitado.

Quando nos envolvemos num conflito.

Significa que falhamos, que perdemos a paz.

Abrimos mão do bem mais precioso que temos.

Precisamos conter o ira para que não se torne um furor.

Depois que o furor nos toma, pode ser que não existe mais volta.

Não podemos esquecer da nossa natureza.

Do que aprendemos, do que nos foi ensinado.

Tenha paz com todos os homens”.

Se em um conflito com algum semelhante.

Você sair como ganhador, não haverá honra.

Se sair perdedor, da mesma forma.

Ganhando ou perdendo só tem um significado.

Fomos derrotados, perdemos a paz.

Vou usar as palavras de Paulo para finalizar.

A ninguém torneis mal por mal;

Procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Se for possível, quanto estiver em vós,

Tende paz com todos os homens.

Portanto, se o teu inimigo tiver fome,

Dá-lhe de comer; se tiver sede,

Dá-lhe de beber; porque, fazendo isto,

Amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Romanos 12

Quando o furor nos toma significa que o mal venceu.

A razão é um item que deve ser trocado pelo perdão.

Lá naquela briga de trânsito o nosso amigo que morreu.

Talvez tivesse toda a razão do mundo.

Mas a excelência de tudo é o perdão.

Evite a guerra o conflito.

A nossa guerra é outra é invisível aos olhos.

A nossa guerra não envolve pessoas, ainda que sejam inimigas.

A nossa batalha é contra as hostes espirituais da maldade.

No único lugar celestial na terra, as nossas mentes.

Nas nossas almas.

Que o seu dia seja abençoado por DEUS.

Haja paz na sua vida e prosperidade.

(Claudio Alves de Oliveira)

A paz falhou

Guerras e conflitos


 

DEDICADO A VOCÊ



DEDICADO A VOCÊ


Esses versos eu dedico a você.

Por sua nobreza e atenção.

Além da nossa amizade, sua fidelidade.

Me acompanha aonde for.


Se minhas palavras expressam críticas.

Jamais te vi com rancor.

Se ficaram sem sentido.

Você nunca se importou.


Admiro-te pela sua dedicação.

Pelo afeto do qual não mereço.

Sou grato pela companhia.

Nos momentos de imensa solidão.


Meu sentimento agora é gratidão.

Talvez não tenha percebido sua voz.

Existe uma distância entre nós.

Mas o vento sussurrou alguma coisa.


Em versos falei da minha luta.

E talvez tenha mencionada as suas.

Me comovi com suas palavras.

Motivei-me com seus elogios.



Eu queria dizer tanta coisa.

Mas, falta-me palavras.

Sou privilegiado, completo.

Há muito pela frente ainda.


Quantas vezes quis desistir.

Tentei várias vezes parar.

Porém, suas palavras não permitiram.

Foram ditas no momento oportuno.


Não faz ideia do efeito de um elogio.

Ou de uma crítica bem elaborada.

Tem horas que alguém precisa gritar.

Nos puxar, o abismo está tão perto.


Nos acordar de um sono.

Como um passarinho encantado pela serpente.

Alguém precisa gritar, jogar uma pedra.

Para evitar pior, o desastre.


Sou grato, salvou minha vida.

Muitas vezes, em inúmeras oportunidades.

Alguém pensa que morremos.

Quando deixarmos de existir.



Quando deixamos de fazer ou realizar.

Aquilo que nos completa.

Também morremos é o nosso fim.

Embora não perdemos a vida.


O fim do artista é o começo da vaia”.

O fim do poeta ou do escritor.

É quando cessa a inspiração.

E o cantor, quando perde a voz.


Vou continuar não vou parar.

Enquanto respirar, existe vida.

Enquanto existir a inspiração.

Vai existir a poesia.


(Claudio Alves de Oliveira)

Dedicado a você