terça-feira, 2 de junho de 2020

DECISÕES


ESCOLHAS E DECISÕES

Vamos falar sobre escolhas e decisões, aquela que tomamos, algo que dispomos a fazer, ser voluntário, no início de tudo é sempre fantástico, é uma alegria, sempre é bom o começo, e conforme o tempo passa nem sempre o resultado é o que esperamos.
As ocorrências não são como planejamos, as dificuldades se apresentam e logo o que era prazeroso se torna uma tortura, eu sei entendo que se trata de um período, uma fase, a essência disso é fazer com que desistimos os nossos sonhos ou objetivos isso se que é temos algum.
Sobre o que realizamos, somos esperançosos de alcançar uma promoção, uma patente, outra coisa parecida, mas outros de nós fazem com o intuito d ajudar, formar, ou ensinar, ou simplesmente uma distração ou um hobby, ou seja, um estilo de vida.
Não importa muito isso, o que realmente te importância são os resultados em cada um dos seguimentos, e quando não acontecem se não encontrar alguém, bem determinado, a falta de resultados derruba, causa a desistência.
Falando de uma forma geral e grosseira, faço uma pergunta: quem é que nunca desistiu de algo? Quem de nós nunca abriu mão de alguma coisa, as vezes banal, simples, ou um sonho que talvez a realidade do momento fala mais alto, e necessidade de sobreviver e mais interessante do que almejamos, as dificuldades da vida faz com que deixamos de lado, as condições econômicas seria um outo fator.
Vamos citar o exemplo de um carro, desses muito caro, um custo muito alto faz com que a pessoa desista e prioriza outras necessidades, abrir mão desse sonho, o foco do nosso tema e escolhas e decisões, em certas situações esse é uma decisão sábia, nem se trata de desistir de nada, mas uma escolha com muita sabedoria, mas a escolha errada de uma pessoa poderia ser optar pelo carro, supondo que pague aluguel, no entanto o desejo de possuir aquele carrão fala mais alto, e agora temos no quadro alguém com duas dívidas.
Algumas pessoas priorizam o sonho, e abre mão das necessidades para viver o sonho, mas a decisão é cada um, com o dinheiro que investiu no carro poderia dar entrada numa casa e se livrar do aluguel e pagaria sim por algo mais concreto.
Ficou bem claro a resposta da pergunta feita, quem nunca desistiu de alguma coisa, desistimos de alguma coisa por causa de uma outra ainda melhor ou necessária.
Vou um pouco da minha pessoa, já peço que me perdoem, só vou relatar e vocês tirem suas conclusões, em uma determinada escola em outra cidade participei como voluntário, apresentei um projeto sobre música que se tratava de uma iniciação musical, muito mais teoria do que a prática que viria com o tempo, o primeiro ano ali foi maravilhoso, muitas crianças motivadas e quem se destacava a gente doava uma flauta doce, no segundo a direção da escola mudou as regras, somente alunos com notas boas poderiam participar, reduziu o número de crianças e com isso os que vieram não estavam interessados.
Quando estamos fazendo o papel de docente e temos diante de nós alguém que consome o ensino, e em certas situações esses aprendizes precisam de muito mais o que temos é pouco, precisam de um ensino mais avançado, e isso motiva o docente ao ensino, mas pode ser o contrário alunos desinteressados não faz a mínima questão de aprender, me recordo de uma menina que só ia na aula por causa do vídeo que sempre apresentava no fim da aula voltado a motivação envolvendo música.
Diminuiu o número de crianças, ficou somente uma, ainda assim não desisti por causa dela rodava 45 km ida e volta, mas era o último ano dela na escola, e fiquei sem alunos e sem classe, entendi que meu tempo acabou ali, vi que mais um pouco seria proibido de entrar na escola e antes disso parei.
Confesso que foi um tempo maravilhoso, alguns amigos me ajudaram nessa missão os quais sou grato, imensamente grato, foi uma experiência maravilhoso, uma pena realmente que tenha acabado, é claro que voltaria a fazer e como voluntário, isso é algo que faço já há algum tempo, nunca tinha realizado em uma escola municipal, faço de forma bem diferente.
São boas lembranças desse tempo, uma criança de nove anos cantando com uma voz maravilhosa, ou uma adolescente me acompanhando com a flauta doce numa melodia na frente de toda a escola, são recordações e momentos que ficou marcado na minha vida.
Tudo tem um propósito nesta vida, nesse relato eu parando para analisar, o aprendizado não era das crianças o aprendizado era meu, era essa pessoa aqui que estava aprendendo, convivi muito próximo da pobreza, pessoas necessitadas, eles não tinham porque aprender música, mas sei que em algum coração a sementinha musical ficou plantada, um dia no futuro talvez seja lembrado por alguma daquelas crianças.
É isso meus amigos, quando as coisas estão dando certa é muito bom aquilo que decidimos fazer, os resultados saem naturalmente, mas quando falta recursos, faltam os interessados, falta apoio, mudam aquilo que foi proposto, ou seja, o seu projeto sobre alterações, tudo se complica, mas faz parte, quando entramos num projeto se soubéssemos que não daria certo a gente desistia logo de cara, mas o futuro não está em nossas mãos, não sabemos do amanhã e por essa razão não pensamos em resultados, é claro que para uma empresa é diferente, o planejamento é outro, mas o que estou falando não envolve faturamento, lucros entre outros, mas a formação de pessoas, melhoria do conceito e caráter, e no caso da música a disciplina, sem ela é difícil formar um musicista. Essa é a parte mais difícil de um instrutor musical tentar implantar a disciplina musical, fazer com que o aluno assuma essa responsabilidade de tirar aquele tempo para se dedicar ao aprendizado.
No momento devido a pandemia estamos sem atividades, mas eu tenho um orgulho enorme de um menino que iniciou comigo, ele entendeu isso, compreendeu a tal da disciplina, e espantou a todos porque deu um salto enorme, está ainda em formação, mas já é considerado um musicista, sua dedicação de encher os olhos, algo muito gratificante, e essa pessoa aqui foi privilegiada, que alegria passar a ele o pouco que conheço, e como é receptivo da parte dele, é impressionante, nossos padrões aqui é um método para o instrumento dele, mas passamos por três ou mais métodos, como eu e você temos pontos de melhora ele também tem. Para um iniciante está além do que poderíamos imaginar.
Percebe que na vida nossa há um equilíbrio, perdemos ali e ganhamos aqui, aprendemos ali e ensinamos aqui, choramos lá e sorrimos cá, podemos nos sentir derrotados e sem perceber estamos vivenciado ou vivendo um momento vitorioso, é como subir a montanha, a dificuldade é enorme exige muito esforço e dedicação, mas lá no topo nos sentimos realizados, mas o retorno é ainda mais preocupante, na descida não pode ter erros, subindo se errar não existe tanto perigo, mas descendo os erros não podem ocorrer (vivi isso hoje, 1.000 metros de elevação), as decisões precisam ser assertivas, as escolhas têm que ser correta.
Essa é a nossa reflexão de hoje, peço perdão por ter falado da minha pessoa, peço encarecidamente que deixe sua opinião ai nos cometários e se gostou compartilha e se não gostou compartilha também, desde já minha gratidão.

(Claudio Alves de Oliveira)
Decisões


3 comentários:

Unknown disse...

A paz de Deus irmão Claudio.
Mais uma vês me aprendir com sua história, reflexão, sou grata a Deus por vc escrever todoa os dias e assim me encinar, tirar dúvidas dentro de mim que muitas vezes não sei como entender ou tomar decisões. Que Deus com sua infinita bondade te encha de mais de sabedoria para assim nos ajudar. Sua história é linda meu irmão, vc é simplismente um herói. Aplausos para vc Claudio que usa seus dons para transformar vidas. Gratidão a Deus por sua vida meu irmão.

Unknown disse...

A paz de Deus irmão Claudio.
Mais uma vês me aprendir com sua história, reflexão, sou grata a Deus por vc escrever todoa dias e assim me encinar, tirar dúvidas dentro de mim que muitas vezes não sei como entender ou tomar decisões. Que Deus com sua infinita bondade te encha mais de sabedoria para assim nos ajudar. Sua história é linda meu irmão, vc é simplismente um herói. Aplausos para vc Claudio que usa seus dons para transformar vidas. Gratidão a Deus por sua vida meu irmão.

claudio movie (Claudio Alves de Oliveira) disse...

Amém, sem palavras para expressar minha gratidão por essa lindas palavras DEUS abençoe muito.