domingo, 14 de junho de 2020

TRADUZIR EM PALAVRAS


TRADUZIR EM PALAVRAS

Existem sentimentos que são impossíveis de descrever com palavras, a alegria por exemplo, podemos até colocar gestos e expressões, lágrimas e gritos, mas a essência da felicidade é impossível de relatar, com gestos exprimimos nossa alegria, que nos observam vai deduzir somente que estamos felizes ou tristes, mas o nosso foco aqui é traduzir isso em palavras, letras, versos ou prosas, ou com uma poesia, na minha visão é algo que está além de nós. Isso é eu, que fique bem claro.
Para exprimir com palavras certos sentimentos é preciso vivê-lo, sentir, participar, e ainda assim para traduzir em palavras é muito difícil, eu, pelo menos, tenho uma dificuldade gigantesca, mas também não sou escritor e muito menos poeta, isso responde.
Mas vamos adiante, nessa simples reflexão, descrever sentimentos é como falar de um sonho, desses que temos enquanto dormimos, que toma nossas mentes que passam alguns instantes não lembramos mais, esquecemos do detalhe, das pessoas que vimos ou conversamos ou o lugar onde estávamos, tem aqueles que nos marcam mais e fica na nossa memória durante um bom tempo, coisas raras.
Para quem escreve em cima da inspiração, não observa regras e não segue formalizações ou normas, é obvio que quando se trata de uma informação deve ser precisa e verdadeira, sempre aqui quando citamos alguma coisa, uma frase, parte de um texto, ou quando mencionamos, vai existir sempre alguma coisa que difere no texto, embora as vezes não menciono o autor, mas estará sempre visível que não é da minha autoria, sempre faço isso para quem está lendo perceba que estou citando ou mencionando, os demais e deixar se envolver pela inspiração, sou testemunha disso e quem me acompanha também sabe disso, os que me conhecem pessoalmente ainda mais, sem vanglória, o que podemos avaliar de alguém sem ensino superior sem mestrado, depois de mais de 350 publicações autorais, tudo leva a crer que existe um empenho muito grande da minha parte nisso tudo, eu faço isso com amor sem recompensas, sem fins lucrativos, claro e obvio que existe dedicação, mas eu posso dizer que todos os dias eu aprendo um pouco mais, talvez essa seja a recompensa, o meu lucro, todas as vezes que me coloco para escrever é dia de aprender um pouco mais, sem a inspiração não escreveria uma linha sequer.
O ponto que quero chegar é esse, que nem tudo conseguimos traduzir com palavras, as inspirações elas vem em forma de visão, ou sentimento, e com ela vem também a comoção e em muitas dessas ocasiões não conseguimos expressar com palavras o que sentimos naquele momento.
Aprendi assim, hoje eu compreendo o quanto é dificultoso todo esse assunto, fico imaginando Moisés, o primeiro escritor das Sagradas Escrituras, temos a impressão que todos eles foram ditados, porque em nenhum momento o texto passa para a primeira pessoa, não sai da narração, diferente do livro de Atos que quem escreveu ele em um momento o texto passa a primeira pessoa: E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

Atos 16:10
Nos livros de Moisés não encontramos nada assim, do autor participar ali da história, dos fatos, tudo é em torno da narrativa, o texto narrativo, mas vamos focar no primeiro livro, eventos que ocorrem num tempo muito distante de quem escreveu, imagino que Moisés escrevendo ou ditando a algum escriba, expor todos os detalhes do que estava vendo, ou sentido, para deixar como um tesouro para a humanidade, é algo esplendoroso, a riqueza de detalhes principalmente em relação as coisas que foram mostradas a ele no monte, coisas de quarenta dias e a recomendação de se fazer tudo conforme lhe foi mostrado no monte, realmente tem que ser uma pessoa escolhida e capacitado pelo próprio DEUS, convenhamos entre nós uma missão impossível para um ser humano, sem mencionar a falta de recursos, não tinha uma biblioteca para pesquisar nem corretor ortográfico, somente a inspiração dos Céus, mas era o suficiente isso atravessou milênios e quase que no fim de tudo ainda estamos falando lá do começo de tudo.
Quando escutar um crítico fazendo alguma observação sobre um ponto das Sagradas Escrituras mencionando que alguém não colocou sentido numa parte ou na outra, ignore, são falácias de pessoas que não constroem nada, não criaram nada, apenas tentar destruir os que os outros com muita dedicação, com muito empenho, construiu e deixou para todos.
Vejo muitos criticando aqui e ali, tentando interpretar de uma forma ou outra e esquecem que embora escrita por homens, as Sagradas Escrituras se trata de muito sentimento de DEUS e pura inspiração do Altíssimo, talvez do homem tenha muito pouco, pouquíssimo e não afeta em nada, tudo tem um propósito embaixo dos Céus, e nada é em vão.
Recordo-me quando estava escrevendo um texto aqui “nem os anjos?” foi difícil expressar o que sentia como se fosse uma visão, como posso dizer, uma experiência um momento que senti DEUS muito perto mesmo, algo bem diferente que não dava para conter as lágrimas, um momento maravilhoso, esse foi o mais marcante de muito outros.
Essa é a nossa reflexão, espero que tenha compreendido esse ponto de vista, espero que tenha gostado também, não sei se consegui me expressar bem, de qualquer forma te agradeço pela presença, muito grato, e conto com sua ajuda para compartilhar, nos deixar a sua opinião e até sua crítica, se quiser acrescentar algo coloque nos comentários que publicaremos.

(Claudio Alves de Oliveira)

Traduzir em palavras

*errata
Preciso me justificar, fui precipitado sobre os livros escritos por Moisés, tem momentos que o texto passa do narrador para como se fosse ele mesmo que estivesse escrevendo, ver Deuteronômio 9, embora se trata de um discurso dele, Moisés. 

Nenhum comentário: